RETRATO DA SEMANA


terça-feira, 23 de junho de 2026

 

REPONTANDO DATAS - 23 DE JUNHO



Nosso amigo, irmão e leitor Edegar Paiva nos lembra que na data de hoje rememoramos os 31 anos da partida deste plano terreno de um dos maiores poetas gaúchos de todos os tempos, ou seja, Apparício Silva Rillo, que nos deixou no dia 23 de junho do ano de 1995. Contudo, seu brilhante legado permanece entre os declamadores e serve de modelo e inspiração aos vates da nova geração.

Ele era diferenciado. 






  

 


TESTE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE:

FESTIVAIS NATIVISTAS




 

Se o leitor acertar de 05 a 06 questões está um pouco informado.

Se o leitor acertar de 07 a 08 questões está bem informado.

Se o leitor acertar de 09 a 10 questões, parabéns. Está muito bem informado.

Se o leitor acertar menos que 05 questões, estará precisando ler mais sobre nossos festivais.

 

 

1. Que música foi a vencedora da Calhandra de Ouro da 10ª Califórnia da Canção Nativa?

a) ( ) Recuerdos da 28

b) ( ) Pago Perdido

c) ( ) Veterano  

d) ( ) O Mangrulho

 

2. Qual o significado de Carijo, que dá nome ao festival de Palmeira das Missões?

a) ( ) Local aonde sacam-se as folhas da erva mate

b) ( ) Galinhas ou aves com plumagem salpicada de preto e branco

c) ( ) Povo indígena que habitava o litoral sul

d) ( ) Estampa de lenço de uso autorizado pelo MTG

 

3. Que cantor nativista começou sua carreira como puxador de samba-enredo?

a) ( ) João de Almeida Neto

b) ( ) Elton Saldanha

c) ( ) Rui Biriva

d) ( ) Casar Passarinho

 

4. Quem são os autores da canção “Terra Vermelha” vencedora da 17ª edição do Canto Missioneiro da Música Nativa de Santo Ângelo no ano de 2026?

a) ( ) Nenito Sarturi, Sergio Rosa e Miguel Marques.

b) ( ) Rômulo Chaves, Jean Kirchoff e Luciano Rodrigues

c) ( ) Rodrigo Bauer, Joca Martins e Carlos De Césaro

d) ( ) Vaine Darde e João Sampaio

 

5. Qual intérprete defendeu a música Cabo Toco no festival Vigília do Canto Gaúcho?

a) ( ) Loma Pereira

b) ( ) Juliana Spanevello

c) ( ) Fátima Gimenez

d) ( ) Analise Severo

 

6. O primeiro Ronco do Bugio, festival genuíno de São Francisco de Paula, aconteceu pela primeira vez:

a) ( ) No CTG Rodeio Serrano

b) ( ) Num campo de futebol

c) ( ) No ginásio municipal.

d) ( ) Na “Balança” (Parque de Exposições)

 

7. Que festival a música Milonga Abaixo de Mau Tempo, interpretada por José Claudio Machado, saiu-se vencedora?

a) ( ) Tafona, de Osório.

b) ( ) Moenda, de Santo Antônio da Patrulha. 

c) ( ) Reculuta, de Guaiba.

d) ( ) Nenhuma resposta correta

 

8. Qual o significado da palavra Guyanuba (tupi-guarani) que deu nome ao festival de Sapucaia do Sul?

a) ( ) Voz do vento.

b) ( ) Clareira no meio da mata.

c) ( ) Reunião de caciques.

d) ( ) India bonita.

 

9. O que significa “triagem” num festival.

a) ( ) Seleção de concorrentes que tenham o perfil do evento.

b) ( ) Seleção de concorrentes que cumpram o regulamento.

c) ( ) Seleção de concorrentes mais conhecidos.

d) ( ) Seleção de concorrentes que subirão ao palco.

 

10. Em que ano aconteceu o primeiro festival da Barranca, evento costeiro que acontece na Semana Santa, em São Borja, organizado pelo Grupo Amador de Arte Os Angueras?

a) ( ) 1970

b) ( ) 1971

c) ( ) 1972

d) ( ) 1973

 

 

Respostas: 1c. 2a. 3d. 4b. 5c. 6b. 7d. 8b. 9d. 10c

 


segunda-feira, 22 de junho de 2026

 




O gaúcho enfrentou tempo feio
no ardor de peleias sangrentas
e na paz, com adaga em floreio,
aprendeu a benzer as tormentas. 


Uma boa semana a todos, benzendo as tormentas da vida.

 



domingo, 21 de junho de 2026

 


AQUI ESTOU SENHOR INVERNO


 

Foto: Sylmo Anderson


O Inverno teve início no dia de hoje, 21 de junho, às 5h24 marcando o início do solstício no hemisfério Sul e termina em 22 de setembro com o equinócio da primavera. Tal época do ano caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.
As regiões Sudeste e Sul do país são as mais acentuadas pelas características típicas do inverno, sendo que no restante do Brasil as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica.
Solstício de Inverno: começo do inverno. 
O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o hemisfério Norte está mais inclinado para o sol.
O solstício de inverno é chamado de solstício de verão no hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador.
Equinócio de Setembro: fim do inverno
O fim do inverno é também marcado por outro fenômeno astronômico: o equinócio de setembro, período quando o sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil e em todo o hemisfério Sul, o equinócio acontece em 23 de setembro, marcando o fim do inverno e começo da primavera.
No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.

AQUI ESTOU SENHOR INVERNO 
Aureliano de Figueiredo Pinto 

Já sei que chegas, Inverno velho!
Já sei que trazes - bárbaro! O frio
e as longas chuvas sobre os beirais.
Começo a olhar-me, como em espelho,
nos meus recuerdos... Olho e sorrio
como sorriram meus ancestrais.

Sei que vens vindo... Não me amedrontas!
Fiz provisões de sábias quietudes
e de silêncios - que prevenido!

Vão-se-me os olhos nas folhas tontas
como simbólicos ataúdes
rolando ao nada do teu olvido.

Aqui me encontras... Nunca deserto
do uivo dos ventos e das matilhas
de angústias vindo sem parcimônias.
Chega ao meu rancho que estou desperto:
- sou veterano de cem vigílias,
sou tapejara de mil insônias.

Aqui estarei... Na erma hora morta,
junto da lâmpada, com que sonho,
não temo estilhas de funda ou arco.
Tuas maretas de porta em porta,
os teus furores de trom medonho
não trazem pânico ao bravo barco.

Na caravela ou sobre a alvadia
terra do pampa - cerros e ondas
meu tino e rumo não mudarão.
No alto da torre que o mar vigia,
ou, sem querência, por longas rondas,
não me estrangulas de solidão.

Tua estratégia de assalto e espera
conheço-a muito, fina e feroz:
de neve matas; matas de mágoa;
derramas nalma um frio de tapera;
nanas ausências a meia voz
e os olhos turvos de rasos d'água.

Comigo, nunca... Se estou blindado!
Resisto assédios, que bem conduzes,
no legendário fortim roqueiro.
Brama as tuas fúrias de alucinado!
- Fico mais calmo que as velhas cruzes
braços abertos para o pampeiro.

Os meus fantasmas bem sei que animas
para, num pranto de vãs memórias,
virem num coro de procissão
trazer-me o embalo de velhas rimas.
- À intimidade dessas histórias
tenho aço e bronze no coração.

Então soluças pelas janelas,
gemes e imprecas pelos oitões,
galopas louco sobre as rajadas,
possesso, ululas entre procelas.
E ébrio, nas noites destes rincões
lampejas brilhos de punhaladas.

Inútil tudo! Vê que estou firme.
Nenhum receio me turba o aspeto,
nenhuma sombra me nubla o olhar.
Contigo sempre conto medir-me
frio, impassível, bravo e correto
como um guerreiro que ia a ultramar.

Reconciliemo-nos, velho Inverno!
Nem és tão rude! Tão frio não sou...
Venha um abraço muito fraterno.
Olha...
Esta lágrima que rolou
não a repares...
É de homenagem
a alguém que aos céus se fez de viagem,
e nunca... nunca! Nunca mais voltou...


sábado, 20 de junho de 2026

 



EU E O MACANUDO TAURINO FAGUNDES


Ando aqui pela capital paulista aonde vim assistir a uma apresentação de festa junina na escolinha da minha netinha Olívia. 

Só ela, mesmo, para fazer um velho medroso que não gosta de altura pegar um aeroplano e sair de seu habitat gaudério e se meter nesta selva de cimento. 

Falando nisso, me lembrei do Macanudo Taurino Fagundes personagem do glorioso cartunista Santiago. Acho que se eu viesse residir por aqui teria que ser mais ou menos assim.    





sexta-feira, 19 de junho de 2026

 

REPONTANDO DATAS / 19 DE JUNHO


Arte: Jeandro Garcia


Hoje, 19 de junho, o maior trovador do Rio Grande do Sul, em todos os tempos, se vivo estivesse estaria completando 107 anos. Leovegildo José de Freitas, com o nome artístico de Gildo de Freitas nasceu em 19 de junho de 1919 no Bairro Passo D'Areia em Porto Alegre.

Consagrado na tradicional trova "Mi Maior de Gavetão", em versos de sextilhas, acabou criando um estilo próprio muito difundido nos dias de hoje. 

Também foi compositor de grande talento e algumas de suas obras transformaram-se em verdadeiros clássicos do cancioneiro gaúcho como é o caso de "Eu Reconheço Que Sou Grosso".

Uma tecla que vivo batendo é sobre a prometida estátua de Gildo de Freitas que até hoje, quase 20 anos após, não saiu da gaveta. 

Eis o projeto aprovado: 

"O Plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (21/11/2007) projeto de lei da vereadora Margarete Moraes (PT), que autoriza a construção de monumento em homenagem à memória do trovador e compositor Gildo de Freitas.

A proposta sugere como local para erguer o monumento o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido como Parque da Harmonia.

Considerado o Rei dos Trovadores, Gildo nasceu em 1919, no Bairro Passo d'Areia, na época zona rural de Porto Alegre, e morreu em dezembro de 1983."


Utilizando a trova Estilo Gildo de Freitas fiz estes versos demonstrando minha indignação com tamanho descaso: 


Como diria o Brizola:

 - São muitos os “interésses”.

Quando passa as eleições

o trato desaparece.

Esqueceram o Gildo velho

mas o povo não esquece,

trovador que honrou a raça

enquanto em bronzes de praças

tem gente que não merece. 



quinta-feira, 18 de junho de 2026

 


O FRIO NO BRONZE


Foto: Marcelo Cosma

Meu fraterno amigo Marcelo Cosma, carteiro e pessoa muito querida em São Chico de Paula, tem uma balda que gosto por demais. Seguidamente, ao passar pelas ruas da cidade na sua linda função de entregar correspondências, quando bombeia uma imagem bonita fotografa e me manda. Já postei diversos flagrantes de sua marca, sendo um mais exuberante do que o outro. 

Nesta segunda-feira (15) esta cidade serrana foi a mais fria do Estado com temperaturas abaixo de zero graus. 

Pois o Marcelo, ao cruzar pela estátua do Negrinho do Pastoreio, obra de Vasco Prado localizada na Av. Júlio de Castilhos e que retrata a lenda gaúcha do menino atirado para morrer em um formigueiro por seu patrão, um estancieiro cruel, conseguiu esta chapa que é por demais representativa.  

Olhem a expressão de sofrimento com o gelo da madrugada lhe branquejando o rosto já quase sem vida.  

Pois nestes tempos de invernia, mirando este retrato, fico pensando em quantos "negrinhos" que andam por aí precisando de um agasalho, de uma comida quentinha, de um teto digno... 

Vejo postagens com lareiras graúdas, tábuas de queijos regadas a vinho tinto... O inverno é gostoso, sem dúvidas, mas para muitos não passa de um tempo cruel. 

        


quarta-feira, 17 de junho de 2026

 


LOJA GAÚCHOS TEMPLÁRIOS
REALIZA ESPONSAL MAÇÔNICO 


Jean Carlo Kirchoff e Analise Severo
Foto: Tatiana Tetzlaff


A Gaúchos Templários, única Loja Maçônica Temática do Brasil, realizou na noite de ontem (16), o Esponsal Maçônico de Jean Carlo Kirchoff e Analise Severo, artistas consagrados na musicalidade nativista do Rio Grande do Sul.

O Esponsal Maçônico, também chamado de Sessão de Exaltação Matrimonial, é uma cerimônia publica em que um maçom, já casado no civil, apresenta sua esposa a Loja e reafirma publicamente seus votos. 

A Sessão carregada de emoção, com uma espiritualidade que transcendeu os portais do Templo completamente lotado, foi conduzida pelo Venerável Mestre Maurício Bastos de Freitas. 

No Ágape, como não poderia ser diferente, a cantoria correu solta com uma plêiade de músicos que compõe esta Oficina, além de diversos convidados.

Parabéns e mil alegrias a este casal tão querido. Que vosso amor perdure por longos e longos anos.

 




terça-feira, 16 de junho de 2026

 


ME TIRA O TUBO!


Jô Soares


Os mais antigos vão lembrar.

Esse era um dos bordões mais clássicos do saudoso humorista Jô Soares. A frase "Me tira o tubo!" pertencia ao personagem do General, um militar linha dura que sofria um acidente e ficava em coma. Pelo sotaque e o linguajar (tchê, bah, barbarirade..) dava a entender que era gaúcho.

Ele acordava anos depois, no hospital, cheio de aparelhos, e cada vez que lhe contavam as mudanças pelo qual o Brasil havia passado durante seu período de coma ele se desesperava e pedia para ser desconectado dos aparelhos que o mantinham consciente: "Me tira o tubo! Eu não aguento isso!"

Lembrei-me do “General” olhando a seleção brasileira jogar.

Para quem viu na função de centroavante do escrete canarinho nomes como Tostão, Careca, Romário, Ronaldo... ao ter a tristeza de assistir a camisa 9 ser entregue a Higor Thiago só poderia dizer: ME TIRA O TUBO!

 

Aproveitando a olada da prosa.

Para escrever este texto fui ver alguns vídeos do Jô Soares. Mal comparando com os “humoristas” de hoje, eu diria: ME TIRA O TUBO!  



segunda-feira, 15 de junho de 2026

 




Me disse Dona Maria
como se fosse virtude:
- Uma fofoca por dia
melhora tua saúde.

Uma boa semana a todos (sem muita fofoca).




domingo, 14 de junho de 2026

 

A FALSA CARTA DE CAXIAS 


O então Barão de Caxias


Está perto de ser tombado como Patrimônio Nacional o Cerro dos Porongos, em Pinheiro Machado, na região da campanha, local aonde teria acontecido o massacre dos Lanceiros Negros no ano de 1844 durante a Revolução Farroupilha. 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) está em processo final do tombamento que começou lá em 2000 após iniciativa de movimentos negros apoiados pela Fundação Cultural Palmares. A ideia é levantar um memorial no local.

Pessoalmente concordo com a iniciativa pois acho que os Lanceiros Negros, comandados pelo coronel Joaquim Teixeira Nunes, o Gavião, foram os grande heróis deste decênio épico e são pouco lembrados nos bronzes de praças e livros de história.

O que não concordo, de forma alguma, é com o argumento usado para este tombamento de que os negros que buscavam sua liberdade ao fim do conflito foram traídos pelo general farrapo David Canabarro em conluio com o então Barão de Caxias. 

Se houve traição foi por parte do imperialista Chico Pedro, o Moringue, ambicioso, mau caráter, sem governo, que não respeitou as tratativas de paz então sendo discutidas e atacou o acampamento.

Um dos argumentos dos que defendem a traição de Canabarro seria uma carta escrita por Caxias mandando Moringue atacar os republicanos porque estava tudo acertado entre os comandos. 

Ocorre que esta carta não é verdadeira. Os originais não existem. Procurei-a no Arquivo Histórico e Geográfico aqui em Porto Alegre e pessoas que trabalham lá, há anos, dizem que vários historiadores a procuram mas ninguém encontra tal documento. Da mesma forma tive em mãos, no Rio de Janeiro, toda os anais da vida de Caxias e não encontrei nada a respeito.   

Na verdade tal carta foi escrita após a batalha na cidade de Piratini com o intuito de denegrir a imagem de David Canabarro. 

Vejam o que escreveu o imperialista remanescente da guerra dos farrapos Felix de Azambuja Rangel, no dia 22 de agosto do ano de 1900, na cidade de Rio Pardo: 

"É verdade que o documento que acusa David Canabarro de traidor foi lavrado em minha presença após o combate de Porongos por machinação de Francisco Pedro de Abreu que o mandou escrever por seu major de brigada João Machado de Morais, o que afirmo sem receio de contestação e sendo igualmente verdadeiro tudo quanto diz em seu opusculo o incançavel e ilustre senhor Alfredo Ferreira Rodrigues referente as informações da memoria que lhe mandei. Félix de Azambuja Rangel."   

Que se ergam monumentos aos Lanceiros Negros, que sejam reconhecidas as suas façanhas, mas com argumentos sólidos caso contrário todo este trabalho será posto em dúvidas.

    


   



sábado, 13 de junho de 2026

 


MEU SANTO DE DEVOÇÃO 


Basílica de Santo Antônio - Pádua/Itália


Hoje, 13 de junho, é Dia de Santo Antônio, meu santo de devoção. Em 2024 consegui realizar um sonho, ou seja, conhecer o local aonde ele trabalhou até o final de sua vida na cidade de Pádua, na Itália.

Era um dia chuvoso e nunca senti tanta espiritualidade em minha vida. Nesta basílica está exposta, em perfeito estado de conservação, sua língua (ele era um grande tribuno).

Santo Antônio, ou Santo Antônio de Pádua nasceu em Fernando de Bulhões em Lisboa, Portugal, em 1195, foi frade franciscano discípulo de São Francisco de Assis e Doutor da Igreja. Famoso por sua profunda sabedoria bíblica e caridade, ele é celebrado no mundo todo.

É amplamente invocado como o santo que ajuda a encontrar objetos perdidos além da fama de Santo Casamenteiro devido a sua caridade ao ajudar moças pobres a conseguirem o dote necessário para o casamento. No Brasil, é o primeiro santo celebrado nas tradicionais Festas Juninas.

Iniciou como cônego agostiniano, mas mudou-se para a Ordem Franciscana para viver uma vida de maior simplicidade e pregação. Faleceu em Pádua, na Itália, em 1231, onde hoje se encontra a sua basílica.

Agora, se os leitores me dão licença, vou até a igreja de Santo Antônio do Pão dos Pobres, aqui na capital, fazer minhas orações de agradecimento por tudo que tenho alcançado e pegar meu pãozinho bento.

 


 


CULTURA GAÚCHA EM BRASÍLIA



A Secretaria da Cultura está apoiando a realização da 33ª Expotchê, em Brasília. É o governo do Estado presente na maior feira da cultura gaúcha fora da região Sul. O evento encerra amanhã (14).

A pasta viabilizou a contratação de atrações artísticas – os grupos musicais Le Farfalle e Família Ortaça, e a Burzum Cia. Circense – e correaliza uma mostra audiovisual sobre os 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis, temática da Expotchê este ano. Estão sendo exibidos os filmes “Trinta Povos”, “Cantata Sete Povos – Episódios 1 e 2” e “Pará Yxapy”.

Realizado de 4 a 14 de junho, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, o evento conta com uma ampla programação, que inclui outras apresentações artísticas, gastronomia típica, artesanato e ações de valorização do Rio Grande do Sul, como um estande inspirado nas ruínas de São Miguel Arcanjo – tudo para levar a cultura gaúcha a visitantes de todas as regiões do país!

Foto: Marcello Candido/Expotchê.



 

"ESTÁTUA VIVA" GANHA EDITAL

PARA REVITALIZAÇÃO DO SÍTIO DO LAÇADOR


 

A "estátua viva" do Laçador, interpretada pelo ator Pablo Espindola, venceu o edital "Sítio do Laçador Vive". Com isso, ele e sua equipe serão oficialmente responsáveis pela gestão, preservação e revitalização do entorno do monumento histórico de Antônio Caringi.O acordo do edital inclui obrigações e novidades para a região:

O grupo é responsável por manter a grama aparada, as pinturas conservadas e garantir a integridade da estátua. O projeto também prevê apresentações culturais caracterizadas, ações de educação patrimonial e fomento à economia criativa.

Nos próximos 12 meses, a área deverá ganhar novas instalações, incluindo banheiros e iluminação aprimorada, além de integração com marcas.




sexta-feira, 12 de junho de 2026

 



SEIS ANOS SEM PORCA VÉIA 

 

Há seis anos nos despedíamos do amigo Porca Véia
Foto: Léo Ribeiro

Hoje, 12 de junho, Dia dos Namorados, fez seis anos que o grande gaiteiro Porca Véia deixou este plano. Seu falecimento ocorreu devido a uma parada cardíaca durante uma hemodiálise. 

Em virtude de que a pandemia do Coronavírus estava em seu auge naquele junho de 2020, seu velório na cidade de Ivoti foi restrito a poucos amigos e familiares. Contudo, fui levar o meu último adeus a este ícone da musicalidade rio-grandense cuja carreira acompanhei desde o seu princípio e tivemos diversos trabalhos juntos além de uma forte amizade. 

Porca Véia foi o maior representante da música Bertussi e hoje, além do Grupo Cordeona que segue firme os passos de seu líder, muitos conjuntos mantém o estilo Porca Véia de animar fandangos. Ele foi e sempre será o Pai do Gaitaço.  





quinta-feira, 11 de junho de 2026

 


ALELUIA

Monumento a Bento Gonçalves então no Parque Farroupilha 
(1936)
Retrato batido por Francisco Allgayer e colorizado por IA
Acervo de seu filho Carlos Allgayer

Ontem estava passando pela avenida João Pessoa, aqui em Porto Alegre, em frente ao histórico colégio Júlio de Castilhos, o Julinho, local aonde começou o tradicionalismo gaúcho, e vi que estavam demolindo o coreto da praça em frente. Uma pena porque os coretos marcaram uma época nostálgica de música, dança, pontos de encontro em quase todas as cidades do nosso interior. Hoje, segundo informações que recebi, servia de abrigo a drogados. 

Em contraponto ao que vi em relação ao coreto, bem em frente, no meio da avenida, uma equipe da prefeitura estava limpando para restauração o icônico monumento a Bento Gonçalves, no mesmo local aonde ele teria cruzado ao invadir Porto Alegre via Ponte da Azenha em setembro de 1835. 

Tal monumento é uma obra do escultor pelotense Antonio Caringi e constituído para celebrar o centenário da revolução farroupilha em 1935. Foi inaugurado no ano seguinte no Parque Farroupilha (foto acima)e, em 1941, transferido para o atual local.

Esperamos que os cuidados com este patrimônio histórico não fique na limpeza. Que se instale câmaras, luzes, grade de proteção, enfim, que não fique a mercê dos vândalos que, inclusive, levaram as duas placas laterais com mais de 100 quilos, a luz do dia, e até hoje não apareceram. Nem placas nem os graxains autores da proeza.

De toda forma, deve-se cumprimentar o poder público pela iniciativa. 


    

quarta-feira, 10 de junho de 2026

 

33º RONCO DO BUGIO

ABERTA AS INSCRIÇÕES



Vem aí mais uma edição de um dos encontros mais tradicionais da música nativista gaúcha, celebrando o único gênero musical genuinamente nascido no Rio Grande do Sul: o bugio! O evento acontece em São Francisco de Paula e vai distribuir mais de R$ 23 mil em prêmios, além de ajuda de custo para as obras selecionadas.

Prepare sua composição inédita e participe!

Inscrições: 09 de junho a 05 de julho.

Vagas: 16 composições vocais e 4 instrumentais de gaita (todas inéditas e no ritmo bugio).

Ajuda de custo para as músicas classificadas ( R$ 4.500) + bônus para finalistas, além de prêmios para os vencedores!

Data do Evento: 13, 14 e 15 de agosto no Centro de Eventos de São Chico.

Como se inscrever: Exclusivamente pelo e-mail

roncodobugiosaochico@gmail.com

Edital completo: bit.ly/edital1242026

Tire suas dúvidas pelo WhatsApp (54) 99968-6335 (com Maurício).

Leia a matéria completa em 

www.saofranciscodepaula.rs.gov.br




terça-feira, 9 de junho de 2026

 



Foi lançado terça-feira passada, em Porto Alegre, o Festival da Virada - Depois das Águas, uma mostra competitiva de canções inéditas promovido pela Caminha Produções Artísticas Ltda e Pandorga Produtora Cultural em cinco etapas classificatórias que ocorrerão em localidades atingidas pelas enchentes que assolaram o Estado entre abril e maio de 2024.

Serão apresentadas 12 (doze) músicas em cada uma das cinco etapas classificatórias, sendo 6 (seis) regionais + 6 (seis) estaduais totalizando sessenta (60) canções cuja nominata será divulgada a partir de 25 de junho de 2026. Em cada fase as comissões avaliadoras elegerão uma  canção da região, uma canção estadual e o Melhor Tema Ambiental, para serem reapresentadas na Grande Final, em Porto Alegre.

O regulamento completo está disponível no site Festivalvirada.com.br (alguns tópicos estão abaixo) e as inscrições podem ser encaminhadas até o dia 16 de junho de 2026, através do formulário de inscrição disponível no link:

 https://www.festivaldavirada.com.br


DA AJUDA DE CUSTO E PREMIAÇÃO:

ART.08- As composições classificadas na pré-seleção, receberão, a título de premiação (ajuda de custos), direitos de arena e uso de imagem em todas as plataformas, digitais ou não, o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), que serão pagos mediante Nota Fiscal no momento do credenciamento, quando todos os músicos e interpretes deverão assinar a devida autorização.

As obras classificadas para a grande final do festival farão jus ao recebimento de ajuda de custo no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais) cada, destinada a contribuir com despesas de deslocamento, hospedagem, alimentação e demais custos relacionados à participação no evento.

ÙNICO: todas despesas de alimentação, hospedagem e transporte ocorrerão por conta do concorrente.

ART.09 – A comissão julgadora proclamará, ao final da apresentação das músicas finalistas, os seguintes prêmios:

Primeiro Lugar: troféu e R$ 8.000,00

Segundo Lugar: troféu e R$ 5.000,00

Melhor Tema Ambiental: troféu e R$ 5.000,00

Melhor Intérprete: troféu e R$ 2.000,00

Melhor Instrumentista: troféu e R$ 2.000,00

Melhor Letra: troféu e R$ 1.000,00

Melhor Melodia: troféu e R$ 1.000,00




- Etapa Gramado - 08 de julho:

        Carlos Madruga,

        Fernanda Lopes,

        Léo Ribeiro de Souza

- Etapa São Leopoldo - 12 de julho:

        Lincon Ramos,

        Tatieli Bueno,

        Anomar Danúbio Vieira

- Etapa Lajeado - 14 de julho:

        Bianca Bergman,

        Diego Machado,

        Diego Muller

- Etapa Canoas - 16 de julho:

        Charlise Bandeira,

        Flávio Hanssen,

        Mauro Moraes

- Etapa Sapucaia do Sul - 19 de julho:

        Luciano Maia,

        Janaína Maia,

        Martin César

- Grande Final - Porto Alegre - 22 de julho:

        Adriana Sperandir,

        Fabrício Harden,

        João Bosco Ayala,

        Telmo Jaconi,

        Vaine Darde.