RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

SALVE O 20 DE SETEMBRO


 
Num dia 20 de setembro, após escaramuças no pontilhão da Azenha na noite anterior, os Farroupilhas adentram em Porto Alegre, tomando a capital da Província de São Pedro e dando início a épica revolução (até 11 de setembro de 1836) e posterior Guerra dos Farrapos. Bento Gonçalves da Silva entra na cidade somente no dia 22, quando o Presidente da Província Fernandes Braga, colocado neste posto pelo próprio Bento, já tinha alçado o pingo (navio) para as bandas de Rio Grande.
 
Foram quase dez anos de lutas, vitórias, derrotas e fatos heroicos que marcaram a nossa história e ajudaram a formar a nossa identidade, embora alguns intelectuais, nos dias de hoje, tentem projetar-se minimizando este passado.
 
O Governador Júlio de Castilhos, através de decreto, tornou o 20 de setembro como o Dia do Gaúcho, por isto hoje, além de festejarmos, devemos refletir sobre tudo o que aconteceu, perceber os reflexos daquelas atitudes em nossos dias atuais, pesquisar e preservar nossa história.

No mês que vem nós, gaúchos e brasileiros, temos uma nova luta. Nossas armas? Nosso voto! Não vou, aqui, entrar em questões políticas mas dizer que devemos utilizar este instrumento da melhor maneira. Vamos votar de acordo com nossa consciência para ver o que é melhor para nossos filhos, nosso Brasil e nosso Rio Grande do Sul.

Um bom feriado a todos.