CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

YAMANDU TOCA COM GILBERTO GIL

Tem certas coisas que nos enchem de orgulho, mesmo a distância. Navegando pelos canais da TV a Cabo, sábado, na boca da noite, me deparei com uma das mais belas apresentações musicais da telinha neste ano. Comemorando 10 anos do programa Altas Horas, da Rede Globo, apresentado por Serginho Groisman, estava o internacionalíssimo Gilberto Gil, da velha tropicália a ex-ministro da cultura do Brasil. Cantava a linda música Drão. Fazendo dueto com Gil, ao violão de sete cordas, o instrumentista gaúcho Yamandu Costa. Foi um verdadeiro show.

Fui muito amigo do pai de Yamandu, Algacir Costa, líder do grupo Os Fronteiriços e vivenciei o início artístico do então "Diamandu" que, aos 4 anos de idade, já acompanhava seus pais nas apresentações ali pela saudosa Pulperia, na Travessa do Carmo, em Porto Alegre.

Posteriormente, com letra e música minha, na interpretação do Diamandu (é uma das poucas gravações cantando que ele tem) ganhamos o Festival Ronco do Bugio, de São Francisco de Paula. A minha parte do prêmio dei integralmente o meninote que comprou uma guitarra e um aparelho "três em um" (toca discos, gravador e rádio).

Depois da morte prematura de seu pai, nunca mais nos vimos mas, como disse, sinto um enorme orgulho deste eterno piá agora reconhecido Brasil a fora. Ele merece.

Ah... Um detalhe: Sempre de bombachas e alpargatas, não deixando de ser o gaúcho de sempre!