RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

RESCALDOS DO ACAMPAMENTO

É notória a evolução na construção dos galpões do ano passado para cá. Este, do flagrante acima, chamado de República Riograndense, do Piquete Aporreados do 38, é uma demonstração de criatividade e grandiosidade. Tem ranchos, como o da RBS, da Record, da Nestle, da GM e muitos outros, que, realmente, dá uma pena desmanchar. Quem sabe uma cidade temática permanente?

Enquanto alguns galpões de CTGs preocupam-se somente com o comércio de comidas, bebidas e bailões, de onde se originam as brigas e até mortes, sem nenhum comprometimento com os projetos culturais, outros levam um bonito arsenal de antigüidades para seus ranchos. São verdadeiros museus a céu aberto.

Como a procura por espaço para instalar-se é maior do que a demanda, uma solução encontrada, este ano, foi a de subir com seus ranchos. Penso que 20% das entidades tinham edificações com dois andares. Futuramente teremos arranha-céus de costaneiras. O problema é a construção sem o mínimo de segurança. Este ano, dois ranchos desabaram.

Com todos os problemas enfrentados (o do alagamento é crônico) penso que, no balanço geral, o acampamento foi bom. Há que se observar melhor, na hora da inscrição, quem realmente quer participar para engrandecer e perpetuar nossos costumes e apartar da manada aqueles que pensam que Semana Farroupilha é sinônimo de borracheira. O que realmente importa é repassarmos as gerações povoeiras um pouco da vida lá de fora, como na foto acima.

Fotos: LRS