RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

sábado, 30 de abril de 2011

UM CHASQUE PRO FIM DE TARDE

Muitos leitores nos perguntam porque não abrimos espaços para comentários ao fim de cada postagem, como existe em outros blogs. È de se pensar no assunto, mas nada impede que as pessoas escrevam para nós, não só para elogios, mas também opinando aonde e como podemos melhorar, sempre no intuito de levar o melhor de nossa cultura, de uma forma transparente e elucidativa aos milhares de leitores que acessam este periódico gaudério. É o caso, por exemplo, do Lucas, lá da querida Sertão Santana.

Parabens pela qualidade do blog.

A nossa cultura gaúcha precisa cada vez mais cultivar as tradições, que são singulares, não há outro povo que conseguiu reunir, ao longo do processo histórico, tantas caracteristicas culturais diferentes juntas, e formar uma identidade tão rica como a nossa que se espressa na estirpe do próprio gaúcho.

A nossa literatura que é tao apaixonante (simples e erudita ao mesmo tempo), as nossas poesias e músicas tudo isso tão rico mas pouco reconhecido pelos filhos dessa terra e herdeiros da nossa história que carrega tantos sonhos.

Ao mesmo tempo que deixo meu reconhecimento pelo trabalho magnânimo e único do blog espero que o trabalho se enriqueça cada vez mais com dicas de literatura gaúderia, mais artistas (músicos) e mais personagens que escreveram a nossa história.

Um forte "quebra-costelas a todos"

Atenciosamente:

Lucas J. Naibert (estudante de ciência politica)
Sertão Santana-RS

Valeu, Lucas!

A FRASE (INFELIZ) DA SEMANA

"TODO MUNDO MORRE, PORQUE UM SIMPLES CANTOR NÃO PODE MORRER?"

Comentário para o Jornal do Brasil (digital), sobre a morte do cantor Rui Biriva, assinado como Padre José, de São Borja.

Blog: este comentário nós descobrimos navegando na internet ao pesquisarmos sobre a morte do cantor Rui Biriva. Gostaríamos de saber da autenticidade do autor, ali descrito, como Padre José, de São Borja (meus amigos poetas e escritores Israel Lopes e Ramão Aguilar, aí de São Borja, poderiam me ajudar).

Não foi uma frase retirada de um contexto, de um sermão. É isolada, oque piora seu teor.

Não precisa alguém nos dizer que todo mundo morre. É a única coisa certa que temos. Contudo, a morte não é a mesma para todos e até já fiz versos sobre isto:

Me digam quem sente falta
de algum bandido ou ladrão?
Quem é que guarda paixão
por quem mata e quem assalta?
Bem no fundo o peito exalta
o tombar de um calaveira!
- Lá se vai mais um porqueira,
a gente fala brincando
quando um destes vai cruzando
a cancela derradeira!

O que podemos dizer sobre a infeliz frase é que, sendo ou não sendo padre, a falta de sensibilidade foi muito grande!

O RIO GRANDE ENVELHECEU. QUE BOM!

Novos dados do IBGE divulgados ontem mostram o RS com mais idosos, menor número de crianças e segundo prognósticos, nosso Estado pararia de crescer daqui a, no máximo, 20 anos. Seria um Rio Grande ao estilo europeu e ponta de lança de uma tendência nacional. Pelo menos 9,3% (a média brasileira é 7,38%) de seus quase 10,7 milhões de habitantes têm 65 anos ou mais. Vejam o gráfico.

POPULAÇÃO COM 65 ANOS OU MAIS

1º - Rio Grande do Sul – 9,3 %
2º - Rio de Janeiro – 8,93 %
3º - Paraíba – 8,54 %
4º - Minas Gerais – 8,14 %
5º - São Paulo – 7,84 %
6º - Ceará – 7,59 %
7º - Rio Grande do Norte – 7,55 %
8º - Paraná - 7,55 %
9º - Piauí – 7,46 %
10º - Pernambuco – 7,38 %

O que chama a atenção é que, apesar de se consolidar como o mais velho do país, o Rio Grande do Sul ainda não tem a melhor expectativa de vida. Isto porque, segundo o coordenador do censo no estado, Ademir Koucher, os gaúchos contabilizam muitas mortes na faixa dos 60 aos 69 anos. A explicação, para koucher, é cultural. Por trás, estariam hábitos nada saudáveis, como o churrasco gordo, o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas.

Fonte: Juliana Bublitz

sexta-feira, 29 de abril de 2011

ME ACUDAM, CONTABILISTAS

Além do João Alberto, que está muito ocupado, tem algum leitor do blog que seja guarda-livro e possa me dar uma informação?

Pergunto porque hoje é o último dia para entrega da Declaração do Imposto de Renda e eu, metido como rato em guampa, resolvi fazer a minha (declaração).

E até que vinha bem, tranqüilo igual faca em melancia (até porque não tenho muito pra contar), quando travei as "junta" num item do fomulário.

Ali onde fala em meus Dependentes. Como faço para relacionar os Deputados?

AGENDA GAUDÉRIA

A partir desta data, todas as sextas-feiras, estaremos publicando um post intitulado Agenda Gaudéria, visando divulgar eventos tradicionalistas de cada fim de semana. Mandem-nos material pelo e-mail: blogdoleoribeiro@hotmail.com que divulgaremos seu evento com o maior prazer.

SEXTA-FEIRA, dia 29 de abril

Filmagem Os Senhores da Guerra – Gravataí, RS

Cristiano Quevedo - ás 22 h no Boteco Tchê. Rua José do Patrocínio 885, Cidade Baixa, Porto Alegre

Sexta Gaudéria no CTG Raízes do Sul - ás 20 h Curso de Danças e após fandango. Rua São Domingues 89, Porto Alegre

Os Monarcas - Baile no Salão Paroquial da localidade de Taquaruçu de Cima SC

SÁBADO, dia 30 de abril

Filmagem Os Senhores da Guerra – Gravataí, RS

II Festival Juvenil da 1ª RT - a partir das 10 h, no CTG Aldeia dos Anjos, Rua Adolfo Inácio Barcelos 1553, Gravataí, RS.

Cavalgada da Chama Itinerante de Viamão – ás 08 h saída do Piquete Santo Expedito rumo ao Piquete Aporreados Por Natureza.

Jader Leal - ás 22 h – lançamento do CD Depois dos Mates – Boteco Tchê

Os Monarcas - 16 hs - Carlos Barbosa, RS, Expoclara - 22hs 30 min Caxias do Sul, RS, Salão Paroquial Santa Lúcia do Piaí.

DOMINGO, dia 01 de maio

Programa Galpão Crioulo – ás 6h 30 min – RBS TV canal 12

Programa Galpão Nativo – ás 10 h – TV E canal 7

Programa Fogo de Chão – ás 12 h – Ulbra TV canal 48

Filmagem Os Senhores da Guerra, Gravataí, RS

II Festival Juvenil da 1ª RT - a partir das 10 h, no CTG Aldeia dos Anjos, Rua Adolfo Inácio Barcelos 1553, Gravataí, RS.

Show do Trabalhador – Praça dos Patinhos, Alegrete, apresentações gauchescas e espetáculo de Cristiano Fantinel e de Edson Vargas

Almoço Rodízio de Massas no CTG Raízes do Sul, Rua São Domingues 89, Porto Alegre – 12 h, R$ 12,00 por pessoa Inf: (51) 84386638 com Anderson

Mano Lima – ás 20h 30 min no Parque da Fenamilho, em Santo Ângelo.

Cavalgada da Tala - Saída as 10 h da praça central de Belém Velho, Porto Alegre

Costelão Na Vala – ás 12 h no Seminário São José, Cascavel, PR – 550 kg de costela inteira.

Fontes:
Hilton Araldi
Valdemar Engroff
Blog Prosa Galponeira

O TEXTO E A IMAGEM

Nosso blog tem uma característica: é a de, sempre que puder, ilustrar um texto com uma imagem referencial. Ajuda no "conjunto da obra". Pois no dia 26 deste abril que já dá um até logo, postamos sobre a importante presença do pajador riograndense Paulo de Freitas Mendonça na Criolla Del Prado, festividade na República Oriental do Uruguai que visa preservar e promover a cultura gaucha sem fronteiras.

Naquela postagem falamos do importante encontro que o Mendonça, junto com outros pajadores participantes do evento, tiveram com José Mujica, Presidente do Uruguai, para debater e prosear sobre esta bela arte do verso pajadoril.

Mas nos faltava um registro, um "flagrante", como diz o Paixão, de tão importante momento. Contudo, quem tem padrinho não morre pagão e se faltava uma chapa, agora não falta mais. Aí está a foto testemunhando tal momento (o presidente Mujica está de camisa branca e Paulo Mendonça, de verde) que demonstra a preocupação e o gosto deste mandatário pelo versejar de improviso.

O FUTURO É DE BOMBACHA

O menino Adolfo (foto acima) filho do meu amigo e Patrão do Grupo Pura Cepa, Arão Scheidt, piá que até ontem mal e mal acariciava uma voz trocada (gaita botoneira) já está fazendo espetáculos e levando admiradores aonde se apresenta. Fãs de carteirinha de Porca Véia, Gildo de Freitas, José Claudio Machado, Os Bertussi e artistas de "Pura Cepa", os Scheidt (o Adolfo tem mais dois irmãos que também tocam), com certeza, deixarão seus nomes gravados na historicidade musical gauchesca. Detalhe: o "gaúcho" Adolfo e toda sua família são catarinenses

Lembro como se fosse hoje (e lá se vão mais de 15 anos) quando eu morava ali no Bom Fim, em Porto Alegre, e tocou o interfone do apartamento. Lá embaixo era o Arão, que tinha vindo de Florianópolis para visitar o túmulo do Honeyde Bertussi no cemitério da Mulada. Aproveitou a olada para me conhecer. Quando subiu as escadas, de chapéu tapeado, tirador e um par de esporas preso ao cinto eu pensei comigo: - Quem é este índio, meu Deus do céu? Era o Arão. Pai dedicado, catarinense de sangue e gaúcho de coração, agora enxergando nos filhos todo o amor que dedicou pelos costumes do Rio Grande do Sul. Parabéns Arão, parabéns Adolfo, parabéns tradição gaúcha!

GRITOS DO QUERO QUERO

Flávio, Ary e Valdemar

“Sou grito do quero-quero / No alto de uma coxilha / Sou herança das batalhas / Da epopeia farroupilha..”. Foi com estes versos de Iedo Silva, que no último sábado, nos estúdios da ZYU 395 – Rádio Acácia FM 87.9, com o costado do diretor Flávio Alves, se reencontraram à frente dos microfones Ary Fialho e Valdemar Engroff, para comandar novamente o programa Gritos do Quero-Quero, um dos programas de maior audiência desde o seu surgimento na emissora, quando era de responsabilidade dos CTGs Amaranto Pereira e Chilena de Prata. Como naquela época, o programa vai primar pela tradição gaúcha, na divulgação dos chasques, na música, nas entrevistas e nos programas especiais. O programa vai animar a gauchada das 8 às 10h todos os sábados.

DIONÍSIO COSTA E GRUPO TRANCAÇO

Para saber mais visite www.grupotrancaco.com

CAVALGADA DE PRENDAS DO PARANHANA

quinta-feira, 28 de abril de 2011

LUIZ MARENCO NO PARANÁ

Dia 29 - Foz do Iguaçu - PR
Recanto Gaúcho - Rua Oscar Genehr, n. 150 - às 22h

Dia 30 - Ponta Grossa - PR
Rodeio Crioulo de Ponta Grossa - Centro de Eventos Cidade de Ponta Grossa
Rua Margarida, s/n, Núcleo Habitacional Santa Terezinha - pós 24h

Escritório de Produção Mariana Ferreira
(53)9963.0391/8113.4124

Produção Executiva de Luiz Marenco
www.luizmarenco.com.br
contato@luizmarenco.com.br
mariana@rockembach.com.br

LETRA VENCEDORA DA 40ª BARRANCA

Com exclusividade para nossos leitores trazemos a letra da canção vencedora, entre mais de 30 concorrentes, da 40ª Barranca, festival que ocorre num pesqueiro na costa do Rio Uruguai (foto) a 13 km do centro de São Borja.

Os compositores de letra e música, Edgar Paiva, Jauro Gehlen e Glênio Vieira fazem parte do Grupo Nativista Os Qüeras, de Passo Fundo.

Nota: O tema das composições é sorteado na sexta-feira santa e as composições são apresentadas pelos concorrentes no sábado. O mote deste ano foi: - que se preserve a raiz, mas que se renove a flor


PRA QUEM PLANTOU MINHA RAIZ
(Edgar Paiva / Jauro Gehlen / Glenio Vieira)

Quem plantou minha raiz
Sabia de terra e lua.
Mão boa prá sonho e planta,
Me plantou numa barranca
Que hoje é minha e que é tua.

Quem sabe eu traga na alma
Uma energia que é Santa...
Flor é filho generoso,
Que deixa o pai orgulhoso
A cada nova Barranca!

A partida de um Barranqueiro
Se traduz pela flor que cai...
E por menos linda que fosse
Deixa seu perfume doce,
Sobre as águas do Uruguai.

Vão-se muitas estações
E a Raiz fica plantada,
Nutrindo com a mesma seiva
Outras flores perfumadas.

VAMOS LÁ, INDIADA, A TODO O GALOPE!

O toque do meu celular é um relincho de cavalo, regalo do meu Irmão João Alberto. Quando toca (relincha) todo mundo fica me olhando. Não sei se fazem alguma ligação de mim com o toque...

Mas bueno! Fazem segundos que meu sem fio relinchou. Do outro lado da linha era o Dr. Nilson de Oliveira Rodrigues, Presidente da Ordem dos Cavaleiros do Brasil pedindo um auxílio do Blog, que eu transformo em convocação.

É o seguinte:

Neste final de semana continuam, em Gravataí, as gravações do longa metragem de Tabajara Ruas, Os Senhores da Guerra e estão previstas as tomadas de batalhas de a cavalo entre chimangos e maragatos.

Ocorre que tais cenas precisam de, no mínimo, 600 cavaleiros e, até o momento, não se reculutou 200. Então, meus amigos de Gravataí, eu sei que por aí a gauchada é de fé. Tem dezenas de hospedarias de cavalos e a parte campeira da 1ª Região Tradicionalista por estas bandas é muito forte. Vamos procurar o pessoal encarregado das filmagens (que já estão há vários dias acampados por aí) e vamos participar.

Fraterno Abraço a todos.

POSTAMOS PORQUE GOSTAMOS

Nosso blog, como todos os leitores sabem, é 99% voltado para a cultura regional gaúcha. Contudo, por vezes, fugimos deste paradígma e enveredamos por searas nacionais e universais como é o caso desta postagem reproduzindo uma publicação de domingo, dia 24/4, no Jornal O Globo, escrita por Gil Cordeiro Dias Ferreira.

Na verdade, tal postagem tem tudo a ver com nosso Rio Grande Velho, outrora considerado o Estado mais politizado da nação.

Eis a publicação:

Que venha o novo referendo pelo desarmamento. Votarei NÃO, como da primeira vez, e quantas forem necessárias. Até que os Governos Federal, Estaduais e Municipais, cada qual em sua competência, revoguem as leis que protegem bandidos, desarmem-nos, prendam-nos, invistam nos sistemas penitenciários, impeçam a entrada ilegal de armas no País e entendam de uma vez por todas que NÃOlhe cabe desarmar cidadãos de bem.

Nesse ínterim, proponho que outras questões sejam inseridas no referendo:

• Voto facultativo? SIM!

• Apenas 2 Senadores por Estado? SIM!

• Reduzir pela metade os Deputados Federais e Estaduais e os Vereadores? SIM!

• Acesso a cargos públicos por indicação de politicos, e o fim do nepotismo? SIM!

• Reduzir os 37 Ministérios para 12? SIM!

• Cláusula de bloqueio para partidos nanicos sem voto? SIM!

• Fidelidade partidária absoluta? SIM!

• Férias de apenas 30 dias para todos os políticos e juízes? SIM!

• Ampliação do Ficha-limpa? SIM!

• Fim de todas as mordomias de integrantes dos três poderes, nas três esferas? SIM!

• Cadeia imediata para quem desviar dinheiro público? SIM!

• Fim dos suplentes de Senador sem votos? SIM!

• Redução dos 20.000 funcionários do Congresso para um terço? SIM!

. Fim do financiamento público das campanhas? SIM!

• Fim do horário Eleitoral obrigatório? SIM!

• Maioridade penal aos 16 anos para quem tirar título de eleitor? SIM!

Um BASTA! na politicagem rasteira, suja, da pior espéciei que se pratica no Brasil? SIM!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

NÃO POSTAMOS PORQUE NÃO GOSTAMOS

Caros leitores.

Não sei se vocês já viram, mas eu já recebi seis mensagens com o mesmo teor. É um e-mail que circula por aí intitulado Pisaram no Pala (Carta de Protesto).

Não se sabe bem a autoria da citada "Carta de Protesto". O primeiro e-mail que recebi me veio endereçado de Caxias e dava conta que seu autor era um declamador, que conheço bem. Não vou citar seu nome pois não temos a certeza da autoria.

As outras cinco mensagens, todas através de e-mail, davam a autoria para um professor da Universidade de Pelotas, do Departamento de Fisiologia. Também preservaremos seu nome.

Muitos amigos que me remeteram o citado e-mail me questionaram o porque de não postarmos em nosso blog tão "relevante documento" que vem em defesa do tradicionalismo, se parando mais importante até que a Carta Testamento de Getúlio Vargas (brincadeira nossa).

E o blog responde: Não postamos porque não gostamos.

Até concordamos, em parte, com o teor do escrito que fala do pouco espaço dado aos artistas gaúchos por nossos meios de comunicação. O que não afinamos e não gostamos se relaciona a forma de expor estes pensamentos.

Não acreditamos que um declamador, pessoa sensível, ou um professor universitário tenham escrito tal documento utilizando-se de terminologias tão chulas.

Abaixo, em letras grifadas, apenas alguns fragmentos da extensa carta e, em seguida, a nossa opinião sobre cada frase extraída do texto (sem prejudicar o contexto), achando que não é desta maneira que conseguiremos o que, realmente, nos falta.

...Tá bem que o Neto Fagundes não tem o mínimo carisma e aínda mais com aquele rabinho de cavalo ridículo...

blog: não concordamos que o Neto não tenha carisma. Ao contrário. Quanto ao seu estilo, cada qual é dono de si e temos que respeitar, até porque nosso gaúcho primitivo sempre foi barbudo e melenudo, não é verdade meu amigo Glênio Fagundes?

...Porquê será que pra promover o Planeta Atlântida com seus freqüentadores maconheiros, bêbados e viciados de todo tipo tem espaço?...

blog: Nem todos os freqüentadores do Planeta Atlântida são maconheiros, bêbados e viciados, e tais predicados existem, também, no tradicionalismo.

...Mesmo o pessoal dos CTGs, nosso último reduto cultural, hoje em dia só ouve atualmente música gaúcha de baile e que... convenhamos, é péssima...

blog: Que música você queria ouvir em um CTG?

...Me enoja aquelas materiazinhas da RBS na Semana Farroupilha (daí eles lembram e fazem um circo!!!), mandam aqueles apresentadoras bunda mole...

blog: Apresentadoras bunda mole? Com linguagem assim não tem debate!

...Não conhecem nada, não entendem porra nenhuma e não ficam nem envergonhados de se dizerem gaúchos...

blog: Não entendem porra nenhuma? Idem a resposta anterior!

41ª CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS

Nesta terça-feira, o prefeito municipal de Passo Fundo, Airton Lângaro Dipp, recebeu a visita da coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galiazzi, e do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, que na oportunidade estavam acompanhados pelo secretário de Desporto e Cultura Alex Necker. Aproveitando o momento, foi apresentado ao prefeito a programação da 41ª Ciranda Cultural de Prendas.

Gilda contou que esse evento, que vai reunir as 30 regiões do MTG, com cerca de 90 candidatas, é uma espécie de “vestibular tradicionalista feminino”. A Ciranda acontece no CTG Lalau Miranda e no Campus da Universidade de Passo Fundo.

De acordo com o secretário Necker, depois do Enart, esse é o maior evento cultural na área do tradicionalismo no Estado do Rio Grande do Sul. A 41ª Ciranda Cultural de Prendas, que está sendo organizada pela 7ª Região em parceria com a Prefeitura Municipal, acontece no município entre os dias 26 e 28 de maio.

Também estava presente na apresentação da programação, além de integrantes do movimento, a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, a passo-fundense Adriane Rebechi Rodrigues.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMPF
Colaboração: Hilton Araldi
Foto: Hermano Favero

DANDO ÁGUA À FACEIRICE

Embora não sendo um jornalista de profissão, na lida da escrita aprendi que existe a hora, o "time" certo de uma postagem ser publicada. Por isto não adianta postarmos uma matéria com três meses de antecedência porque os leitores acabam esquecendo.

Da mesma forma, depois de muito tempo passado o evento, a matéria perde o impacto, a novidade.

Contudo, hoje abrimos uma justificada exceção em função de que ontem a matéria jornalística do dia foi, inegavelmente, a morte do querido Rui Biriva. Mas também ontem, nosso Blog completou a marca de 80 mil acessos em um ano e dois meses de atividade. Somente no dia 26 (muito em função das escritas sobre o Rui), 762 pessoas bombearam nosso periódico gaudério, o que, convenhamos, para um blog com público alvo de certa forma restrito (existem blogs com temáticas universais), é muuuuuuuuito bom!

Mil gracias a todos os queridos leitores e agora deixa eu dar um pouco de água para minha faceirice.

MENDONÇA EM LA CRIOLLA DEL PRADO


O verso pajadoril, onde Jayme Caetano Braun foi a grande luz, tem em nosso Estado valorosos representantes. Dentre estes, Paulo de Freitas Mendonça (a direita da foto, pajando com Adão Bernardes). Mendonça é um guerreiro que ergueu o estandarte do poema de improviso na métrica Espinela e recorre os continentes versejando as coisas de nosso pago e, pelo seu vasto conhecimento, andeja na rima com a mesma facilidade ao retratar toda a América Latina.

Pois há pouco tempo o Mendonça, representando nosso Rio Grande Velho, participou de la criolla del prado, festival que cultua a cultura gaucha, lá pelas bandas do Prata. Paulo, ao lado de outros pajadores da Pampa Gaucha, foi chamado pelo presidente da República Oriental do Uruguai José Mujica, num encontro de aproximadamente 40 minutos onde debateram sobre as questões culturais dos países presentes.

O maior jornal do Uruguai, El Pais, (ao contrário dos periódicos daqui), cedeu vasto espaço para o evento que irmanou nações através do verso. Eis fragmentos do que escreveu El Pais:

PRESIDENTE ENTENDIDO. El brasileño Paulo de Freitas Mendoza y el argentino Juan Alberto Lalanne también participan de la Criolla desde hace "muchos" años y aseguran que es "un lugar de encuentro con otros colegas de América". "El Prado se está transformando en el centro de la poesía oral improvisada en el Sur de América", dijo de Freitas Mendoza.

Los seis payadores almorzaron, el pasado viernes, con el presidente de la República, José Mujica y la intendenta de Montevideo, Ana Olivera.

Los cantores aseguraron que el encuentro fue un "reconocimiento" de parte de las autoridades uruguayas a la cultura popular.

"Mujica es un hombre culto que entiende mucho de las raíces culturales de su país y que está muy conectado con las cuestiones del pueblo", afirmó el payador brasileño.

Los cantores dicen que Mujica es un entendido del canto payadoril. "Cuando le hablé de Jayme Caetano Braun (máximo payador brasileño) le brillaron los ojos. También, durante la charla él citó frases de José Hernández", comentó orgulloso de Freitas Mendoza.


Vejam a reportagem completa acessando:

http://www.elpais.com.uy/110424/pciuda-562000/informe/payadores-de-toda-america-en-la-criolla/

SHANA MÜLLER VENCE AÇORIANOS

A cantora Shana Müller, vencedora como Intérprete Feminina nos Destaques da Década, de nosso Blog, deverá aumentar seu largo e simpático sorriso hoje a noite, onde se apresenta na Livraria Saraiva do Shopping Práia de Belas.

É que ontem a noite ela saiu-se vencedora na categoria Melhor Disco Regional do 20º Prêmio Açorianos de Música, pelo CD Brinco de Princesa. A festa ocorreu no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. Paulinho Fagundes recebeu o prêmio de Melhor Arranjador, pelo CD Pedra Moura.

Há tempos estou em débito com os leitores do Blog (e comigo mesmo), em relação a uma matéria sobre a Shana Müller, esta cantora que canta e encanta quem gosta da música de bom gosto. Parabéns Shana!

terça-feira, 26 de abril de 2011

RUMANDO ÁS SESMARIAS DO INFINITO

Caros leitores.

Acabo de chegar das encomendações do corpo do cantor Rui Biriva na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Foi um dos atos mais emocionantes que já presenciei. Por ali tivemos a certeza do quanto o "Tchê Loco" era (e é) querido. Artistas, políticos, familiares, fãs anônimos, numa comoção de fazer tremer as colunas.

E o Rui ali, de sorriso no rosto, com as bandeiras do Rio Grande e do seu clube do coração estiradas como palas sobre seu caixão (muitas vezes topei como o Rui e com o Daniel Torres pelas noites frias do estádio Olímpico).

Conversei com o Teixeirinha Filho e lembrei-me do velório de seu pai, o saudoso Vitor Mateus Teixeira. As similitudes eram enormes...

Mas a vida continua para nós, pobres mortais.

Demos, então, seqüência ao nosso blog com esta bonita manifestação do César Oliveira.

Mais abaixo, algumas divulgações de espetáculos do próprio César, do Rogério, do Joca Martins e da Juliana Spanevello. Não esquecendo que amanhã tem show da carismática Shana Müller.

E agora... vou me recompor! Até amanhã.

HOMENAGEM A RUI BIRIVA

POR CÉSAR OLIVEIRA E ROGÉRIO MELO


Cantar é preciso...

...para viver e amar

Um cantor, trovador, instrumentista... um artista, muitos dizem que são seres humanos que estão mais próximas de Deus, se é mesmo, não sei, quem sabe um dia saberei...

Sei sim, que estes são na vida terrena abençoados com o dom de encantar, de levar alem fronteiras a língua que o mundo todo se identifica, escuta, aplaude, chora, ri... extravasa. Este dom para muitos é dado em demasia, outros menos, mas poucos o respeitam e usufruem, pois não possuem a sapiência de que este dom não é seu e sim da vida, do mundo.

Quando um destes “seres de luz” se destaca, ele destaca a força divina, ele representa através deste dom, a natureza, os povos, a angustia de muitos e a alegria de tantos. É certamente um mensageiro que sustenta a magia de corações apaixonados e acalanta a tristeza de corações mutilados...

É um mensageiro que em segundos atravessa oceanos, e entrega através da sonoridade de seu dom, seu comunicado.

Sendo assim, te peço amigo Rui: Entrega lá em riba esta mensagem do povo Riograndense:

- “Patrão”, esta chegando em sua estância um peão deste Rio Grande, um Gaúcho guerreiro que através do canto desbravou e elevou nossa pátria. Ele chegará com um riso largo, jeitão pacholento, facilita toma conta e forma um fandango e ao encontrar São Miguel, é capaz de “prendê” o grito: - Tchê loco!!!! Por onde andastes??? Peleador como tu não se viu.... Mas não se assuste, ele é assim mesmo, por onde passou deixou alegria, amigos, admiradores e eternos seguidores. Foi um desbravador que abriu picadas para muitos que hoje percorrem o mesmo caminho que seus pés socaram o trilhado.

- Este “peonaço” deixou saudades meu “Senhor”, mas nos deixou sua mensagem, de paz, alegria de vida e de luta pela mesma.

- Ele é um exemplo de respeito pela vida, a qual devemos viver intensamente, pois é curta e se acaba. Deixou a mensagem de que devemos cuidar dos nossos e dos outros também... e ele soube muito bem realizar tal tarefa.

- Bueno, só te peço mais uma coisinha.... - Vez por outra “Patrão”, envia-nos noticias deste “amigaço”, quem sabe através de um raio de sol tão embriagado de luz como seu sorriso, ou que sabe num sopro de vento que traga a sonoridade de sua voz, e junto dela a mensagem que diz:

- Cantar é preciso... para ser eternamente vivo.

Obrigado amigo Rui Biriva por toda alegria que nos deixastes, agora por favor alegra este “Patrão” que esta tristonho com seu povo, mas diz pra ele que sempre nos resta esperança, e tu nos ensinastes isso.

César Oliveira

ENTREVERO CULTURAL NO BARRA

Bom dia!
Envio um informativo sobre a nova edição do projeto Entrevero Cultural.

Desde já obrigada pela atenção.

Cordialmente,
Mariana Pires
Asse.Imprensa & Produção Executiva
Fone: 51. 9822.9151
www.cesarerogerio.com.br
www.twitter.com/cesar_rogerio

Entrevero Cultural com César Oliveira & Rogério Melo, Joca Martins e Juliana Spanevello

César Oliveira & Rogério Melo e Fnac Porto Alegre convidam para o lançamento do projeto “Entrevero Cultural 2011”. Ampliando a proposta do evento que conquistou público cativo em 2010, o dueto passa a receber convidados para falar de diversas áreas da Cultura Tradicionalista, abrindo espaço para outras manifestações além da música. Os encontros seguem sendo realizados a cada dois meses, sempre com direito à canja musical, que nesta edição fica por conta dos cantores Joca Martins e Juliana Spanevello.

Dia 28/04, quinta-feira, às 19h30, no Fórum Fnac (Barra Shopping Sul) - EVENTO COM ENTRADA FRANCA

AMANHÃ TEM SHANA MÜLLER NA SARAIVA



NOSSO BLOG ESTÁ DE LUTO

A TERRA CHORA QUANDO UMA ESTRELA FALECE (Léo Ribeiro)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

MORRE O CANTOR RUI BIRIVA

Neste exato momento (são 23h 31min) recebo mensagem no celular. É meu amigo Jairo Reis me dando conta do falecimento do cantor Rui Biriva, 53 anos, na noite de hoje, ás 22h 45 min. Rui Biriva, o "Tchê Loco" era apresentador do programa Paralelo Sul da TVE e intérprete multi premiado em festivais nativistas. Uma de suas composições mais destacadas foi Castelhana, em parceria com Elton Saldanha.

Rui Biriva nasceu em Horizontina como Rui da Silva Leonhardt. Filho de Adalíbio e Malvina, pequenos agricultores, Rui era o caçula de outros três irmãos. A partir dos 12 já participava dos festivais estudantis de música. Aos 14 anos conquistou seu primeiro prêmio, o 3° Festival Estudantil da Canção (FEC), da cidade de Três de Maio, interpretando a música "Good Bye My Love Good Bye", de Demmis Roussus. Foi lá que entrou para seu primeiro grupo musical, o Magia Som, conjunto de covers que interpretava músicas de nomes como: Led Zeppelin, Yes, Deed Purple, Elton Jonh e Rod Stewart. Apresentavam-se, principalmente na região de Santa Rosa.

O sucesso e o apelido, Biriva, vieram na década de 80. Em 1981 foi convidado pelo prefeito de Horizontina, Irineu Colato, seu professor na escola, para virar seu assessor em Brasília, depois que este se elegeu deputado federal. Logo depois, porém, o músico desistiu de trabalhar na capital federal, e pediu para ser transferido para Porto Alegre. Na Assembléia Legislativa, foi convidado a interpretar a música Birivas, na 4ª Seara da Canção, em Carazinho, em 1984. Aliada à interpretação do cantor, a composição vence a linha Galponeira do festival, e Biriva leva o prêmio de melhor intérprete do evento e o novo batismo, com seu nome associado à canção.

Rui Biriva estava internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde o dia 14 de abril para tratar de um tumor no intestino. O velório acontecerá na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

TRADICIONALISMO-PATRIMÔNIO IMATERIAL


Hoje, às 10 horas, no Gabinete do Prefeito de Porto Alegre José Fortunati, aconteceu na presença de vários tradicionalistas o anúncio oficial do encaminhamento do processo de tombar o tradicionalismo e suas manifestações como Patrimônio Imaterial, por vontade da Prefeitura representada pela Secretaria de Cultura .

Tal ação de repercussão nacional só pode ser feita a pedido do Executivo ou Secretaria de Cultura do Município de Porto Alegre, tudo de acordo com a Lei Nº. 9570 de 03 de agosto de 2004 de Porto Alegre, que em seu:

Art. 1º Fica instituído o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural do Município de Porto Alegre.

§ 1º O registro referido no "caput" far-se-á em livro que conterá:

I - o Registro dos Saberes, no qual serão inscritos conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano da comunidade;

II - o Registro das Celebrações, no qual serão inscritos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social;

III - o Registro das Formas de Expressão, no qual serão inscritas manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas;

IV - o Registro dos Lugares, no qual serão inscritos mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços em que se concentram e reproduzem práticas culturais coletivas.

Estiveram presentes os seguintes tradicionalistas: Erival Bertolini - Presidente do MTG, Nairoli Calegaro - Coordenador da 1ª RT, Waldir Secchi - Vice-coordenador da 1ª RT, Paulo Roberto Cavalheiro de Souza -Vice-presidente Admnistrativo do MTG, Marcos Vinicius Falcão Ferreira -Vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha do MTG, Sérgio Veríssimo - Presidente da AATF, Copinaré Acosta - líder comunitário e tradicionalista, Paulo Guimarães - tradicionalista, Marisa A. Guimarães - tradicionalista, Natália Moreira - 2ª Prenda Juvenil da 1ª RT, além dos Gestores públicos Secretário de Cultura Sergius Gonzaga e Vinicius Brum, Secretário Adjunto da Cultura.

Histórico da ação:

Tudo começou dia 02 de julho em uma Audiência Pública feita pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre, nas dependências do CTG Vaqueanos da Tradição, onde foi debatida a situação e permanência do CTG nas proximidades, pois teria que desocupar o espaço ocupado para a construção da Arena do Grêmio.

Nesse dia, nas defesas do CTG Vaqueanos da Tradição foi usado a Lei Estadual Nº 12.748, DE 11 de Julho de 2007.

(publicada no DOE nº 131, de 12 de julho de 2007) , que Declara integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul o Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG.

A partir daí surgiu a idéia entre Copinaré e Guimarães de encaminhar também em nível municipal uma lei que fizesse o mesmo e o Vereador Tarciso Flecha Negra, presente na audiência pública prontamente acolheu a nossa ideia.

Encaminhado o Projeto, passado e repassado por todas as comissões, todas aprovando o teor do projeto, foi finalmente aprovado pelos vereadores e encaminhado ao prefeito para ser sancionada.

A Prefeitura Municipal entendeu por suas razões, que deveria ser feito algo maior e a partir daí após algumas reuniões entre Guimarães, Copinaré, Tomazzini e Nairoli ficou acertado que seria iniciado o processo para tombar como Patrimônio Imaterial o tradicionalismo e suas manifestações e não somente o Acampamento Farroupilha como era a idéia inicial.

Em Porto Alegre, somente a Feiras do Livro e a Festa de Navegantes são tombadas como Patrimônio Imaterial da cidade.

A 1ª RT está encarregada de completar o processo para que após seja encaminhado ao COMPACH( Conselho Municipal do Patrimônio Histórico) para aprovação e posteriormente ao MINC.

Colaboração: Cândido Brasil. Presidente da Estância da Poesia Crioula

VOLTEANDO DATAS

No dia 25 de abril, do ano de 1961, morre em Porto Alegre, Antônio Augusto Borges de Medeiros, líder dos Chimangos na revolução de 1923 e motivo do livro Antônio Chimango, poemeto campestre e satírico de Ramiro Barcelos. Saiba mais sobre Borges de Medeiros, o Gaúcho que mais tempo governou o Rio Grande, clicando no link "Grandes Vultos", á esquerda de nosso blog.

CLASSIFICADAS PARA O MARCO DA POESIA


Prezados amigos,

Reunidas a Comissão Organizadora e a Comissão Avaliadora do I MARCO DA POESIA PAMEPANA, durante este sábado, o dia 23/04/2011, definiu-se a listagem dos dez poemas selecionados para irem a palco e constarem no CD do festival.

Desde já parabenizamos a todos os participantes, ressaltando o alto nível dos trabalhos inscritos e o fato de que foi extremamente difícil proceder a esta seleção.

Os autores dos poemas classificados são os responsáveis pelos trabalhos e deverão encaminhar a documentação necessária à autorização oficial de direitos de gravação e publicação.

Eis a lista definida pelos jurados Anomar Danúbio Vieira, Fábio Malcorra e Edílson Villagran Martins, já em ordem de apresentação definida por sorteio realizado pelos avaliadores:

Poema / Autor / Cidade que o trabalho representa

1- AOS AVÓS (Vinícius Nardi) / Bento Gonçalves;
2- HOMEM-CAVALO: CENTAURO (Adão Vargas Dias)/ Soledade e Alegrete;
3- HOMEM-GUITARRA (Raul Sartor Filho) / Bento Gonçalves e Porto Alegre;
4- UM BREVIÁRIO PARA O VERSO (Adriano Medeiros) / Uruguaiana;
5- O RETRATISTA (Mathias Moura/Luciano Salerno)/ Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Veranópolis;
6- DON FERMINO (Rodrigo Bauer) / São Borja;
7- TESTAMENTO DE UM GAÚCHO (Jorge Luiz Chaves)/Santana do Livramento;
8- VERSOS PARA UMA TRIBUNA DE GALPÃO (Sebastião T. Corrêa) / Caxias do Sul;
9- PAJONAL (Sérgio Sodré Pereira) / Santana do Livramento e Pelotas;
10- UMA VOLTA (Gujo Teixeira) / Lavras do Sul e Porto Alegre.

Grande Abraço, Saúde, Paz e Luz!
"... As reticências falam o que a moderna pena
por vergonha nao escreve...
ou o que o bom senso não fala, nem deve!"

Luciano Salerno
MSN: lucianosalerno75@hotmail.com

FINDA MAIS UMA EDIÇÃO DA BARRANCA

A 40ª edição do Festival da Barranca, realizado a 13 quilômetros da cidade de São Borja, num pesqueiro a beira do Rio Uruguai, foi regada a muita música, poesia e temporal. Pouco depois de divulgado o tema para os concorrentes (Que se preserve a raiz, mas que se renove a flor) uma frase poética de um dos fundadores da Barranca, Apparício Silva Rillo, na sexta-feira á noite, desabou uma chuva torrencial de cachorro beber d’impé, deixando os quase 400 barranqueiros sem luz. O fato não atrapalhou. Um isqueiro em lusco-fusco daqui, uma lanterna alumiando dali e as músicas foram saindo. No total, 33 composições foram escritas das quais 20 foram selecionadas por uma comissão formada por cinco jurados e apresentadas no sábado a noite. Perto da madrugada de domingo de páscoa foram anunciados os vencedores.

O Troféu Cigarra do Acampamento (aquele que canta por mais tempo durante o evento) foi, novamente, para Luiz Carlos Borges que, em edição passada, tocou por 37 horas seguidas.

O Troféu Quá-Quá, que premia a melhor composição humorística, foi ganho por Elton Saldanha, que defendeu O Último Cataplasma – na gíria dos barranqueiros cataplasma é o mala do festival.

O primeiro lugar da competição oficial foi para Passo Fundo, com o título Quem Plantou Minha Raiz, de Edgar Paiva, Jauro Ghelen e Glênio Vieira, meus amigos dos Qüeras, grupo nativo que tanto faz pela cultura crioula lá pelos pagos do planalto médio.

O festival gauchesco há mais tempo em atividade sem interrupção seguiu sua tradição e foi encerrado com os participantes, ao comando dos Angüeras, cantando o hino que acompanha todas as edições. “Eu me chamo Generoso / morador do Pirapó / gosto de dançar com as moças nos bailes / de palito”. Os versos lembram a lenda do índio Angüera, rebatizado pelos jesuítas como Generoso.

Recém o pessoal tinha botado o pé na estrada no retorno aos seus ranchos, começou a bater a DPB (Depressão Pós-Barranca).

Abaixo o chasque que recebi do meu parceiro Gláucio Vieira dando conta da façanha de seus amigos e irmãos dos Qüeras:

Boa tarde, Léo

Inicialmente uma feliz páscoa para ti e para toda tua família. Te escrevo para contar que os irmãos Queras levantaram a taça da 40ª Barranca de São Borja.

Com letra e música do trio - Glenio Vieira, Jauro Ghelen e Edgar Paiva, os Queras levantaram a taça da 40ª Barranca de São Borja.O chamamé "Quem plantou minha raiz" foi a grande vencedora da Barranca.

Subiram ao palco do festival o time composto por:
Jauro Ghelen - Gaita e voz
Glenio Vieira - Violão
Clóvis Mendes - Violão
Erlón Péricles - Baixo
Nelci Morales - Guitarron e
Diego Muller - Cajon

Grande Abraço amigo Léo,
e parabéns ao trio Glenio Vieira, Jauro Ghelen e Edgar Paiva

Gláucio Lemos Vieira
Rádio Alma Nativa – WWW.radioalmanativa.com.br
Lagoa Vermelha - RS

domingo, 24 de abril de 2011

UM CHASQUE PRO RUI BIRIVA

Nosso blog não tem o hábito de ficar martelando em notícias desagradáveis. Como dizia Maneco Profeta, "somos pobres, mas de riso na cara".

Por este motivo é que, mesmo sabendo e acompanhando o estado de saúde do cantor Rui Biriva, preferimos ficar restritos em nossas orações, não expondo o assunto.

Contudo, como a enfermidade do Rui tornou-se pública, e a própria família, pelo blog do cantor, dá algumas informações e garante que as mensagens de todos serão entregues ao autor de Castelhana e de tantos outros sucessos, queremos dizer ao Rui que:

- Fique bueno em seguida, porque o Rio Grande precisa demais de tua alegria e de tua sadia irreverência (cada show do Rui Biriva vale por dez seções de terapia).

- Fique bueno em seguida, porque a missigenação cultural que compõe nosso Estado necessita de teu programa Paralelo Sul. Nossa alma interiorana e folclórica tem em ti um porta-voz.

- Fique bueno em seguida, porque tens o coração enorme e "parceria" em ti, não é apenas uma palavra.

VOLTEANDO DATAS

No dia 24 de abril, do ano de 1948, é fundado em Porto Alegre o CTG 35, o mais antigo Centro de Tradições Gaúchas

MORRE O GAITEIRO KURTZ

Faleceu na noite dessa sexta-feira Antônio Kurtz Nunes, integrante do conjunto Os Guaranis, de Passo Fundo. Kurtz estava internado desde que sofreu um acidente com soda, quando preparava sabão caseiro, há alguns dias. A esposa do músico também se feriu e conforme informações permanece internada.

Fonte : Redação Planalto

Cordeona
Jayme Caetano Braun

De onde me vem, Cordeona, o formigueiro
Que sinto n`alma, ao te escutar floreando?
E essa vontade de morrer peleando.
Será que um dia eu já não fui gaiteiro???

De onde me vem esse tropel no pulso,
E esse calor de fogo que incendeia?
Por que será que fico assim, convulso,
E só de ouvir-te o sangue corcoveia???

É o atavismo, eu sei, Cordeona amiga,
Sem que tu digas, sem que ninguém diga,
Parceira guasca que nos apaixonas.
E se mil vidas Deus me desse, um dia,
Uma por uma delas, eu daria,
Prá ter mil funerais de mil cordeonas !!!


Colaboração: Hilton Araldi

sábado, 23 de abril de 2011

FILMAGENS DOS SENHORES DA GUERRA

Recebemos comunicado do Presidente da Ordem dos Cavaleiros do Brasil, nosso parceiro Nilson, que as filmagens das batalhas de acavalo do filme Os Senhores da Guerra, de Tabajara Ruas, foram adiadas para os dias 28, 29 e 30 de abril e 01 de maio, no mesmo local (Gravataí) e que, inclusive, haverá um acampamento por lá. Contudo, diversas tomadas já foram feitas, mesmo de batalhas. É o que nos mostra através de imagens nosso leitor Jeândro Garcia (foto abaixo com ator global) que viu a chamada em nosso blog e apareceu por lá para participar das gravações, como nos relata logo a seguir.

Buenas Leo,

Participei hoje das gravações dos Senhores da Guerra, em Gravataí. Um amigo e eu fizemos a figuração de padioleiros, o que foi muito interessante, por fim levamos na padiola o ator principal. Infelizmente os outros companheiros (todos da lida campeira) já começaram mortos em cena, por fim não usamos espada e bombacha, mas fomos mais ativos em cena junto com as enfermeiras.

Se tivermos outra oportunidade iremos participar com muito gosto, pois achamos importante esse resgate da nossa história e a equipe nos tratou muito bem!

Envio em anexo as fotos pra ti ver.

Grande Abraço

Jeândro Garcia

Analisando as fotos remetidas por nosso leitor Jeândro Garcia com meu olho crítico e cinematográfico (gosto de pesquisar as falhas dos filmes) eu questionaria duas coisas: a primeira é se existia este tipo de padiola na época em que se desenvolve o enredo (1923). A segunda é que nossos padioleiros estão muito "limpinhos" para quem recolhe feridos em meio a um campo de batalha. Mas confesso que ninguém vai estar reparando tais pormenores. Parabéns pelo teu envolvimento e cooperação com nossa cultura, meu amigo Jeândro.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

UM DIA DE REFLEXÃO

Caros amigos:

Por ser um índio que mantém uma das pernas no tempo antigo, por ainda cultivar os ensinamentos de meus pais, amanhã, sexta-feira da paixão, não faremos postagens (único dia do ano que isto acontece).

Ainda trago comigo que esta data é um dia de reclusão, de reverência, de penitência e que os antigos, em respeito a morte de Jesus, deixavam todos os afazeres para o outro dia. Por este motivo, nos permitimos, com a licença de vocês, retornar somente no sábado.

Uma boa páscoa e aproveitem para ver que, indiferente de crenças e por pior que seja o seu momento, alguém está ao seu lado.

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

Sexta-Feira Santa, ou Sexta-Feira da Paixão, é a sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo.

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao 14º dia do calendário hebráico. Assim contando, chega-se a sexta-feira como dia da morte de Cristo.

A Sexta-Feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul, ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.

Na igreja católica, este é o mais importante período do ano litúrgico. Toda ritualística e liturgia católica está em função de Cristo Crucificado.

Em várias partes do Brasil e do mundo a celebração da Paixão e Morte do Senhor é acompanhada de Procissão do Enterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto. Em Porto Alegre, em direção ao Morro da Cruz, se refaz a Via Sacra de Cristo.

A igreja exorcisa os fiéis a que neste dia se observem alguns sinais de penitência, assim, convida-os a prática de jejum e de abstinência de carne, além de muita oração.

Lembro que em meus tempos de menino, na Sexta-Feira Santa, as crianças eram proibidas de correr, de gritar, caso contrário apareceria o "demo". Os adultos não tiravam leite, não varriam casa, enfim, era um dia de reclusão e venerança.

A COLHEITA DA MACELA

A macela é uma erva da flora brasileira também conhecida por macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha, camomila nacional etc. Popularmente, em algumas regiões, é incorretamente chamada de "marcela".

É um arbusto perene que atinge cerca de um metro de altura e que, na nossa região, costuma florecer no mês de março. As flores são amarelas, com cerca de um centímetro de diâmetro, florescendo em pequenos cachos. As folhas são finas e de cor verde-claro, meio acinzentada, que se destaca do restante da vegetação do campo.

Aqui pelo sul, as flores da macela costumam ser usadas como estofo de travesseiros para os bebês, por se acreditar que tenha efeitos calmantes.


Tais flores têm um aroma agradável e a infusão destas ou de suas folhas alivia dores de cabeça, cólicas e problemas estomacais.

Como uso externo emprega-se a macela na lavagem de feridas e úlceras. Também é utilizada para o clareamento de cabelos.

Em São Francisco de Paula a tradição da Colheita da Macela virou festividade. Milhares de motoqueiros, em romaria, dirigem-se a cidade serrana para participarem de espetáculos musicais e, na madrugada, colherem a planta que amarela os campos de cima da serra.

A colheita da macela na Sexta-feira Santa, antes do sol nascer, se deve a crença de que nesse dia a planta traga mais eficiência ao chá das flores.

No entanto, segundo os antigos, deve-se colher a macela na madrugada de quinta para Sexta-Feira Santa porque o seu orvalho representa as lágrimas de Nossa Senhora.

1º MANOCA POÉTICA

Amigos:

As inscrições para participação, nas palestras e oficinas da 1ª Manoca Poética, estão abertas até o dia 06 de maio de 2011.

A 1ª Manoca Poética é um evento que vem promover junta a comunidade da região o interesse pela poesia e difusão da cultura gaúcha.

O evento será divido em DUAS partes:

1- Oficinas de Poesia: com palestras abordando a história da poesia e de poetas brasileiros e latino-americanos, além de recitar de poesias;

Data: 14 de maio de 2011

Local: Faculdade Dom Alberto

Horários: 14h

Palestrantes: Martin Cesar Gonçalves e Lisandro Amaral (ambos poetas)

2-Concurso de Poesias Inéditas: Um concurso artístico-literário de poesia com temática gaúcha regionalista, aquela que fala dos “Usos e costumes do povo gaúcho”.

Poderão participar da 1ª Manoca Poética, poetas da 5ª Região Tradicionalista, conforme distribuição do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Podendo com isso, envolver as entidades tradicionalistas, escolas e comunidade em geral.

Somente poderão participar poemas inéditos, ou seja, não publicados e/ou gravados, e que estejam relacionados aos objetivos do evento.

Para o concurso serão determinados temas a serem desenvolvidos pelos concorrentes. Estes temas serão divulgados durante as oficinas de poesia. Os poetas concorrentes terão até às 18 horas do dia seguinte para entregar as poesias, que serão analisadas pelos jurados.

Premiação ao Concurso de Poesias Inéditas

1º Lugar R$ 300,00 e Troféu

2º Lugar R$ 200,00 e Troféu

A divulgação das vencedoras acontecerá no blog da Manoca do Canto Gaúcho (http://manocadocantogaucho.blogspot.com) até dia 21 de maio de 2011.

Ajudem-nos a divulgar!

Colaboração: Poeta Luciano Salermo

O BUENAS DO VALDEMAR ENGROFF

21ª RT CONQUISTA TÍTULO ESTADUAL

Nos dias 14, 15 e 16 desse mês, aconteceu na cidade de Monte Belo do Sul a 23ª Edição do Entrevero Cultural de Peões, fase Estadual.

A 21ª Região Tradicionalista esteve representada pelo Guri Lucas Rosa, do CTG Lila Alves, de Pinheiro Machado, que conquistou o título de Guri Destaque Campeiro do Rio Grande do Sul, título que trouxe muito or-gulho para todas as entidades das nove cidades que compõem a 21ª RT.

O Concurso é constituído pelo relatório de vivência Tradicionalista, provas campeiras, prova cultural (geografia e história do Rio Grande do Sul, história do Brasil, Tradição, Tradicionalismo e Folclore) e provas artís-ticas (danças de salão e tradicional; declamação; cantar, tocar ou compor). Chasque de Milane Soares da Fonseca - Diretora do departamento Cultural da 21ª Região Tradicionalista, publicado no sítio Prosa Galponeira – www.prosagalponeira.blogspot.com.

2º FESTINIL – FESTIVAL JUVENIL

Bueno! A coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista do RS, junta-mente com a Patronagem do CTG Aldeia dos Anjos, em parceria com a Prefeitura de Gravataí, boleiam a perna e convidam todas as Entidades Tradicionalistas coirmãs, para participarem do 2ª FESTINIL – Festival Ju-venil, nos dias 30 de abril e 1ª de maio do corrente ano, nos galpões do CTG Aldeia dos Anjos, com a seguinte programação:

Dia 30 de abril – sábado:

10h - Dança de Salão - Galpão A;
10h - Intérprete Vocal (F/M) - Galpão B;
10h - Declamação (F/M) - Galpão C;
15h - Dança de Par - Galpão A

Dia 01/05/2011 – Domingo:

10h - Chula - Galpão A;
13h - Abertura Oficial;
14h - Danças Tradicionais - Galpão B;
18h - Entrega de Troféus/Encerramento

Atenção! As inscrições estarão abertas somente até o dia 24 de abril; será exigido o cartão tradicionalista; o sorteio será no dia 26 de abril às 20h no galpão do CTG Aldeia dos Anjos, que fica na Rua Adolfo Inácio Barce-los, 1553, em Gravataí/RS. Contatos: Secretaria CTG - Srª Daise Palharino – fone (51) 3488-3095 - daise.palharmino@hotmail.com; Acampamento - André C. de Souza - Cel. (51) 9301-9819; Artística (1ª RT) - Carlos Farias (Cuca) - Cel. (51) 9992-0707; Carlos Gomes - Cel. (51) 97176623; Cultu-ral (1ª RT) - Neusa Secchi - Cel. (51) 9308-2591.

Este é um evento oficial que é realizado pela 1ª RT e CTG Aldeia dos Anjos e demais entidades tradicionalistas que compõem a 1ª RT, com apoio da Prefeitura Municipal de Gravataí.

Valdemar Engroff

CONTATOS DIONÍSIO E GRUPO TRANCAÇO

Dionísio Costa e Grupo Trancaço fecham parceria!
Vejam mais em www.grupotrancaco.com
Abração gauchada!!!

CONVITE

TERTÚLIA LIVRE COM JANTA
LUIZ dos REIS & GRUPO

DIA: 29 DE ABRIL DE 2011
HORÁRIO: 20HORAS
INICIO DA JANTA: 20h30min
LOCAL: CTG O FOGÃO GAÚCHO – TAQUARA/RS
CENTRO AO LADO DA ANTIGA RODOVIÁRIA
VALOR: R$ 10,00 (INDIVIDUAL)
CARDÁPIO: ARROZ DE CARRETEIRO, SALADA e SOBREMESA
TRAJE: PILCHA OU ESPORTE DISCRETO
OBS: PEGAR O CARTÃO ANTES OU RESERVAR
CARTÕES NO CTG, NA BUDEGA DISCOS EM TAQUARA, OU COM LUIZ dos REIS
FONE: (51) 99874982

PROGRAMA FOGO DE CHÃO

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O SHOW DE JULIANA SPANEVELLO

Ontem á noite, após a triagem para o Ronco do Bugio, corri para o rancho, dei uma enxaguada no lombo, botei uma água de cheiro e me fui para um local que há mais de trinta anos (segundo cálculos da minha esposa) eu não visitava. O Teatro de Câmara, hoje chamado de Túlio Piva. Nesta aconchegante casa de espetáculos, nos áureos tempos, vi grandes nomes como Jayme Caetano Braun e Os Cantores dos Sete Povos e a última vez que ali me fiz presente foi para assistir a um show do gaiteiro serrano Honeyde Bertussi, com apresentação do Nico Fagundes (com um casaco de couro preto que ele não tirava por qualquer coisa).

E o que nos fez abrir o pala para os lados da Rua da República, na Cidade Baixa, foi o show da intérprete Juliana Spanevello que já vi cantando em festivais mas não tinha, ainda, o privilégio de vê-la em um momento solo. E valeu a pena.

Um espetáculo técnicamente perfeito e emocionalmente contagiante. Um repertório de extremo bom gosto e parcerias (convidados) de levantar platéias, além do ótimo grupo que lhe faz costado.

Juliana Spanevello contraria o ditado de que “santo de casa não faz milagres” pois Faxinal do Soturno, sua querência, estava em peso nas dependências do Tulio Piva, felizes com sua filha mais ilustre. Isto mostra todo o seu valor e o seu carisma. Porto Alegre teve o 19 de abril como uma noite engalanada.

Devo confessar que, no início da minha tendência tradicionalista, não escutava com bons ouvidos mulheres cantando canções gaudérias. Um machismo que hoje, felizmente, não tenho mais. Ao contrário. Gosto demais do trabalho das Mulheres Pampeanas, da Maria Luiza Benitez, da Shana Müller (que lá estava, bonita e gentil como sempre, prestigiando o show da Juliana) e de tantas outras vozes femininas, harmoniosas, sentimentais.

Mal comparando, nossas cantoras gaúchas, de tantos encantos e virtuosidades, são como raios de sol na neblina tensa da nossa musicalidade. São nanquins retintos a versejar o pago numa folha branca que ficou de lado.

Parabéns Juliana Spanevello, sucesso neste retorno tão esperado e, se me permites, vou furar o CD Pampa e Flor de tanto escutar.

UMA NOTA SOBRE O RONCO

Juri do Ronco do Bugio - da esquerda para a direita: Jairo Reis, Luciano Maia e Léo Ribeiro. Secretário de Turismo de São Francisco de Paula Sidnei França e o auxiliar técnico Germano Reis.

Fizemos, no dia de ontem, nas dependências do IGTF, a triagem para o vigésimo Ronco do Bugio, festival que ocorre em São Francisco de Paula, RS, nos dias 27, 28 e 29 de maio próximo, dando início ás programações da tradicional Festa do Pinhão, deste município serrano, onde as belezas naturais fizeram querência e a hospitalidade do povo de cima da serra aflora tal qual as hortênsias numa manhã primaveril.

Mas Bueno! Na condição de jurado por diversas vezes (sete) do festival que visa preservar e divulgar o único ritmo gaúcho (bugio), quero dar alguns “bitacos” para os futuros concorrentes.

O que ocorre, normalmente, entre os versejadores e músicos que mandam trabalhos para o Ronco é um mal entendido muito grande que vem em prejuízo dos próprios autores. O que se exige, por regulamento, é “ritmo” único, ou seja, o compasso sincopado do bugio. O TEMA É LIVRE, mas muitos compositores tendem a falar do primata, do bicho bugio, das suas peraltices, das suas pataqüadas. Para se ter uma idéia 75% das mais de cem concorrentes se reportavam ao macaco. Aí, fica uma guerra de foice no escuro com o mesmo ritmo e o mesmo tema, e leva vantagem, na triagem, quem procura diversificar.

De toda a forma, penso que este vai ser um dos melhores CDs do Ronco do Bugio porque o nível das concorrentes é um dos mais qualificados dos últimos anos. Sucesso a todos.

terça-feira, 19 de abril de 2011

CLASSIFICADAS DO 20° RONCO DO BUGIO

JEITO SERRANO
De: Moisés Menezes e Nenito Sarturi

COISAS DA SERRA
De: Dionísio Costa e José Claro (Zezinho)

AS MARCAS DO TEMPO
De: Élson Lemos e Paullo Costa

O HOMEM E O BUGIO
De: Rico Baschera

TROPA MUDA
De: Jairo Fonseca e Wolnei Gomes

BUGIO VELHO
De: Chico Saga, Rivadávia Barreto e Mário Tressoldi

DESCENDÊNCIA
De: Érlon Péricles

MAS QUE TAL O BUGIO
De: Mario Amaral

AINDA HÁ TEMPO
De: Fábio Prates e Sérgio Rosa

SARTANDO OS BUTIÁ DOS BORSO
De: Alex Casanova

OS OLHOS DA BUGIA
De: Heleno Cardeal e Samuel Costa

MOLDURA DE UM NOVO TEMPO
De: Edilson Vilagram e Nelson Cardoso


MÚSICAS SUPLENTES

BUGIO SERRANO
De: Clésio Roberto e José Claro (Zezinho)

BUGIO QUE É BUGIO
De: Lobo Veio

PONCHO SERRANO
De: Flori Wegher e Samuel

NO INTERVALO, UMA POSTAGEM

Leitores do blog: estamos grudados igual porco em lavoura de batatas na triagem do Rongo do Bugio. Tem primata saltando de todos os lados. De saguí a gorila a bicharada está roncando pior que tatu na toca.

Neste momento, 10 horas, estamos num intervalo para esticar a carcaça e aproveitei para fazer uma breve postagem nesta data tão importante, o Dia do Indio.´

Teria muito para falar pois toda nossa história começa com estes povos que habitavam nossa terra bem antes de nós mas, como disse, tenho que ser rápido.

Penso que através da linda escultura de Sepé Tiaraju e um texto de seu autor Vinícius Ribeiro, prestamos nossa homenagem a este povo heróico e agora um tanto abandonado, atirado a própria sorte, e tudo por nosso descaso.

Vejam o que pensou o escultor Vinicius Ribeiro ao resolver criar tão bonita estátua a Sepé Tiaraju:

Por saber, segundo alguns historiadores, que o símbolo maior da resistência guarany, havia nascido em São Luiz Gonzaga, era imprescindível utilizarmos essa informação em nosso benefício. Esse foi um dos motivos que levaram-me a confeccionar a estátua. O outro foi constatar que até aquela data, a figura de Sepé divulgada pela imprensa regional e estadual era a da escultura existente na cidade de Santo Angelo, chamada "Família Guarany" do escultor Olindo Donadel.

Após fazer algumas maquetes em 2002, ela foi inaugurada em 19 de abril de 2006, dia do índio.

Precisávamos mostrar ao mundo que esse símbolo universal de resistência era São-luizense.

Hoje quando a mídia cita esse vulto, tornou-se referência divulgarem a estátua do Sepé são-luizense, existente no trevo.

Um artista, como dizia meu saudoso amigo e escultor Valentim Barcelos, é um criador de símbolos. A estátua de Sepé é um símbolo de força e determinação, sendo mais uma das imagens que representam nosso povo.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

JULIANA SPANEVELLO LANÇA CD AMANHÃ

Juliana Spanevello, uma das vozes femininas mais bonitas e destacadas deste Rio Grande de mil canções, faz show de lançamento de seu mais recente trabalho, o CD intitulado Pampa e Flor, amanhã, dia 19, ás 20h e 30 min, no Teatro Túlio Piva (rua da República 575) em Porto Alegre. Junto com Juliana Spanevello se farão presentes grandes nomes do nativismo como: Joca Martins, Fabiano Bacchieri, Marcello Caminha, João Marcos "Negrinho" Martins e Anomar Danúbio Vieira. A entrada é franca.

CLASSIFICADAS DO 26º CARIJO DA CANÇÃO

O 26º Carijo da Canção Gaúcha acontece de 26 a 29 de maio em Palmeira das Missões. Foto: Vencedores da 23ª edição.

As músicas clasificadas na Etapa Geral são as seguintes:

CORDEONA, SONHOS E VERSOS
L: ERON CARVALHO
M:MARINES SIQUEIRA/CELSO BRAZ

LAMPEJOS DE SAUDADES
L/M: LUIZ CARLOS RANOFF

RANGIDOS
L: LUIZ CARLOS RANOFF/MAXIMO FORTES
M: LUIZ CARLOS RANOFF

PATRIA E QUERENCIA
L: VAINE DARDE
M: TUNY BRUM

ENTRE OS MATES
L: ROMULO CHAVES
M: JOAO BOSCO AYALA RODRIGUES

SAUDADE QUE CHORA
L: PAULO RICARDO COSTA
M: EMERSON MARTINS

OS BRAVOS DA PALMEIRA
L: JOAO PANTALEAO G. LEITE
M: ERLON PERICLES

PARA AQUELES QUE TEM RAIZ
L: RAFAEL CHIAPETTA
M: PAULO R. SAAVEDRA

O PESCADOR DE SONHOS
L/M: MARIO BARROS

UM ENCONTRO COM SEPÉ
L: OLGI ZAUZA KREJCI
M: TUNY BRUM

A RESPOSTA
L/M:ADAIR DE FREITAS

COMITIVA
L: WILSON VARGAS
M: SERGIO ROSA

O CLARIM DO BATARÁ
L: RAFAEL TEIXEIRA
M: MARCELINHO CARVALHO

SANTO MISSIONEIRO
L: ARMANDO VASQUES
M: ADAO QUINTANA VIEIRA/ MAURICIO SILVEIRA

ASSIM SE FEZ O GAUCHO
L: RODRIGO BAUER
M: DUDU ROSA

POR QUERER SER GRANDE
L:PAULO SEVERO
M: NELSI MORALES

Fonte: Ronda dos Festivais / Jairo Reis

TODITO EL CAMPO BLANQUEÓ

No había aclarao toavía
cuando salimos del rancho,
apenas si, sobre el ancho
campo alto se alvertía;
pero ya al venir el día
la helada se distinguió,
todito el campo blanqueó
pero seguimo'apurao,
mi padre en un colorao
y en una petisa yo.

Apenas huellas marcadas,
por entre los jarillales,
con rastro de los baguales
saliendo de las aguadas.
Mano y oreja escarchada
cada pie ni lo sentía,
aunque chico, maldecía
haber salido a campear,
pa'colmo sin descansar
mi padre al trote seguía.

Foto: Eduardo Rocha

COMEÇA HOJE A SEMANA MISSIONEIRA

Celebrar a história e a contribuição cultural dos guaranis em todo o Rio Grande do Sul. Esse é o objetivo da 1ª Semana Missioneira, que acontece de 18 a 25 de abril em diversos municípios do Rio Grande do Sul.

O evento é uma iniciativa do Instituto Pró Memória Sepé Tiaraju, com o apoio da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), e visa também promover a conscientização sobre a importância dessa herança para o Estado.

Para isso, foi elaborada uma programação que inclui várias ações envolvendo diretamente a comunidade. A agenda inclui apresentações artísticas, exposições, palestras, debates, demonstrações de experiências agrícolas, celebrações de missas, cavalgadas e desfiles.

Programação

18/04 - 10h - Alegrete - Tombamento mangueirões
18 a 19/04 - 18h - São Gabriel - Largadas e benção do bispo Dom Gilio
19/04 - São Miguel - Encontro de lideranças guaranis
19 a 25/04 - Sete Povos/Vera Cruz - São Gabriel/Vera Cruz - Tabai/Vera Cruz - cavalgadas, canoagem e bicicletada
20/04 - 20h - Porto Alegre - Show de Pedro Ortaça
21/04 - Porto Alegre - Seminários sobre temas missioneiros e publicações 19h30 - Porto Alegre - Curso de guarani - Porto Alegre - Desagravo guarani
23/04 - São Luiz Gonzaga - Colocação de placas missioneiras
24/04 - 10h - São Nicolau - Desfile de gado orellano com lançamento e tombamento 10h - Rio Pardo - Colocação de placas e cruzes missioneiras 11h - São Nicolau - Tombamento das ruínas de São Nicolau
25/04 - Porto Alegre - Herança missioneira na atualidade no RS Porto Alegre - Culinária e jujos (chás) 10h - Vera Cruz - Colocação de placas e cruzes missioneiras - 10h - Vera Cruz - Missa crioula À noite - Rio Pardo - Encerramento oficial - show de Antonio Gringo e os Curumins Guaranis

Fonte: assessora de Imprensa Rita Escobar

domingo, 17 de abril de 2011

BRASIL DE BOMBACHAS

Integrantes do CTG Sinuelo dos Gerais, na cidade de Luis Eduardo Magalhães, Bahia, considerado, segundo o programa Globo Rural, o maior Centro de Tradições do Brasil

Hoje, dia 17 de abril, no Programa Globo Rural, da TV Globo, foi ao ar a segunda e última parte da brilhante reportagem sobre ás tradições gaúchas.

O Programa começou mostrando o funcionamento de um rodeio criuolo. As cenas foram tomadas em Lageado Grande, São Francisco de Paula, minha terra.

Posteriormente, no CTG Amaranto Pereira, de Alvorada, foi mostrado como se desenvolve um concurso para prendas. Uma resposta de uma prendinha ficou na minha memória: - A beleza interior conta muito mais pontos do que a beleza física.

Seguiu, o programa, acompanhando o grande folclorista Paixão Côrtes em uma de suas aulas de danças (a primeira parte do programa, semana passada, foi toda em função de Paixão). O evento (aula) foi no CTG Brazão do Rio Grande de Canoas.

Foram, também, tomadas cenas de Borghettinnho ensaiando a bordo de um barco no Rio Guaíba.

Em São Miguel do Oeste, Santa Catarina, a reportagem levou ao ar um CTG que, a beira da falência, foi reerguido por um grupo de mulheres. Aqui pelo Rio Grande, já é bastante comum termos mulheres como Patroas de CTGs.

Também mostrou, o Globo Rural, aquele que é considerado o maior CTG do Brasil. Não sei se em metros quadrados construídos ou em área de terra, no centro da cidade bahiana de Luis Eduardo Magalhães, colonizada por gaúchos.

É de impressionar a organização deste CTG, aonde toda a comunidade o tem como sede familiar. Foi emocionante ver uma família de japoneses, pilchados, dançando nossas canções.

Ao final, o reporter perguntou a um menino de seis anos que laçava em uma festa campeira deste CTG:

- Você é gaúcho?

- Sou - respondeu o menino.

- Aonde você nasceu?

- Na Bahiiiia!

O CAUSO DO SEU QUIMAMA

Hoje é domingo, dia de contar uns causos, de dizer umas inverdades, de cuspir na cinza do fogo-de-chão.

Estes dias, queixei-me da falta de contadores e escritores de causos, arte que aprecio tanto. Mas como diz o ditado: quem tem padrinho não morre pagão, meu amigo Rui Gressler me socorre e me manda a seguinte correspondência:

Grande Amigo Léo:

Um dias destes li no seu Blog, um comentário sobre o desaparecimento dos contadores de causos. Pois eu tambem não tenho esta habilidade, mas como gosto muito de escrever, colecionei ao longo da minha vida alguns causos, todos eles verdadeiros, é claro... E um deles estou lhe remetendo. Caso queira aproveitar para seu Blog, tudo bem. Ou então podes aproveitá-lo para contares numa roda de mentirosos, digo, contadores de causos... Grande abraço

O Seu Quimama

Sempre que leio algo sobre nomes próprios bastante esquisitos e engraçados, fico a pensar o que leva alguns pais a “condenarem” seus filhos a carregarem por toda a vida este fardo em suas identidades... Tem cada nome por aí que é um verdadeiro absurdo. E os motivos são vários: superstições, promessas, homenagem a algum antepassado, nome do santo do dia e por aí afora.

Mas o caso que vou contar agora mostra que também o acaso pode contribuir para que uma pessoa tenha este nome, pra lá de esquisito:

Quimama... É isto mesmo; para ser mais completo, Quimama de Oliveira. Pois quando garoto, meu pai sempre nos levava para uma temporada de férias em Cachoeira do Sul, onde nosso avô tinha uma pequena propriedade nos arredores da cidade. E vizinha a ela, morava o Seu Quimama, pessoa muito querida e estimada por todos.

Como eu sempre fui muito curioso, perguntava aos mais velhos a razão deste estranho nome, e ninguém sabia. Como o Seu Quimama era muito educado e atencioso com todos que o visitavam, enchi-me de coragem e fui visitá-lo.

Após algumas perguntas protocolares sobre o tempo, sobre a safra, e algumas “abobrinhas” mais, perguntei a ele porque seus pais lhe colocaram este nome. E daqui pra frente o causo, e o devido esclarecimento é com ele, que apesar dos seus 85 anos, ainda estava bem lúcido.

“Antigamente, devido às dificuldades naturais de locomoção, as famílias que moravam bem no interior, e este era o nosso caso, deixavam para ir ao cartório da cidade registrar seus filhos, quando já havia um número bem grande de crianças. Ou seja, quando a filharada já era bem numerosa, lá se iam todos para a cidade, para de uma vez só, registrar todos no cartório. Como eu era o último que nascera, tinha apenas 2 meses, fui no colo de mamãe.

O escrivão estava lá, dê-lhe que dê-lhe na velha máquina de escrever, e lá pelas tantas, já cansado de tantas certidões, pergunta lá da sua mesa:

- Tem mais algum?

E a minha mãe responde de forma bem rápida: - Tem ainda o que mama. (Naquele exato momento eu estava “grudado” numa teta...).

O escrivão entendeu ser este o nome escolhido, achou meio estranho, mas lascou na certidão o nome de Quimama.

Somente quando chegaram em casa, é que meus pais deram-se conta do ocorrido. Chegaram a cogitar voltarem à cidade para tentar corrigir a situação. Mas devido à longa distância, optaram por deixar assim mesmo, e assim mesmo ficou... Com o tempo me acostumei, e até passei a gostar do meu nome.”...

Rui Gressler

sábado, 16 de abril de 2011

FLOR SÍMBOLO DO RIO GRANDE DO SUL

O Rio Grande do Sul é um estado que se caracteriza pelo orgulho e amor de seu povo por seus símbolos, ostentando com galhardia seus usos e costumes e as tradições do estado. Por isso, possui diversos “símbolos oficiais”, que reafirmam os cultuados valores gaúchos.

O decreto número 38.400 de 16 de abril de 1998 institui a “Flor símbolo do estado do Rio Grande do Sul” o “Brinco de Princesa” da espécie "Fuchsia Regia (Vell.) Munz", da Família ONAGRACEAE.

O nome popular de “Brinco de Princesa” é dado à planta graças às belas flores que ficam pendentes como os brincos delicados que são utilizados pelas mulheres gaúchas.

Trata-se de uma planta nativa da América Central e Sul, com ramagem e flores pendentes em forma de sino, onde tanto as pétalas quanto as sépalas possuem cores variadas e contrastantes como vermelho, azul, violeta, branco e rosa.

O “Brinco de Princesa”, foi indicado como a flor que simboliza o Rio Grande do Sul por sua admirável beleza, facilidade de cultivo e potencial paisagístico, pois adapta-se com facilidade aos ambientes, suportando inclusive o frio e a geada que caracterizam o inverno gaúcho, além de serem muito visitadas pelos beija-flores em seu período de floração.

Assim, pode-se dizer que o “Brinco de Princesa” se assemelha ao povo gaúcho, resistindo às intempéries sem perder a beleza e a elegância que caracterizam os habitantes desse Estado.

Colaboração: Hilton Araldi

O RETORNO DO ESQUECIDO - PARTE II

O homem que perdeu para uma estátua volta a atacar.

Falo do colunista do Jornal Correio do Povo que, em 2010, foi, novamente, preterido como Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Desta vez para a Estátua do Laçador (como ele mesmo disse), uma pedra fria que não pensa e não fala. Daí deduz-se a capacidade intelectual de tal colunista.

Mas sempre que ele retorna ao ostracismo que é o seu verdadeiro lar, sua luz no fim do túnel é atacar os gaúchos, ás tradições, o povo rio-grandense.

E continuo recebendo cartinhas e malas-diretas do Jornal Correio do Povo me questionando porque, após 22 anos de assinante deste outrora brioso jornal, cancelei minha assinatura.

Mas voltemos ao assunto: novamente o mala-sem-alça, após meses de escritos sem sal e sem açúcar, tenta voltar á tona pisando na cabeça da gauchada. E acho até que deu certo, pois era sete horas desta manhã com chuva quando me telefonaram perguntando se eu tinha lido os comentários do fulano de tal.

Como disse, não assino mais o correio, mas já que eu tinha que ir até a padaria, comprei o periódico que há anos não lia (justamente por causa do tal zero a esquerda) e lhes confesso: dois pilas botados fora.

Na verdade até me surpreendi com o Correinho, como era carinhosamente tratado nos áureos tempos do Seu Breno Caldas. Está mais encorpado, embora com muitas colunas sem fundamento.

O tal “jornalista” segue a linha Milton Neves da TV Bandeirantes que, para ter seu nome pronunciado, anda na contra-mão do jornalismo. É lembrado pelas besteiras que diz. É o soldado do passo errado, o Machado que corta o sândalo para ficar perfumado.

Vejam como ele começa sua coluna: - Nada como uma boa provocação para fechar uma semana:

Aí começa um festival de asneiras sem fundamento, sem conhecimento de causa, sem embasamento (coisa que quem andeja pelo caminho do contraditório deve ter, como é o caso do escritor e professor Moacyr Flores), deixando aflorar pelos poros uma inveja incontida, um sentimento de mal-amado.

Tem que, no mínimo, ler sobre a história da formação do Rio Grande, teta onde ele mana, terra de valores, berço forjado a pata de cavalo. Seus avós, com certeza, devem repugnar um neto assim.

Mas não vamos, em nosso humilde blog, fazer o que ele quer, ou seja, recolocá-lo na vitrine. Não vamos debater com leigos. Aqui, temos coisas de importância e de fundamento com que se preocupar.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

LUIZ MARENCO EM BOM PRINCÍPIO

Luiz Marenco estará na cidade de Bom Princípio, amanhã, dia 16, no aniversário de 1 Ano do Programa Churrasqueando com a Comunidade de Márcio Erthal. Parque Municipal de Bom Princípio, na sede do CTG Porteira Aberta na Rua Celestino Volkweis, n. 310, ás 22h 40min.

Escritório de Produção Mariana Ferreira
(53)9963.0391/8113.4124

Produção Executiva de Luiz Marenco
www.luizmarenco.com.br
contato@luizmarenco.com.br
mariana@rockembach.com.br

QUANTOS AMIGOS VOCÊ TEM?

Ontem, quinta-feira, eu estava ouvindo um programa esportivo por demais conhecido, com várias décadas ininterruptamente no ar, líder de audiência, quando um dos decanos do programa disse o seguinte:

- Estou voltando ao programa depois de alguns dias convalescendo de enfermidade, recuperando-me de uma cirurgia aonde foi-me retirado um tumor cancerígeno do tamanho de uma bola de ping-pong (as palavras talvez não tenham sido exatamente nesta ordem, mas o sentido foi este).

- Neste período – continuou o carismático jornalista – não recebi nenhuma visita e nenhum telefonema de vocês, companheiros que convivo diariamente há mais de 30 anos. Quero dizer com isto, que eu tenho milhares de colegas, mas amigos, muito poucos. Houve um silêncio sepulcral e constrangedor.

Parece que o nobre radialista estava falando aquilo para mim. Botei o chapéu que me caiu como uma luva.

Há quanto tempo não ligo para um amigo? Será que estão todos bem? Quais as suas necessidades?

Dá mesma forma, poucos me telefonam ou me procuram, afora pelos seus próprios interesses.

Contudo, e sem querer tirar o corpo fora pois faço aqui uma mea culpa, por vivenciar o corre-corre de uma cidade grande, não sobra muito tempo para "pequenas coisas" que, para muitos, podem ser muito importantes.

Sobre este assunto (amizade) um dia escrevi uma poesia em que um verso diz assim:

Mário Quintana escreveu
que até sentia saudades
de alamedas da cidade
qu'ele jamais conheceu.
Pois existem amigos meus
que não vejo, não visito,
é um sentimento esquisito
pois mesmo longe, afastados,
sinto que estão do meu lado,
que não andejo solito.

É isto aí. Um abraço a todos os meus amigos.

Foto: Site Inema

A BEM DA VERDADE

A pior falha que um blogueiro como eu, compositor, possa cometer, eu cometi. A omissão da autoria.

O autor, na verdade, é um "escada" para quem canta ou declama. O foco, a vitrine, está em quem sobe ao palco e, principalmente, quem tenha boa voz e saiba interpretar.

O rosto do compositor não aparece. Muitos já me falaram assim: ah... então tu é o Léo Ribeiro? Isto deve acontecer, em muito maior número, com autores de talento como Rodrigo Bauer, Gujo Teixeira, Vaine Darde e outros tantos que "só" tem o dom de compor.

É por isso que, no mínimo, seu nome deva aparecer.

Pois na postagem de ontem, quando descrevi sobre o espetáculo dos Quarenta Anos do Festival da Barranca, omiti o nome do grande guitarreiro Geraldo Trindade (foto), um dos melhores violões do Estado, como autor da terceira música em homenagem a Barranca, feita nos bastidores, ao lado de Cristiano Quevedo e Érlon Péricles.

O Geraldo nem precisaria desta minha retificação pois é por demais conhecido e requisitado nos meios festivaleiros poéticos e musicais pelo Rio Grande. Já falta espaço em seu rancho para os inúmeros troféus como instrumentista de grupo ou amadrinhando um declamador. Um inovador que não perde o gauchismo, um visionário que mantém o viés autêntico.

Mas está feito o devido e merecido registro. E me desculpa, Geraldo velho de guerra.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

QUANDO A GENTE SENTE A FALTA

Os Fagundes apresentaram-se sem o Bagre e todos sentiram a falta de sua descontração e de sua gaitita de quatro baixos

No show comemorativo dos quarenta anos ininterrúptos do Festival da Barranca, ontem a noite, duas ausências foram sentidas. Barranqueiros natos, Bagre Fagundes e Rui Biriva, que encontram-se enfermos, foram citados e homenageados por colegas artistas e ovacionados pelo público presente. Melhoras, minha gente, porque o Rio Grande musical precisa de vocês.