RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

RESCALDOS DA 5ª TERTÚLIA MAÇÔNICA


DA POESIA CRIOULA

Tertúlia se consagra como um dos grandes eventos poéticos do Estado

Gosto muito de uma terminologia que um amigo (Jeândro Garcia) costuma usar ao tratar do gauchismo, ou do tradicionalismo, ou de qualquer "ismo" que reflita nossos costumes gaúchos: - Para dizermo-nos cultores de nossas tradições, temos que ir além de andar de bombachas e assar um churrasco! 

Pensando nisto, e na condição de coordenador da 5ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula, venho afirmar que 99% dos componentes do Grupo Tradicionalista Fraternidade Gaúcha estão indo além de botar uma bombacha e assar um churrasco. Estão contribuindo, e muito, com as tradições de nosso pago riograndense.  

Que festa linda. Que "botada", como diz o jargão da grande declamadora Liliana Cardoso que aparece na foto acima.

Foi uma noite deslumbrante, telúrica, atávica, envolvente, emocionante, enfim, foi a maior edição deste grande evento que agora caminha, devido a sua importância, para uma profissionalização em muitos de seus segmentos (fato que já ocorreu no som e na direção de palco, este ano). Mais de 500 pessoas, numa noite de acampamento farroupilha já funcionando a pleno vapor, para ouvir poesias na capital de todos os gaúchos, é algo quase que imaginável.

E que poesias. Nível altíssimo. Grandes artistas da arte declamatória do Estado se fizeram presentes no palco do Dante Barone e muitos dos 236 inscritos, que não viram seus trabalhos passarem na triagem, estavam lá, apoiando seus amigos. Os festivais de poesias tem esta característica. A amizade entre os concorrentes.

Para quem sonhou este evento (grande Irmão Silvio Bustamante) lá pelos idos de 2006 e todos os seus seguidores, tudo de uma uma forma meio amadora, ver agora no que transformou-se a Tertúlia, é um motivo de imenso orgulho. 

Quase tudo funcionou "nos trinques" e aquilo que não deu certo, vamos nos reunir e debater para tentar corrigir para a próxima edição.

Por isso venho novamente agradecer a parceirada de lei, aos de fé, do Fraternidade Gaúcha e de outras entidades que compareceram em peso, ajudando, apoiando, labutando, para transformar a Tertúlia Maçônica no grande festival que é. Ninguém é mais que ninguém. Somos fraternos, iguais e todos somos importantes neste contexto de fazer de nossa cultura algo mais que assar um churrasco (e tomar umas cervejas). 

Parabéns Patrão Paulo Moreira por tão bem conduzir nossa rapaziada!

Nos bastidores, artistas em confraternização. Da esquerda para a direita:
Jair Silveira, Carlos Omar Villela Gomes, Jader Leal, Jairo Reis, Léo Ribeiro e Pedro Junior da Fontoura