RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

terça-feira, 12 de outubro de 2010

DIA DA PADROEIRA DOS BRASILEIROS

Santuário de Aparecida, em São Paulo

Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida é um título católico dedicado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré. O seu santuário localiza-se em Aparecida, no estado de São Paulo, e a sua festa é comemorada anualmente em 12 de outubro. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira dos Católicos do Brasil.

Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (anterior a 1743) e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma. A história foi primeiramente registrada pelo Padre José Alves Vilela em 1743 e pelo Padre João de Morais e Aguiar em 1757, registro que se encontra no Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá.

A Pescaria Milagrosa

A sua história tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.

Desejosos de obsequiá-lo com o melhor pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.

Início da Devoção

Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. Diversas vezes as pessoas que à noite faziam diante dela as suas orações, viam luzes de repente apagadas e depois de um pouco reacendidas sem nenhuma intervenção humana. Logo, já não eram somente os pescadores os que vinham rezar diante da imagem, mas também muitas outras pessoas das vizinhanças. A família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que logo se mostrou pequeno.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI, sendo coroada. Pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia a devoção. Também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

12 de outubro de 2010

Mais de 160 mil romeiros devem passar pelo Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, nesta terça-feira (12). As homenagens à santa padroeira do Brasil começaram de madrugada. A primeira missa foi celebrada às 5h30. A principal celebração será às 10h, quando será celebrada uma missa solene.

Nesta segunda-feira (11) à noite, milhares de pessoas participaram de uma procissão. As cores da bandeira abriram a última novena de Nossa Senhora Aparecida. Cinco mil pessoas tomaram as ruas da cidade. Atrás do andor, a multidão iluminava a procissão com velas e muita fé.

Às margens do Rio Paraíba, atores encenam a história da santa, encontrada por três pescadores. A história também conta que Nossa Senhora Aparecida trouxe fartura à comunidade e conquistou os primeiros devotos. Ana Lúcia veio de Salvador para participar das homenagens: “É por amor a ela. Ela nos ama tanto, fez tanto por nós, por que não fazer esse passeio e conhecer o santuário?”.

Apesar da previsão de 160 mil romeiros para esta terça-feira, o recorde não deve ser batido neste feriado. O ano em que Aparecida teve mais visitantes em 12 de outubro foi em 1996, com 215 mil pessoas.