RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

terça-feira, 26 de agosto de 2014

UM CHASQUE SOBRE A TERTÚLIA MAÇÔNICA



DA POESIA CRIOULA

A Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula é um festival poético/musical projetado e desenvolvido pelo Grupo Tradicionalista Fraternidade Gaúcha, braço “gaudério” do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, com o objetivo de preservar, valorizar e difundir, de uma forma lúdica, esta arte telúrica que retrata através de versos os usos e os costumes do povo sulino, buscando nos quadros da Ordem os vates, declamadores e amadrinhadores, e integrando-os com os demais versejadores que pontilham pelas sesmarias de palcos e galpões desta querência. 

Esta vinculação Arte Real / História do Rio Grande do Sul, vem desde a sua nascença e projetou-se no cenário brasileiro através da Revolução Farroupilha onde os dois comandantes, Republicano e Imperial, eram “irmãos”. Nos referimos ao General Bento Gonçalves, de codinome Sucre e Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Talvez por isto este embate que perdurou por quase dez anos tenha sido uma guerra mais justa, mais limpa, sem as atrocidades, por exemplo, da Revolução Federalista, uma contenda entre conterrâneos rio-grandenses, onde a degola foi a marca da desonra.        

Pensando nesta interação histórica da maçonaria e da formação de nosso Rio Grande, e para dar vasa ao manancial de cultura que é produzido em nosso Estado, o Grupo Fraternidade Gaúcha, logo em sua fundação, achou por bem projetar junto a outras atividades do Piquete como a participação ativa no Acampamento Farroupilha, Baile da Fraternidade, Cavalgadas dos Irmãos do Estribo, um “diferencial” que propiciasse integrar a Família Maçônica com este Movimento de cultores das nativas tradições. O fruto desta semente é a Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula, agora em sua quinta edição, todas regadas de pleno êxito, de alegrias, de objetivos alcançados. Tanto é assim que hoje este grande e atávico encontro faz parte da Programação Oficial de Eventos da Cidade de Porto Alegre.

VENCEDORES DA 4ª TERTÚLIA 

CATEGORIA MAÇÔNICA
 1º Lugar A VERDADE PREGADA ATRAVÉS DOS SINAIS
Autor: Rodrigo Borges Bueno
Declamador: Adão Bueno
Amadrinhador: Paulo Betim

 CATEGORIA NÃO MAÇÔNICA
 1 º Lugar DA SINA DESTAS MULHERES
Autora: Joseti Gomes Soares
Declamadora: Rosana Araújo
Amadrinhador: Marcus Morais