RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 20 de julho de 2025

 

 10ª TERTÚLIA MAÇÔNICA

DA POESIA CRIOULA

- AVALIADORES - 


Moisés Menezes

Moisés Silveira de Menezes nasceu em Lavras do Sul. Graduado em Letras Português/Espanhol, especialização em História pela UNINTER – Maçonologia - filosofia e história. Poeta, compositor, pesquisador fiel às suas origens, telúrico e atávico. 

Jurado de eventos de música e poesia é membro  da Estância da Poesia Crioula, da Casa do Poeta de Santa Maria, da Casa do Poeta de São Pedro do Sul e da Associação Cultural Zeca Blau de Quevedos. Integra a Academia Brigadiana de Letras e Academia Santa-mariense de Letras. Membro fundador da ALMEBRAS (Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil). Associado fundador da Academia de Letras da Região Central do Estado (ALERC-RS).

Em 2010 foi Patrono da Feira do Livro de Tupanciretã. Em 2011 recebeu a Medalha Mérito Cultural da APESP – Associação Pró Editoração à Segurança Pública. Em 2013 foi o poeta homenageado na Sesmaria da Poesia Gaúcha, da cidade de Osório.

Em 2016, 2018 e 2020 foi o poeta agraciado com o maior número de premiações nos festivais poéticos realizados no estado, vindo a receber o Troféu Destaques dos Festivais. Recebeu a Medalha Vargas Neto da Estância da Poesia Crioula em 2017,     mais alta honraria da poesia regional do Rio Grande do Sul.

Em 2018 foi Patrono da Feira do Livro de Lavras do Sul. Em 2024 foi Patrono da Feira do Livro de São Pedro do Sul

Sua obra está reunida em parte nos CDs Imagens do Sul e Poemas & Canções. 

Sua trajetória literária inclui, em 1985, Tapera da ilusão; Em 1989, publicou É fogo! Causos dos Bombeiros, em parceria com Gilberto Kröeff. Em 2000, publica Imagens do Sul. A sua obra Das margens do Nilo às barrancas do Uruguai – Uma viagem pela geografia do verso, ensaio histórico – poético, obteve aprovação, como tese, no plenário do Congresso Tradicionalista do MTG, em Santa Cruz do Sul, em 1998.

Em 2011 editou Tupan-Cy-Retan – Face Missioneira; Em 2012 publicou Tupanciretã-Tempo de Inconfidências. Em 2015 lançou Peregrinas Inquietudes; Ainda em dezembro desse ano editou pela Editora Rio das Letras, História do Jari, obra da qual é co-autor e organizador. Em julho de 2017 editou pela editora Rio das Letras, SÃO PEDRO DO SUL-Perfis biográficos, obra em que é organizador e co-autor. Em julho de 2019 editou pela editora Rio das Letras, SÃO PEDRO DO SUL-Perfis biográficos II, organizador e co- autor. Em 2021 lançou A.R.L.S. REMANSO -1898-2021, história da Loja Maçônica Remanso de São Pedro do Sul. Como organizador e co-autor, editou em 2021, pela editora Rio das Letras, SÃO PEDRO DO SUL-Perfis biográficos IIIEm 2024 editou San Josés de Itaquaty, obra de pesquisa histórica abrangendo as missões jesuíticas no Rio Grande do Sul e em especifico no município de São Pedro do Sul.



Osmar Ransolin

Poeta, payador, declamador e pesquisador de Fraiburgo – SC. Mestre Maçom da ARLS Filhos da Liberdade n. 125, do Oriente de Fraiburgo, filiada à GLSC. Membro da Estância da Poesia Crioula. 

Participa de festivais poéticos desde 1994, sendo premiado em praticamente todos os concursos do gênero no Sul do Brasil, destacando-se as últimas conquistas na Querência da Poesia Xucra, na Colheita de Versos, Edital Vozes da Comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina, no Festival Nacional Caminhos de Anita, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul; no Festival Catarinense de Arte e Tradição; no Concurso da Estância da Poesia Crioula; no Balseiros da Canção; no Concurso da Biblioteca Pública de Santa Catarina e na Tertúlia Maçônica da Poesia, sendo o último vencedor deste festival na Linha Maçônica.

Tem obras gravadas pelos principais nomes da música nativista gaúcha.

É pesquisador, produtor e apresentador do Podcast Confraria do Tropeiro, dedicado ao resgate e divulgação da história, do folclore, da poesia, da música e da cultura regional do Sul do Brasil.



Pedro Darci de Oliveira

Nasceu na cidade de Augusto Pestana. Poeta, Compositor, Musico, Folclorista e Historiador, autor dos livros: Sinuelo, Alma Aragana, Cotrijui e recentemente Quando a Alma Encontra o Verso.

Acadêmico da ABRIL - Academia Brigadiana de Letras; Membro da “Estancia da Poesia Crioula”; da Casa do Poeta de São Pedro do Sul.

Membro da Comissão de Cultura da UETI - União das Etnias de Ijuí; do Grupo de Professores de Danças Tradicionais Gaúchas - Fala aí Professor e da Comissão Gaúcha de Folclore.

Membro fundador da ACCAL - Associação Canto de Luz e um dos fundadores do Festival Nativista Canto de Luz. Membro da Associação Amigos do Rio Ijuí, sendo um dos fundadores do Pesqueiro da Canção.

Mentor do projeto voluntário “Uma Nota Só”, com aulas de violão em diversas escolas.

Formação na área de Folclore (Ilha Terceira dos Açores - Portugal).

Pelo seu reconhecimento foi agraciado com as comendas: Lilian Argentina (Comissão Gaúcha de Folclore) e João de Barro (MTG), entre outros tantos prêmios conquistados.