RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Preparativos para o casório

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

UM COLÉGIO NA CONTRAMÃO DA CULTURA

Foto: Tatiana Cavagnolli

O Colégio São José, de Caxias do Sul, uma cidade onde a cultura, tanto a italiana quanto a gaúcha, é cultivada com muita intensidade, vê um colégio de seu município ser centro de uma grande polêmica.

Segundo três alunos do Ensino Médio, eles foram barrados e proibidos de assistir as aulas porque estavam trajados com pilcha gaúcha. Teriam que voltar para casa e substituir as bombachas, chapéus e botas, pelos uniformes escolares.

O estudante Diego Roncarelli de Salles, 17 anos contou que foi levado por um monitor para conversar com uma das coordenadoras. - Ela me disse que eu não poderia ficar ali pilchado porque influenciaria as crianças do primeiro ano (do ensino fundamental).

Baseado no relato deste estudante digo, entristecido, que uma entidade tradicional como o Colégio São José terá que repensar sua visão de ensino, pois procede de uma maneira que fica na contramão da cultura, da história, da tradição.

Existe um projeto (e muitas escolas já o praticam), para a implantação de matérias que estudem e incentivem o folclore e ás tradições riograndenses. Penso que o mesmo deveria ocorrer, se já não ocorre, em outros Estados onde a cultura de raiz é muito forte. Então, justamente na Semana Farroupilha, época marcante para todos os gaúchos, vem um colégio e joga água fria em alunos que desejam preservar e cultuar nossos costumes. Que falta de sensibilidade! Que falta de orientação educacional!

Colégios do Rio Grande. Não sigam tal exemplo. Ao contrário, incentivem, expliquem, valorizem, ensinem as novas gerações sobre a cultura própria e bonita que temos.