RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

TIRIRICA. O NOME CERTO NO LUGAR CERTO!

Preciso tomar mais “maracujina”. Ando de memória fraca, esquecido (principalmente de pagar minhas contas). Lembro de coisas de quarenta anos atrás, mas não me recordo para quem emprestei meu Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul, dos irmãos Zeno e Rui Cardoso Nunes. Queria confirmar o sinônimo de tiririca dentro do gauchismo.

No vocabulário português sei que tiririca quer dizer, bobão, abobalhado, abestado, etc... mas, no “gauchês”, me lembro que esta palavra tinha o significado de “batedor de carteiras”. Tanto é verdade que o primeiro conselho de meu pai, quando vim morar em Porto Alegre, foi: - cuidado com os tiriricas!

Quem tem mais de 40 anos, como eu, há de confirmar. Ali pela antiga estação rodoviária da capital dos gaúchos, onde hoje funciona a loja Tumelero e adjacências, era o ponto dos tiriricas, que ficavam observando as pessoas oriundas do interior para então, com mão leve e dedos de algodão, meter no bolso da bombacha e deixar os viajantes mais lisos que salão de baile.

De qualquer forma, tanto no português como no “gauchês”, o nome do personagem Tiririca é apropriado para o lugar que irá a partir de 1º de janeiro de 2011 (tirando, é claro, as raras exceções).