CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

NOSSA TERRA - CAMPO BOM

Foto: Vinicius Pedroso

A colonização da cidade começou em 1825, com a vinda dos imigrantes alemães. Os lotes foram distribuídos ao longo da Avenida Brasil. Eram de maioria protestantes de denominação luterana. Em 1829 construíram o primeiro templo evangélico do sul do Brasil, provavelmente uma casa de culto em enxaimel, que seria mais tarde substituída pelo prédio até hoje existente (1851)[6].

Inicialmente, a agricultura de subsistência era a única atividade econômica. Com o empobrecimento rápido do solo, começam a aparecer as atafonas e moinhos, como o Moinho Deuner, situado no bairro Rio Branco e atualmente em ruínas (houve um projeto de transformação deste moinho num museu e espaço cultural nos anos 80, mas foi abortado pelas administrações posteriores). O aparecimento da indústria calçadista, e também das olarias e casas de comércio, foram responsáveis pelo impulsionamento da economia do local.

A vila de Campo Bom foi elevada a distrito de São Leopoldo em 1926. A localidade se desenvolveu e conseguiu a emancipação em 31 de janeiro de 1959.

Localizada na encosta inferior do nordeste do estado, Campo Bom está a uma altitude de 29 metros acima do nível do mar. Sua população estimada em 2009 era de 59 366 habitantes.

É um município que conta com as águas do rio dos Sinos e registra as temperaturas mais quentes do Estado do Rio Grande do Sul no verão, e até mesmo algumas vezes durante o ano.