CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

TUDO DE NOVO, MAS NOVO DE TUDO!

Buenas tarde, gurizada. Depois dos festejos de fim de ano estamos chegando novamente, de bateria recarregada, para o ano que se adelgaça. Cruzei hoje de manhã pela BR 101. Que bonitaço ficaram aqueles túneis pertito de Maquiné. Podem falar o que quiserem do Luis Inácio, mas temos que concordar numa coisa: Foi ele quem meteu a mão e fez a duplicação tão sonhada por gaúchos e catarinenses.

Falando em Presidente, devemos torcer pela primeira mulher a governar nossa nação e que teve sua consciência política fortalecida aqui pelo Rio Grande do Sul. Aliás, seu ex-marido e eterno conselheiro Carlos Araújo, é meu conterrâneo lá de São Chico de Paula. Boa Sorte, Presidente Dilma Rousseff, pois se a Senhora for bem, nós todos iremos bem.

Na seara do regionalismo começamos o ano com o 58º Congresso Tradicionalista Gaúcho, de 07 a 09 de janeiro (final da semana que vem), na cidade de Nova Petrópolis. Que o novo presidente do MTG a ser escolhido neste evento tenha um pouco mais de independência em suas ações.

Os Rodeios Crioulos, também, começam o ano a mil. Já abriram as inscrições para o grande Rodeio Internacional de Passo Fundo, um dos maiores do Estado. Detalhe: as inscrições artísticas serão somente pela internet (www.rodeiodepassofundo.com.br).

Agora, como é de costume no mês de janeiro e fevereiro, não temos lançamentos de CDs programados. No entanto, esperamos que, durante o ano, diversos artistas entrem em estúdio para dar um alento musical ao nosso povo gaúcho. O ano de 2010 foi muito fraco neste setor.

Também começam altos do chão os festivais nativistas pelo Rio Grande. Nesta semana passada foi feito a triagem para o 22º Grito do Nativismo de Jaguari. Quem desejar acompanhar as classificadas é só acessar o blog da minha amiga Tânia Goulart (www.jornalnh.com.br/abcdogaucho). E que os constantes adiamentos do ano que se foi, não ocorram novamente.

Por fim, uma das notícias mais alentadoras deste retorno ao mundo tradicionalista foi a efetivação do Rodi Borghetti como Diretor do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. Borghettti é um homem sério e de transparência em suas atitudes. É disto que o Instituto, hoje um tanto desacreditado, anda precisando.