RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 5 de março de 2015

O FIM DA DANÇA DAS MEDALHAS


Somente o deputado Gilmar Sossella (PDT) distribuiu 351 medalhas

Ao que parece, terminou a farra, a politicagem, a banalização da medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta condecoração da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Por unanimidade, a Mesa Diretora da Assembleia aprovou nesta terça-feira uma série de mudanças para a concessão das medalhas. A partir de agora cada deputado poderá entregar duas medalhas por ano (uma a cada semestre). Antes, eram doze.

Além disto, a honraria não poderá mais ser distribuída ao bel prazer de cada um dos 55 deputados. Os nomes dos homenageados terão que ser aprovados pela Mesa Diretora.

Nos últimos oito anos, a distribuição foi a la farta. Mais precisamente 2,2 mil medalhas, sendo que o "campeão" da benevolência foi o deputado Gilmar Sossella (PDT) que distribuiu 351, pois, como Presidente da Assembleia, seu número era ilimitado. Neste toma lá, dá cá, mais valia a amizade do que o trabalho prestado pelo homenageado, desvalorizando aqueles que a receberam por, realmente, se fazerem merecedores.

O atual Presidente da Casa Edson Brum (PMDB) queria, inclusive, extinguir a condecoração mas foi convencido a manter com um número mínimo por parlamentar. 

Parece haver luz no fim do túnel....