CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA GAUDÉRIA

MAIO

Dando seguimento em nossa Retrospectiva Gaudéria, o mês de maio foi abarrotado de eventos pelas bandas do Sul. Além de inúmeros Rodeios Crioulos, onde destacamos o 22º Rodeio Crioulo Internacional de Caxias do Sul e o 30º Rodeio Internacional de Osório, vários festivais aconteceram por aqui. Eis alguns fatos tradicionalistas mais importantes do mês de maio

2º FESTIVAL CÉSAR PASSARINHO - O evento aconteceu no sábado, 08 de maio, durante a programação do 22°Rodeio Crioulo Nacional de Caxias do Sul. A canção A Distância é um Trote Largo levou o 1° Lugar. O autor da música, Luciano Maia, recebeu ainda o título de Melhor Instrumentista. A letra também foi considerada a Melhor Poesia. Em segundo lugar ficou a canção Alguém para Cuidar de Mim, dos porto-alegrenses Érlon Péricles e Duca Duarte. Sua apresentadora, Juliana Spanevello, recebeu o título de Melhor Intérprete.

No total, foram inscritas 402 músicas, superando a participação na primeira edição do festival. O Festival César Passarinho é um festival de música nativista campeira, aberto para todos os artistas do Brasil, sejam poetas, músicos e cantores que se identificam com a cultura crioula e regional do Rio Grande do Sul.

O seu principal objetivo é homenagear César Passarinho e exaltar a importância que este excepcional cantor teve para o movimento dos festivais nativistas, ele que foi o maior intérprete que a música gaúcha conheceu, e por prestígio escolheu Caxias para morar e constituir sua família. Além disso, o encontro pretende relembrar e cultivar os valores das tradições gaúchas por meio da música autêntica do RS, mantendo a terminologia, a indumentária, o uso e os costumes característicos do homem do campo.


3º FESTIVAL QUERÊNCIA DA POESIA GAÚCHA DE CAXIAS DO SUL - O 3º Festival Querência da Poesia Gaúcha ocorreu no último domingo, dia 09 de maio de 2010, nos Pavilhões da Festa da Uva, junto ao 22º Rodeio Crioulo Nacional de Caxias do Sul. De um total de 124 poemas inscritos, foram selecionados 10 para ir a palco pela comissão avaliadora composta por Carlos Omar Villela Gomes, Luís Lopes de Souza e Wilson Araújo.

A Organização esteve por conta da Associação de Poetas e Escritores “A Querência da Poesia Xucra”, com apoio da 25ª Região Tradicionalista e da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Os resultados anunciados, foram os seguintes:

Poesia
1º Lugar: Lições de Campo e Estrada
- Autores: Cláudio Silveira, Cristiano Ferreira Pereira
- Intérprete: Francisco Azambuja
- Amadrinhador: Violão - Cláudio Silveira


Declamadores
1º Lugar: Neiton Perufo e Romila H. do Amaral
- Poema: Lapidário
- Autor: Maximiliano Alves de Morais
- Amadrinhador: Violão - Paulinho Oliveira


Amadrinhadores
1º Lugar: Cláudio Silveira (violão)
- Poema: Lições de Campo e Estrada
- Autores: Cláudio Silveira / Cristiano Ferreira Pereira


19º RONCO DO BUGIO DE SÃO FRANCISCO DE PAULA - Com a composição intitulada "Com o Bugio no Coração", letra e música de Chico Saga, de Tramandaí, o Grupo Chão de Areia venceu, no romper da madrugada fria e chuvosa lá por cima da serra, o 19º Ronco do Bugio, de São Francisco de Paula. O Grupo é composto por Mário Tressoldi, Flávio Junior e Chico Saga, e teve o acréscimo, no festival, de Adriano Lima e Rivadávia Barreto.

O segundo lugar foi para Lages, SC, com os autores Ramiro Amorim e Jones Andrei Vieira, no bugio "Sinfonia Campeira".

O terceiro lugar teve Paulo Trentin e Cristiano de Souza, de Novo Hamburgo, como autores, defendendo a composição "Empunhando a Bandeira".


20ª TAFONA DE OSÓRIO - A 20ª Tafona da Canção Nativa, festival da cidade de Osório aconteceu nos dias 28 e 29 de maio, paralelamente ao 30º Rodeio Internacional de Osório. Seguindo o exemplo de 2007, o festival agrupou as músicas concorrentes em duas linhas: Manifestação Rio-grandense e Pesquisa Litorânea.

Na Linha Rio-grandense a vencedora foi "Saudade em Rima Pobre", de Rômulo Chaves e Piero Ereno, interpretada por Robledo Martins.

Na Linha Litorânea, saiu vitoriosa a música "Tombador", de Ivan Therra, Chistian Sperandir e Adriano Sperandir, na voz da cantora Adriana Sperandir (foto).

O prêmio de Melhor Música na Opinião do Público foi para "Noite de Tafona", com letra de Vaine Darde e melodia de Loreno Santos, na voz de Mari Ramos.


CONCURSO ESTADUAL DE PRENDASAdriane Rebechi Rodrigues (a direita da foto), do CTG União Campeira, de Passo Fundo, 7ª Região Tradicionalista, foi escolhida, no mês de maio a nova Primeira Prenda do Rio Grande do Sul. O resultado foi anunciado, em um fandango, realizado no Ginásio do Clube Recreativo Dores, em Santa Maria, onde ocorreu o concurso. Nove prendas formam o novo Prendado - Gestão 2010/2011, que terá a missão de representar a mulher gaúcha por todo o Rio Grande até maio do ano que vem.

Categoria Adulta:

1ª Prenda: Adriane Rebechi Rodrigues - CTG União Campeira - Passo Fundo - 7ª RT

2ª Prenda: Priscila Bresolin Tissot - CTG Campo dos Bugres - Caxias do Sul - 25ª RT

3ª Prenda: Cristiane Maria Muller - CTG Sepé Tiaraju - Santa Rosa - 3ª RT

Categoria Juvenil

1ª Prenda: Marcela Richetti Trevezan - CTG Rodeio da Amizade - Paraí - 11ª RT

2ª Prenda: Taynara Moraes Ouriques - CPF Piá do Sul - Santa Maria - 13ª RT

3ª Prenda: Namiriane Muller Leal - CTG Caiboaté - São Gabriel - 18ª RT

Categoria Mirim

1ª Prenda: Amanda Faleiro - CTG Herança Farroupilha - Sapucaia do Sul - 12ª RT

2ª Prenda: Amanda Gonçalves dos Santos - CTG Lila Alves - Pinheiro Machado - 21ª RT

3ª Prenda: Manuela Acosta Ferreira - PF Delfino Carvalho - Cachoeira do Sul - 5ª RT



25º CARIJO DA CANÇÃO DE PALMEIRA DAS MISSÕES - Em Palmeira das Missões, encerrando os acontecimentos do mês de maio de 2010, ocorreu o 25º Carijo da Canção Gaúcha que teve os seguintes vencedores:

1º lugar - Pelas Mãos dos Filhos do Campo
Osmar Proença e Paulo Savedra
com Leonardo Paim e Francisco Oliveira

2º lugar - Das Faces da Cruz
Adriano Alves, Rui Carlos Ávila e Paulo Osório Martinez da Silveira
com Beto Borges, Adriano Alves, Rui Carlos Ávila e Cícero Camargo

3º lugar - Um Tostado de Lei
Moacir Severo e Henrique Salgueiro
com Victor Salgueiro

Melhor Arranjo Instrumental - Plantar é Gerar
Ramires Monteiro e Cláudio Pereira Christo
Com Leonardo Paim

Melhor Tema Sobre Palmeira das Missões - Alce Bendito
Nelson Magalhães, Murilo de Andrade e Cássio Silva
com Murilo de Andrade

Melhor Tema Ecológico - Alma e Vida
Ivo Brum e Miguel Marques
com Miguel Marques

Melhor Instrumentista - Paulo Bracht

Melhor Letra - Das Faces da Cruz
Adriano Alves

Melhor Intérprete - Leonardo Paim

Melhor Arranjo Vocal - Das Faces da Cruz