RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A VERDE AMARELA NA CENCELA DO PÁTIO



Na semana passada fizemos uma postagem sobre mais uma viagem do pajador Paulo de Freitas Mendonça pela América Latina, e que a bandeira brasileira, por sua causa, iria tremular na cancela de acesso do Pátio do Payador Santiagueño Lazar Morenona Província de Santiago Del Estero, na Argentina. E, realmente, o pendão verde-amarelo fez parceria aos brazões de diversos países.  

Solicitamos ao pajador que nos fizesse um breve relato sobre sua estada nesta localidade e, de pronto, recebemos o texto abaixo. Mil gracias, meu mano velho. 

"Uma das questões tradicionais na Província de Santiago Del Estero, na Argentina, é o artista receber no pátio de sua casa aos seus admiradores. Há diversos registros de festas com grandes públicos nos pátios de artistas e talvez a manifestação mais consagrada seja a da Familia Carabajal.

Esta festa é tão tradicional que este ano contou com a presença da governadora e de um senador. Em seu pronunciamento, a governadora afirmou que desde criança frequenta com seus pais ao pátio da  vó Maria Luisa Carabajal.

Ernesto Fagundes em seu DVD Origens mostrou alguns detalhes do que é uma festa no pátio de um santiaguenho, ao fazer um documentário sobre o bombo leguero, um dos instrumentos mais tradicionais daquela província.

O payador Santiaguenho, Lazaro Moreno, há dois anos realiza um encontro de payadores para receber seus admiradores em seu pátio, na cidade de Herrera, cerca de 150 km da capital, Santiago del Estero.

Este ano, o 2º Encontro Latino-americano de Payadores contou com improvisadores da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Mais de duas mil pessoas atenderam ao chamado e vieram de diversas províncias argentinas para a festa que durou dois dias e culminou com o encontro de payadores no domingo, dia 17 de agosto. Prestigiaram a festa do payador o prefeito de Herrea  e o chefe de gabinete do Ministro da Cultura da Província de Santiago del Estero. Ambos inauguraram um monumento junto à rodovia, nas proximidades da casa do payador argentino que conta com  a imagem de uma santa, a de Lázaro Moreno e uma letra de uma chacarera de autoria de Moreno.

Nomes consagrados  da improvisação em décima fizeram o espetáculo principal do Encontro Latino-americano, Leonel Sanchez Moya e Antonio "Torito" Contreras (Chile), Cacho Marques, Cacho Artigas e Miguel Angel Oliveira (Uruguai), Lázaro Moreno, Liliana Salvat, Nicolás Membriani, Sebastian Glasberg e Santiago Vaquero (Argentina) e este seu amigo, Paulo de Freitas Mendonça (Brasil).

As bandeiras das nações ali representadas estiveram hasteadas na porteira da entrada e no centro do pátio, juntamente com uma bandeira das nações indígenas da região, conforme havíamos postado antes da viagem de Mendonça ao citar que a verde amarela ali tremularia.

As festas de pátio são tão consagradas em Santiago del Estero que importantes veículos de imprensa fazem a cobertura. O periódico El Libertador, da capital, estampou na contracapa a cobertura do Encontro Latino-americano de payadores e na página 02 a festa de Los Carabajal, com matéria de quase uma página para cada evento."