PRETEOU O OLHO DA GATEADA
Com certeza os leitores já ouviram este ditado campeiro "preteou o olho da gateada". É uma manifestação típica do regionalismo gaúcho. Gateada, neste caso, refere-se a cor amarelada do pelo da égua. A expressão significa que o seu olho mudou de cor por alguma situação incômoda, adversa, e que pode ocasionar algum imprevisto.
É uma circunstância de risco em que o animal e o seu condutor devem empregar o máximo esforço para superar os contratempos.
No sentido figurado, emprega-se para representar algo complicado, momento em que alguém se encontra em extrema dificuldade ou em disputa muito acirrada em que as possibilidades não lhe são vantajosas. Na linguagem popular, a pessoa está numa enrascada.
Pois eu tenho uma égua que anda querendo pretear o olho comigo. Acho que não passa deste domingo. Só que sua pelagem não é gateada. É uma potranca colorada.