RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

terça-feira, 5 de outubro de 2010

VULTOS DA HISTÓRIA RIOGRANDENSE

Bento Manuel Ribeiro

Nasceu em Sorocaba em 1783 e morreu em Porto Alegre em 1855. Foi personagem importante de diversas campanhas militares como a Guerra Cisplatina e a Guerra dos Farrapos.

Em dezembro de 1800 alistou-se no regimento de milícias de Rio Pardo. Fez a campanha de 1801 acompanhado de seu irmão capitão Gabriel Ribeiro de Almeida. Participou da expulsão dos espanhóis de Batovi e da fortaleza de Santa Tecla.

Participou nas campanhas da Primeira Campanha Cisplatina (1811 – 1812) como furriel sendo promovido a tenente em 1813. Na Guerra contra Artigas iniciou servindo sob o comando do general Joaquim Xavier Curado.

Durante a Guerra dos Farrapos foi figura conflitante trocando de lado duas vezes, terminando ao lado dos imperiais. Foi descrito como fiel da balança do conflito devido a suas qualidades como estrategista e líder militar. Para os farrapos foi considerado um traidor, um "melancia". Segundo alguns historiadores Bento Manuel Ribeiro era apaixonado por Caetana, esposa do General Bento Gonçalves da Silva, comandante farroupilha.

Bento Manuel Ribeiro faleceu em Porto Alegre, em 1859, rico estancieiro. Seu túmulo se encontra na entrada do Cemitério de Uruguaiana.