RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O GAITEIRO "CANHOTO"



Caro" Ermão" Léo Ribeiro:

Como a lida tem me pealado praticamente a semana toda, em geral me esbaldo um pouco mais na internet aos fins de semana. Por isso, só hoje tive tempo para te enviar este chasque a fim de te parabenizar pela classificação da poesia Maçambiques, tema da 19ª Quadra Sesmaria de Osório. (não obstante, não pude deixar de observar que a representação da Estância da Poesia Crioula, nesta ocasião foi bastante expressiva.)

A outra motivação deste chasque é que neste domingo que passou, ao fazer um vistaço nos aguapés do teu blog vi as duas postagens sobre o Monumento ao Gaiteiro, instalado no Parque da Fenavinho, em Bento Gonçalves e pude perceber que, tanto eu quanto tu, talvez como guaipecas da mesma matilha, compartilhamos de igual admiração pelo belíssimo memorial.

Bueno, na primeira postagem tu te referes ao desconhecimento de quem confeccionou a estátua e na segunda, muito apropriadamente, fazes uma observação e um “desafio” sobre a percepção de um possível erro que é apresentado no monumento.

Como “yo no creo em brujas, pero que las hay ...” e para te provar minha acepção de que nada é por acaso, vou tomar um bocado do teu tempo, que também sei é pouco e portanto precioso, para te dizer que fui convidado por uma escola de ensino básico, para charlar com a piazada na semana nacional do folclore e ao preparar uns slides, não é que uma das imagens que usei foi justamente o referido Monumento, cuja história eu havia pesquisado algum tempo antes dessa ocasião.

Quando li as tuas postagens, mais uma vez fui impelido a escrever. Na primeira vez escrevi Lenço Missioneiro, na segunda, Legado a um Lanceiro negro - aliás, ambas premiadas em festivais de poesia - e agora, juntei a tua instigação com a minha pesquisa e surgiu o Gaiteiro Canhoto.

O texto é um ensaio literário, que nasceu a partir das tuas observações e também com o intuito de “matar” a tua curiosidade, bem como aproveitar a oportunidade para dar crédito ao autor da obra e principalmente, por meio da internet e da minha coluna no jornal, dar o verdadeiro valor e a merecida visualização a tão belo monumento.

Por tudo, caro Léo, me vejo na feliz condição de mais uma vez te dizer MIL GRACIAS AMIGO.
Com Gauchescas Saudações,

Juarez Cesar Fontana Miranda


Nota do Blog: O causo do Gaiteiro Canhoto, que nos foi gentilmente remetido por seu criador, o poeta e escritor Juarez Miranda, será postado neste domingo. Fraterno Abraço e obrigado pela gentileza das palavras, meu mano velho.