RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

UM DIA DE GRATIDÃO

Neste antigo retrato pardo, amarelado pelo tempo, perdido entre meus alfarrábios, há imagens muito representativas, pelo menos para este blogueiro. No primeiro plano, apenas uma máquina (patrola) em seu trabalho rotineiro de arrumar as desparelhas estradas de chão do nosso interior. Mais ao fundo, o que realmente mexe com a minha memória e os meus sentimentos. A vila da Aratinga, onde passei minha infância.

Na parte traseira da patrola, no motor, entre o balde e o pneu, há o telhado de uma casa clara. Era a minha casa. Ao lado, de cunheira escura, o bolicho de meu pai. Quase em frente da máquina aparece uma construção ao comprido. Era a Escola Municipal de Aratinga, onde fui alfabetizado. Aos educadores deste meu País, esta classe tão importante em nossas vidas mas tão discriminada pelas autoridades, a minha eterna gratidão. Feliz 15 de outubro, o Dia do Professor!