REPONTANDO DATAS - 20 DE FEV
Nasce Honeyde Bertussi
Honeyde Bertussi nasceu em 20 de Fevereiro de 1923 na localidade de São Jorge da Mulada, distrito de Criúva, município, na época, de São Francisco de Paula e faleceu em 4 de Janeiro de 1996 em Caxias do Sul.
Conhecido como o Cancioneiro das Coxilhas, aos quatro anos ganhou de presente de seu pai, Fioravante Bertussi, uma gaita de quatro baixos. Com o tempo, aprendeu a tocar violão e gaita de boca. Após a realização de seus estudos na cidade de Vacaria, onde concluiu o 2º Grau, Honeyde retornou para o campo casando-se no mês de março de 1941 com Haydee Vacchi.
Em 1942 adquiriu o seu primeiro acordeon uma Todeschini de oitenta baixos. Aos oito de maio de 1942, graças a uma cheia do rio Mulada a orquestra não consegue chegar a tempo de tocar um baile de casamento na localidade onde nasceu, Honeyde foi chamado e tocou o seu primeiro baile. Em 1943 compôs a canção Cancioneiro das Coxilhas, sua música predileta. Na década de 50, junto com seu irmão Adelar, 10 nos mais novo, formou a primeira dupla de gaiteiros do Rio Grande dando início a uma saga galponeira que floresceu e dá frutos até hoje. Em 1955 lançaram o primeiro LP "Coração Gaúcho" consagrando Os Irmãos Bertussi. Daí para frente, foi um sucesso atrás do outro sendo aclamados como a melhor dupla de acordeonistas de todos os tempos.
Na Rádio Caxias todas as quintas-feiras Honeyde apresentava o programa Cancionero das Coxilhas, foi um dos pioneiros dos programas radiofônicos ao vivo. Cantava e tocava músicas regionais, sempre mostrando a rica história do Rio Grande do Sul. Incentivando o culto tradicionalista gaúcho, Honeyde Bertussi brilhantemente conduziu a história musical rio grandense, conservando, junto aos Centros de Tradições Gaúchas, o gosto pela música e pelo regionalismo.
Honeyde Bertussi foi um dos artistas mais completos do Rio Grande do Sul pois tocava bem seu acordeom, era excelente letrista e cantava com uma voz de trovão inigualável. Tive a honra de ser seu amigo pessoal e de escrever um livro autobiográfico sobre sua vida artística. Tal obra encontra-se esgotada (Léo Ribeiro).
MÚSICA BERTUSSI É PATRIMÔNIO
CULTURAL E IMATERIAL DE CAXIAS DO SUL
Durante evento realizado no Parque Mário Bernardino Ramos, antecedendo o show comemorativo do centenário de Honeyde Bertussi a obra musical dos Irmãos Bertussi foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Caxias do Sul. Os certificados foram entregues aos familiares, Paulo Bertussi, filho de Honeyde Bertussi, e Gilney Bertussi, filho de Adelar Bertussi.
Os Irmãos Bertussi foram os primeiros a gravar um "bugio" no disco Coração Gaúcho", ritmo que hoje também ganhou o status de Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Sul.

