RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

JAQUIRANA RECEBE ACERVO LITERÁRIO

Zeno Cardoso Nunes, este Blogueiro e Rui Cardoso Nunes, na capa do livro Três Poetas Serranos.

O município de Jaquirana, localizado na serra do nordeste gaúcho, já beirando a divisa com o vizinho estado de Santa Catarina, prepara-se para acolher o precioso acervo dos poetas, irmãos, Zeno e Rui Cardoso Nunes.

Os dois respeitados poetas serranos, fundadores da Estância da Poesia Crioula e membros da Academia Riograndense de Letras, autores, entre dezenas de obras, do famoso Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul, já em sua 17ª edição, nasceram na fazenda do Chapéu, então pertencente ao município de São Francisco de Paula. Aliás, este é o segundo acervo que São Chico, por descaso ou desatenção, vê sair de suas fronteiras. O primeiro foi o manancial histórico dos Irmãos Bertussi, filhos de São Jorge da Mulada, também, na época, pertencente a São Francisco e hoje dentro dos territórios de Caxias do Sul. Pois a cidade dos imigrantes italianos foi mais rápida e mais competente, arquitetando e levando para seus domínios o importante Memorial Os Bertussi, hoje ponto de visitação obrigatória de turistas que andejam pela região. Resta a São Francisco de Paula fazer algo por seus outros filhos artistas que cantaram e decantaram sua terra , Os Mirins.

Rui Cardoso Nunes faleceu em 2008, em Porto Alegre. Zeno Cardoso Nunes, aos oienta e quatro anos, decidiu atender ás solicitações da administração do Município e entregará a Jaquirana, que prometeu guardar com zelo e carinho, todo o farto material reculutado na existência poética destes dois irmãos incomparáveis da arte de encordoar rimas.

Tive a honra de dividir com estes dois vates imortais um livro intitulado Três Poetas Serranos. Pude conhecer mais a de perto os Cardoso Nunes, o que só serviu para aumentar a minha admiração e o meu respeito por estes manos. Parabéns pela aquisição, Jaquirana.