CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA GAUDÉRIA 2010

AGOSTO

Muitos fatos importantes no mundo nativista aconteceram no mês de agosto. Resumidamente, assim nosso blog deu as notícias:

30ª COXILHA NATIVISTA DE CRUZ ALTA - Merecidamente a canção "O Arco e a Flecha", com letra de Carlos Omar Villela Gomes e Melodia de Piero Ereno, sagrou-se vencedora da 30ª Coxilha Nativista de Cruz Alta, encerrada na madrugada deste domingo, 01 de agosto. Interpretada de forma brilhante por Pirisca Grecco, é uma das mais belas obras surgida em festivais nos último tempos. Levou ainda os troféus de Melhor Letra, Melhor Conjunto Vocal.

PEDRO ORTAÇA RECEBE A MEDALHA DO MÉRITO FARROUPILHA - Amanhã, dia 03 de agosto, o cantor missioneiro Pedro Ortaça estará recebendo, em ato solene, a Medalha do Mérito Farroupilha. O evento acontecerá ás 19:30 horas, no Teatro Dante Barone, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, com show de lançamento de seu mais recente CD intitulado "De Igual Pra Igual". O ingresso será um quilo de alimento não perecível, que será distribuído aos índios guaranis.

20ª GUYANUBA DA CANÇÃO NATIVA DE SAPUCAIA DO SUL - A música "Quando o céu chora a saudade", de Rômulo Chaves e Nilton Ferreira, é a grande vencedora da 20.ª Guyanuba da Canção Nativa, que encerrou-se por volta da 1 hora da madrugada desta segunda-feira no Ginásio Municipal Kurashiki, em Sapucaia do Sul.

A comemoração pelos 20 anos do festival teve casa cheia, belos shows e também homenagem da Coxilha Nativista, de Cruz Alta. O secretário de Cultura de Cruz Alta, Alex Délla Méa entregou uma placa parabenizando a comissão organizadora da Guyanuba, que teve à frente o produtor cultural Dorval Dias e o secretário de Cultura e Turismo de Sapucaia, Adriano Mazzuchello.

38º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE EM NOVA PETRÓPOLIS - Desde 31 de julho, até o dia 15 de agosto, o palco da rua coberta, ao lado do conhecido Labirinto Verde, no lado esquerdo da Praça das Flores, na cidade de Nova Petrópolis, acolhe em torno de 15 apresentações folclóricas por dia. A cidade serrana, da Região das Hortênsias, recebe artistas locais e também de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Rio de janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Pará, além de grupos internacionais de Chile, Peru, Argentina, Paraguai, Uruguai e República Checa. Participe. Visite Nova Petrópolis, a cidade do folclore no Rio Grande do Sul.

PRIMEIRA CAVALGADA SERRA/MAR - Parceiros de blog. Estamos no terceiro dia da Primeira Cavalgada Serra Mar. Meu mouro velho mancou de uma mão e está indo de caminhão. Não sei se não é golpe dele. De toda forma, hoje acompanho a turma no apoio e tenho mais tempo e recurso para postar algumas imagens que bati entre as orelhas do mouro e, ao mesmo tempo, ir fazendo alguns versos pelo caminho. A noite estaremos pousando no Parque General Osório e amanhã, ao meio dia, demos com os costados na cidade praieira de Tramandaí, nosso destino final. Quero ver se dou uns mergulhos naquele lagoão salgado! Por: Léo Ribeiro

21º GRITO DO NATIVISMO DE JAGUARI - A música "Namorado das rimas", de Ramires Monteiro, de Santa Maria, na interpretação de Jean Kirchoff (foto), foi aclamada a campeã do 21.º Grito do Nativismo, que encerrou-se na noite desse domingo em Jaguari. A música também levou o troféu de Melhor letra e, Jean, o de melhor intérprete. No encerramento já foi anunciada a data da 22.ª edição do evento: 21, 22 e 23 de janeiro de 2011!

MORTE DO TRADICIONALISTA ONÉSIMO CARNEIRO DUARTE - Morreu aquele que, para mim e para muitos tradicionalistas, foi um dos melhores Presidentes do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o vacariano Onésimo Carneiro Duarte. Onésimo morreu neste domingo, aos 81 anos, em decorrência de complicações cardiovasculares. O bancário aposentado do Banco do Brasil foi presidente do M T G por duas vezes, de 1975 a 1977 e de 1983 a 1985.

Duarte foi o patrão do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Porteira do Rio Grande. Foi ele o responsável por promover o Rodeio de Vacaria a nível internacional, trazendo delegações de outros países.

O tradicionalista levou a cultura do Estado por todo o país, fazendo palestras sobre tradicionalismo. Além de ter estudado e difundido o tropeirismo, militou sobre a importância das bibliotecas nos CTGs e da figura do gaúcho.

POSSE NA ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA - Aconteceu neste sábado, dia 21 de agosto de 2010, às 15 horas, no Auditório do Museu Julio de Castilhos, centro de Porto Alegre, a posse da nova diretoria da Estância da Poesia Crioula do Rio Grande do Sul, onde foi empossado como presidente o Poeta Cândido Brasil, nascido em Porto Alegre, mas criado no “Triângulo Crioulo”, entre as cidades de Santiago, Nova Esperança do Sul e Jaguari, atualmente residindo em Cachoeirinha.

A apresentação do evento esteve a cargo da Declamadora Adriana Braun e do Pajador Paulo de Freitas Mendonça, que também brindaram o público com sua arte, tendo o acompanhamento de Paulinho Pires ao violão, emocionando a todos.

A solenidade contou com os pronunciamentos dos Poetas, Ex-Presidentes da entidade, Léo Ribeiro de Souza, em nome da Comissão de Notáveis que conduziu o processo eleitoral e José Machado Leal, que ora passava o cargo.

Foi apresentado um vídeo sobre a Estância da Poesia Crioula, desde a sua fundação, ações desenvolvidas ao longo da história e momento atual.

Foram empossados para dirigir a entidade na gestão 2010/2012 os seguintes poetas: Presidente: Cândido Brasil, Vice-Presidente: Avelino Alexandre Collet, Secretário Geral: Léo Ribeiro de Souza, 2º Secretário: Darcy Everton Dárgen, 1º Tesoureiro: Sidnei Azambuja, 2º Tesoureiro: Paulo Roberto de Fraga Cirne, Conselho Deliberativo: Paulo Zeni Araújo, Beatriz de Castro e Paulinho Pires, Conselho Fiscal: Luiz Alberto Ibarra, Sued Macedo, Dilmar Xavier da Paixão.

MOENDA DA CANÇÃO DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA - Na véspera de sua Boda de Prata, a Moenda consagra como Campeã uma milonga ousada, criativa e instigante: "Elétrica", de Érlon Péricles (Porto Alegre), com Érlon Péricles e Pirisca Grecco, foi anunciada a grande vencedora da 24.ª Moenda, no finalzinho da noite deste domingo, em Santo Antônio da Patrulha. Na foto, de Ivan de Paula, o grupo que defendeu a campeã, festejando a premiação.

VENCEDORES:
-1.º lugar: Elétrica, de Érlon Péricles (Porto Alegre), com Érlon Péricles e Pirisca Grecco

TERCEIRA TERTÚLIA MAÇÔNICA DA POESIA CRIOULA encerrada na madrugada desta quarta-feira, foi plena de êxito e atingiu em cheio seus objetivos de integrar a família maçônica com o nativismo riograndense. A abertura para os poetas, declamadores e amadrinhadores não maçônicos, nesta edição, foi uma decisão que veio abrilhantar, ainda mais, o evento.

Foram homenageados os Irmãos poetas Jader Moreci Teixeira, o Leonardo, recentemente falecido e Telmo de Lima Freitas, que tiveram seus maiores sucessos (Céu, Sol, Sul Terra e Cor e Esquilador) interpretados pelo belíssimo Coral do Banrisul, que encerrou sua participação cantando, ao som de centenas de vozes, o Hino Riograndense.

Emocionei-me, de encher os olhos, quando o filho do Leonardo, Jader Moreci Teixeira Filho, chamou-me ao palco e presenteou-me com o colete que o Leonardo usava em suas apresentações. Senti o espírito daquele grande artista junto de nós.

O cantor Walter Moraes, que fez um campeiríssimo show de intervalo, como era de se esperar, foi aplaudido de pé.

A Tertúlia, uma promoção do Grupo Tradicionalista Fraternidade Gaúcha, é um festival que se consolida no meio poético e já existe o projeto para que, a partir da próxima edição, passe a fazer parte do calendário oficial de eventos da cidade de Porto Alegre.

Os vencedores, em cada linha, foram:

Categoria: Não Maçônicos

1º Lugar: UM TOURO BERRA – de Rodrigo Bauer, São Borja.
Declamador: Pedro Junior da Fontoura

2º Lugar: LOUCOS MANSOS – de Silvio Genro, Uruguaiana.
Declamador: Paulo Severo

3º Lugar: O PIANISTA – de Vaine Darde, Capão da Canoa.
Declamadora: Liliana Cardoso

Melhor Declamador: Liliana Cardoso

Melhor Amadrinhador: André Santos

Categoria: Maçônicos

1º Lugar: RITUAL MAÇÔNICO DE GAUCHESCAS MIRAGENS – de Rodrigo Borges Bueno, de São Francisco de Paula.
Declamador: Adão Bueno

2º Lugar: PASSOS PESADOS E LENTOS – de Tadeu Martins, de Santo Ângelo.
Declamador: Tadeu Martins

3º Lugar: VENERÁVEIS FARROUPILHAS – de João Manuel Sasso, de Passo Fundo.
Declamador: Paulo Ricardo dos Santos

Melhor Declamador: Paulo Ricardo dos Santos

FREIO DE OURO - Após uma tarde de provas de mangueira, Bayard-Sarmento e paleteada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a grande final do Freio de Ouro 2010 consagrou neste domingo a versatilidade da raça crioula, coroando os campeões da competição. Pampa de São Pedro garantiu o primeiro lugar entre os machos, e Alcalina 441 Maufer foi a fêmea vencedora.