RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

EU JÁ IA ME ESQUECENDO.



Fizemos uma postagem em tom de brincadeira com este belo monumento em homenagem aos gaiteiros riograndenses, localizado no Parque da Fenavinho, na cidade de Bento Gonçalves, dizendo que apesar de sua grande representatividade tal memorial continha (e contém) uma incorreção. Postamos, se não me engano, na sexta-feira, e ficamos de dar o retorno, ou resposta na segunda que passou. Por isso o título desta matéria (eu já ia esquecendo...) Mas, nossos leitores, muito atentos como sempre, nos cobraram. Não é verdade meu amigo Felisberto lá de Serafina Corrêa?

Recebemos diversas considerações dos leitores sobre o que poderia estar incorreto na estátua e a mais engraçada nos chegou do grande pajador, para muitos o maior herdeiro de Jayme Caetano Braun, meu amigo Jadir Oliveira. Eis o que nos escreveu este  consagrado versejador: 


- Buenas Parceiro,

Chê, é ajeitado o monumento!

O único erros que percebi com esses meus "zóios de enxergá lunjura" é que parece que o vivente tem 6 dedos na mão esquerda.

Mas total, vai saber, daqui a pouco esse tinha mesmo, lá em Vicente Dutra, minha terrinha, tem um índio véio, seu João Galhardo, que é conhecido como João Vinte e Quatro, tem 6 dedos em cada mão e 6 dedos em cada pé. Que tal??

Abraço Meu Galo

Jadir Oliveira

Pois bueno. O que podemos observar foi o seguinte: 

O "tirador" do gaiteiro está colocado no lado direito (ou na perna errada). Sim, porque só se coloca o tirador (peça de couro que serve de proteção ás queimaduras de laços nas lides de mangueira) no lado direito - caso do gaiteiro em questão - quem é canhoto, ou seja, quem laça com a mão esquerda. Ao que parece, o gaiteiro não é canhoto, pois toca com a gaita em posição normal (teclado para o lado direito).

Resumo da prosa: O tirador do gaiteiro teria que estar do lado esquerdo (como usa o Porca Véia).

Mas isto não tira a beleza e o fundamento de tão significativa obra. Isto tudo, como disse, é apenas uma brincadeira (mas que serve de conhecimento).