RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

MTG VISITA O CEC

 

Sessão do CEC - 20/10/2021

Aceitando convite efetuado na semana passada o Movimento Tradicionalista Gaúcho, através de seu Presidente Manoelito Carlos Savaris e da Vice-presidente de Cultura Renata Pletz, participaram da sessão virtual de hoje, dia 20, do Conselho Estadual de Cultura. Foi uma reunião profícua com o objetivo de polir arestas e trazer ao Conselho as atividades desta entidade que abriga centenas de filiados em diversas partes do mundo. 

Percebi um Presidente muito seguro e convicto dos objetivos que almeja para o MTG mesmo diante das dificuldades enfrentadas. Como é natural em muitos setores nos dias atuais a bipolaridade política também atinge o tradicionalismo e saber agir nestas circunstâncias é algo fundamental. 

Na relação com o Conselho Estadual de Cultura, não é diferente. Antigamente criticavam as dificuldades de aprovações de projetos vinculados as nossas tradições. Lembram da Ciranda de Prendas e Entrevero de Peões? Hoje, incrivelmente, criticam quando as proposições são aprovadas. Eu mesmo, neste ano e meio que sou Conselheiro, relatei em torno de 30 projetos sendo que, 90% deles, voltados à cultura regional gaúcha. Festivais, rodeios, solicitações de CTGs, de artistas do segmento.... Aprovei em meus relatórios, e posteriormente com votação no Pleno, TODOS. Para mim pouco importa quem está no comando do tradicionalismo pois penso que nossa cultura está acima das desavenças pessoais. Lutava pelos eventos na gestão passada e continuo peleando agora, sem intenção de fazer média com ninguém mas tendo a visão ampla e comunitária. 

Creio que esta vinda ao Conselho fez bem aos dois. Servirá para que o MTG repense alguns rumos e para que o CEC entenda circunstâncias de determinadas proposições do Movimento.  

Parabéns a todos.