RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

terça-feira, 28 de setembro de 2010

PIAZADA PURA CEPA

Esta gurizada gaudéria, catarinenses de nascimento e gaúchos de sentimento, vinculados e representando o CTG Praianos, da gloriosa São José, ali, encostadinho de Florianópolis, são o orgulho da região. Os três irmãos, todos gaiteiros, filhos do grande tradicionalista e meu amigo Arão Scheidt, formam o Grupo Pura Cepa que, na linguagem gauchesca, quer dizer autênticidade.

Na época da foto o Abel tinha 2 anos, o Adolfo 9 e o Adelar 14, hoje estão com 5,12,17 respectivamente. O flagrante foi tirado no local onde criou-se o Arão, em Mato Francês - Rancho Queimado - SC.

Por onde tem passado, a piazada tem deixado um rastro de saudade e reculutado troféus nos rodeios do Rio Grande e de Santa Catarina. Em Vacaria, o maior rodeio de nosso Estado, onde a disputa é por demais acirrada, por duas vezes já voltaram para São José com prêmios na mala-de-garupa. Em 2008 o Adelar ganhou 3º em gaita ponto juvenil. Em 2010 foi a vez do Adolfo levar o 3º lugar de gaita ponto, desta vez categoria mirim. Mas também se classificaram muito bem na gaita piano, instrumento que tocam com a mesma desenvoltura. Vale a pena conferir um vídeo do Adolfo em 2008, quando tinha apenas 10 anos. É só digitar Adolfo Vacaria no you tube.

O estilo da gurizada não podia ser outro é Bertussi e Manique (Mirins), às vezes o Telmo de Lima Freitas e o José Cláudio Machado, para variar.

Isto tudo é um testemunho de que nossa tradição sulina não tem fronteiras e de que a cultura gaúcha, bem praticada e desenvolvida, ainda é um dos melhores caminhos para a integração familiar, alicerce de qualquer sociedade que tem no respeito sua virtude basilar. Parabéns, Arão Scheidt e gurizada Pura Cepa. Que sigam em frente nessa linha que vosso futuro, com certeza, será brilhante.