RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

OS FARRAPOS GANHARAM A GUERRA

No dia 25 de fevereiro de 1845, Antônio Vicente da Fontoura, um dos principais líderes da Revolução Farroupilha, encontrou as tropas acampadas no Ponche Verde (interior do atual município de Dom Pedrito). Voltava do Rio de Janeiro trazendo consigo os acordos de paz que ele, como representante da República Riograndense, fora negociar na corte - e que já haviam sido aceitos pelo presidente da província, o barão (futuro duque) de Caxias.

Diante dos líderes farroupilhas, leu as cláusulas do acordo. No dia 28 de fevereiro de 1845, depois que todos os seus oficiais aprovaram o documento, o general David Canabarro, comandante em chefe das forças revolucionárias, ordenou a formação da tropa e leu a seguinte proclamação:

"Concidadãos, competentemente autorizado pelo magistrado civil a quem obedecíamos, e na qualidade de comandante em chefe, concordando com a unânime vontade de todos os oficiais da força de meu comando, vos declaro que a guerra civil que há mais de nove anos devasta este belo país está acabada".

************************************************************

Os leitores querem saber de uma coisa que me tira do sério? É quando dizem (e está muito em moda por aí) que o Rio Grande do Sul é o único lugar do mundo onde se comemora uma guerra perdida.

Vocês concordam que pessoas heróicas, isoladas no garrão do continente, pelearem contra toda uma nação, levando adiante com minguados recursos de armas e de gente, por quase 10 anos, uma revolução que foi a maior guerra civil do Brasil, com atos de bravuras que causaram espanto a soldados acostumados a embates como Garibaldi, é perda de guerra? Não. Os Farrapos não perderam!

Se assim fosse, se o sentimento fosse de derrota, se o governo imperial não tivesse concordado com 90% dos pontos propostos pelos revolucionários na assinatura de paz, estaríamos nós, como um bando de loucos, a fazer do 20 de setembro nossa data maior?

Não! É a partir do sentimento de vitória que cultuamos as nossas tradições. É por orgulho farrapo que fizemos do gauchismo um movimento que alastrou-se fora de nossas fronteiras. É por reverenciar aqueles heróis que, hoje, andamos pilchados. É por atos como a travessia dos lanchões pelos varzedos riograndenses que cantamos e decantamos nossa saga. Não. Os farrapos nao perderam, ao contrário, nossa gente ganhou a guerra.

RETORNA O CHASQUE DO HAITI

Coisas do mundo novo. Ontem fizemos a postagem sobre nosso amigo Nascimento, na Missão de Paz da ONU no Haiti e ontem mesmo nos chega o retorno:

Meu amigo Léo,

Fiquei feliz em ler sua postagem sobre as lembranças que tens de mim e hoje mesmo acordei 05:10 da manhã local para ouvir o programa Galpão do Nativismo. Mandei um chasque para a rádio e o Ilo Cursino informou que eu estava participando diretamente do Haiti.

Por aqui está tudo tranquilo, por enquanto. Estamos recebendo o serviço de quem está voltando para o Brasil.

Eu achava que ia ver tudo destruído, mas foi em alguns lugares específicos, contudo o povo continua lutando para melhorar o país deles, trabalhando, construindo mais lojas, prédios, etc...

Estarei trabalhando no setor financeiro com o Cap Ferreira, e por isso não estarei saindo muito em missão nas ruas.

O trabalho que o batalhão brasileiro realiza aqui, é muito glorioso, pois fazem tudo para amenizar as necessidades da população haitiana.

Temos telefones e internet disponível para uso aqui na base, e com isso mantenho contato com familiares e estou colocando os meus blogs em dia.

Meus parabéns antecipado pelo primeiro ano do seu blog que está bem cheio de conteúdo e informações adequadas ao seu público. Estou sempre vendo ele.

O que não falta aqui é a roda de chimarrão, eu até trouxe 3 quilos de erva... rsrsrs... Não tem cerveja... estou tomando um chima... rsrsrs

No mais, mando um abração e felicidades com muita paz para os seus.

Nascimento

domingo, 27 de fevereiro de 2011

NOTA DE FALECIMENTO

Com pezar comunicamos ao mundo tradicionalista o falecimento, ocorrido ás 13:00 de hoje, do poeta Zeno Cardoso Nunes. Zeno nasceu em 15 de agosto de 1917 sendo natural de São Francisco de Paula e foi, por duas gestões, presidente da Estância da Poesia Crioula. Ocupava a cadeira 27 da Academia Rio-Grandense de Letras. Autor de diversos livros, escreveu, juntamente com seu mano Rui Cardoso Nunes, o Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul, um dos livros gauchescos mais vendidos de nossa terra. Destacava-se, entre centenas de belíssimos poemas de sua marca, o conhecidíssimo Briga de Touros: ...Dentre aquela sentida orquestração/destacou-se um mugido forte e grosso/que reboou plangente no rincão:/Era o berro do touro brasileiro/lamentando o destino do estrangeiro/que quisera ser dono do seu chão.

Tive o prazer de dividir uma obra intitulada Três Poetas Serranos com os manos Rui e Zeno e posso testemunhar o brilhantismo poético e humano que acompanhavam estes dois escritores. Zeno Cardoso Nunes estava com 93 anos de idade.

A este irmão de versos e de uma Ordem Maior, a paz do Supremo Arquiteto do Universo e digo que: ... um poeta não falece/tal qual não morre a bondade/ele fica na saudade/pois... saudade não envelhece.

UM CHASQUE PARA O HAITI

Nascimento, em sua segunda estada no Haiti, e o menino William que sustentava sua família, antes do terremoto, com doações dos soldados brasileiros das Forças de Paz da ONU.

Nos meus tempos de rapazote lá pelo interior serrano, domingo pela manhã era dia de postar-se diante do rádio para, além de ouvir a boa música gauchesca, saber dos acontecimentos da região. Através das "ondas" da "caixinha que fala" a gente ficava sabendo de mortes, nascimentos, festas, além de escutar os chasques de pessoas para pessoas pois todos sabiam que, do outro lado, alguém estaria na espera. Nunca esqueço de um recado que ouvi através de um locutor: "Alô, alô, Merenciano, na Fazenda do Chapéu. Sua irmã avisa que seu pai, Nicácio, está hospitalizado. Venha depressa. Convém trazer roupas de luto".

Pois eu, nesta manhã de domingo, vou usar do modernismo para mandar um chasque para os lados do caribenho país do Haiti. "Alô, alô, meu grande amigo Nascimento. Como é que vão as coisas aí por Porto Príncipe? Manda notícias, índio velho!"

O Carlos Alberto do Nascimento é um militar carioca que chegou á pouco mais de 5 anos no Rio Grande do Sul e apaixonou-se por nosso Estado e pelo nosso povo. Entre seus familiares nem se toca mais no assunto de voltar para a cidade maravilhosa. Conheceu nossa cultura tradicional e gostou tanto a ponto de virar um estudioso da mesma, como demonstra a foto abaixo, ao lado do folclorista Paixão Côrtes.

Pois o Nascimento, grande responsável pela existência deste blog que depois de amanhã completa um ano, está, desde o mês de janeiro e pela terceira vez (já esteve em 2006 e 2008), de regresso, como voluntário, ao Haiti, um país arrasado por guerras tribais, agora em situação ainda pior pelo fato do terremoto ocorrido em 12 de janeiro de 2010.

Mas o Carlos Nascimento, de alma fraterna, além de ajudar a manter o ambiente estável e seguro, foi levar um pouco de sua alegria àquele povo sofrido. Boa estada por aí, meu irmão Nascimento, e mande notícias.
Carlos Nascimento e Paixão Côrtes

sábado, 26 de fevereiro de 2011

PROGRAMA FOGO DE CHÃO DESTE DOMINGO

Assista neste domingo, dia 27, ao meio dia, pela Ulbra TV (canal 48), o programa Fogo de Chão, numa reapresentação do dia 21 de novembro de 2010 com uma bela participação da cantora Fátima Gimenez e um pouco da história das gaitas Todeschini no Rio Grande do Sul.

DOS LIVROS PARA O CINEMA

Como estamos em dias de Oscar, maior prêmio cinematográfico, e nesta semana postamos bastante sobre filmes gauchescos, informamos que o inesquecível escritor cruzaltense Erico Verissimo vai ter sua obra "O Tempo e o Vento" adaptada para o cinema em 2012. Vejam o que escreveu sobre o assunto o jornalista Daniel Feix, de Zero Hora.

Adaptado pelo menos outras três vezes por diretores brasileiros - nos anos de 1967, 1971 e 1985 - O Tempo e o Vento vai voltar ao cinema pelas mãos de Jayme Monjardim.

Diretor da minisérie A Casa das Sete Mulheres (2003) esteve em Porto Alegre para ver locações e contatar autoridades. O objetivo é alinhavar parcerias para construir uma cidade cenográfica - a vila de Santa Fé - e depois entregá-la ao Estado para ser usada como ponto turístico.

Monjardim classifica o projeto como "grandioso".

- Só uma superprodução estará á altura da obra original. Considero a adaptação do livro de Letícia Wierzchowski (A Casa das Sete Mulheres) a minha preparação para dirigir o romance de Erico Verissimo - afirma.

Os direitos sobre a obra foram adquiridos há cinco anos e, desde então, a própria Letícia trabalha no roteiro ao lado do escritor Tabajara Ruas. O texto deve abarcar o trecho contado em O Continente, com cerca de 150 anos de história do Rio Grande do Sul.

- O Estado vai ganhar, além de uma obra sobre sua história, uma espécie de museu. É assim que se pode vislumbrar a cidade cenográfica - diz o produtor Beto Rodrigues.

Rodrigues, que é da gaúcha Panda Filmes, está associado á Globo Filmes e á paulista Nexus Cinema, de Rita Buzar (dos longas Olga, Budapeste e Carandiru). Os dois produtores acompanharam Monjardim na visita ao sul e nos encontros com o governador Tarso Genro e o seu secretariado. Dizem que os locais da filmagem não foram definidos, assim como o espaço onde Santa Fé será erguida. Ressaltam que o projeto está em fase de captação de recursos e que o orçamento ainda não foi finalizado.

Também preferem não falar sobre o elenco, ressaltando que ninguém está confirmado, mas a produção trabalha com nomes como Fernanda Montenegro, Gloria Pires, Tarcísio Meira e Thiago Lacerda. A previsão é lançar o filme nos cinemas na primavera de 2012. Cerca de oito meses depois, projetam, o longa ganhará uma nova versão para exebição, em formato de minisérie em cinco capítulos, na TV Globo.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

VOLTEANDO DATAS

No dia 25 de fevereiro do ano de 1845, chega da Corte (Rio de Janeiro) a Delegação Farroupilha, presidida pelo cachoeirense embaixador Antônio Vicente da Fontoura, trazendo as Concessões do Tratado de Paz de Ponche Verde.

GAUDÉRIOS DE RAY BAN

Os gaúchos da minha terra tem uma balda (costume) que os acompanha há tempos. É usar ray ban em festejos gaudérios, principalmente em rodeios. Eu olhava aquelas estampas com desconfiança pois, ao meu ver, não casava direito óculos escuros com a pilcha gaudéria de homens que lidam na mangueira. Pesquisando de onde advinha tal mania descobri que era coisa serrana mesmo e que tal utilitário visava facilitar um "tiro" de laço se a rês corresse contra o sol.

Me lembrei do tema ao bombear a Cavalgada do Mar. Como tinha gaudérios (prendas nem se fala) de óculos escuros! O ambiente era propício: Areia, mar, sol, mas... não mudei minha impressão.

Cada "loco" com sua mania e mesmo respeitando quem use, acho que vou morrer sem nunca ter colocado um chapéu riograndense acolherado com um ray ban!

Foto: LRS

BOAS NOVAS SOBRE O ZÉ

Para os fãs de José Cláudio Machado que seguidamente fazem contato com o blog em busca de notícias sobre o estado de saúde deste magnífico intérprete da música campeira do Rio Grande, informamos que o cantor apresenta consideráveis melhoras. Ontem, dia 24, na boca da noite, fizemos contato com o hospital Mãe de Deus, onde nos informaram que, há alguns dias, o cantor deixou a CTI, já recebendo visitas diárias, em três horários. Está num centro de atendimento intermediário antes de ir para o quarto, pois ainda inspira alguns cuidados especiais. Grande Zé Cláudio. Acho que saimos desta de lombo liso...

PEDRO NEVES - A VOZ DO PAGO

O cantor Pedro Neves que, na foto acima, colhida por João Ávila, aparece sendo costeado pelo Romário Gaúcho e pelo Dionísio Costa, nos manda seu mais recente trabalho, o CD intitulado A Voz do Pago, letra que leva a minha marca e que foi musicada pelo próprio Pedro.

Como é característica deste artista, que agora retorna para sua terra, Passo Fundo, o CD é uma obra bem galponeira onde compositores como Che Zico, João Alberto Pretto, Dionísio Costa, Vaine Darde, além deste blogueiro, emprestam seus nomes a este belo trabalho editado de forma independente. Sucesso na certa!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

BORGHETTI ASSUME IGTF

Na presença de várias autoridades, artistas, tradicionalistas e representantes da imprensa, o Dr. Rodi Pedro Borghetti tomou posse como presidente da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. O ato oficial aconteceu as 18h30min desta quarta-feira, 23/02, na sede da entidade, no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre. Foram empossados também os diretores Valter Carneiro (Administrativo), e Cláudio Knerin(Técnico). Fizeram uso da palavra o ex-presidente da FIGTF, Manoelito Savaris, o presidente entrante, Borghetti, e o Secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, que enfatizou a importância da Fundação para a tradição e o folcore do Rio Grande do Sul, desejando sucesso aos novos administradores.

Ao final, o acordeonista Renato Borghetti e o violonista Marco Araújo, executaram o Hino Rio-grandense.

Fonte e fotos: Jairo Reis

ATENÇÃO MÚSICOS E COMPOSITORES

O prazo para inscrições ao 4º CANTO MISSIONEIRO DA MÚSICA NATIVA e ao 3º CANTO PIÁ MISSIONEIRO, festivais de Santo Ângelo, se esgota impreterivelmente no dia 04 de Março.

Não deixe pra última hora. Envie já as suas inscrições para o email gentegaucha@gmail.com, anexando a Ficha de Inscrição totalmente preenchida, a letra da composição e o arquivo de áudio com a música cocorrente.
Regulamento anexo.

Se preferir, pode remeter o material pelo correio para os seguintes endereços:

Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude:
Rua 03 de Outubro, 800 - Santo Ângelo/RS. CEP: 98801-610

Gente Gaúcha Produções:
Rua Vasco da Gama, 575 - S. 204 - CEP: 90420.111 - Porto Alegre/RS

As inscrições podem também ser entregues no IGTF, situado no térreo do Centro Administrativo em Porto Alegre.

O 4º Canto Missioneiro é promovido pela Prefeitura de Santo Ângelo, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, com produção excutiva e coordenação artística da Gente Gaúcha Produções.

Divulgação:
Gregório Reis - Jornalista.
GENTE GAÚCHA PRODUÇÕES
www.gentegauchaproducoes.blogspot.com
Fones: (51) 9602-6839 - (51) 8185.3402
E-mail: gentegaucha@gmail.com
MSN: gente.gaucha@hotmail.com

A SÉTIMA ARTE GAÚCHA

Há quanto tempo não se produz nada, cinematográfica e gauchescamente falando, aqui pelo Rio Grande? Afora Netto e o Domador de Cavalos, do batalhador, heróico e solitário Tabajara Ruas, muito pouco se tem produzido. Que saudades de filmes como Anahy de Las Misiones e Netto Perde Sua Alma, longas que retrataram a saga farroupilha. Dizem que o isqueiro matou o fósforo, o caminhão matou o tropeiro, a locadora matou o cinema, mas nada pode matar o filme, este registro audiovisual que entre aventuras, romances, guerras, documenta a historicidade de cada povo.

ANAHY DE LAS MISIONES

Gênero: Drama
Origem/Ano: BRA/1997
Duração: 115 min
Direção: Sérgio Silva

Elenco: Araci Esteves; Marcos Palmeira; Dira Paes; Claudio Gabriel; Fernando Pinto; Giovanna Gold; Matheus Nachtergaele; Paulo José.

Contada por gaúchos do Brasil, da Argentina e do Uruguai, a lenda diz que Anahy de las Misiones andava pelos países do Prata durante a Revolução Farroupilha à época da Guerra Cisplatina (1825-1828), Anahy (Araci) acompanhada pelo filho e por duas índias, a mestiça nascida em São Miguel das Missões (RS) cumpria seu destino, anunciado por um pajé quando ainda era uma menina: lutar pela sobrevivência. Vagando pelo Rio Grande no rastro das escaramuças entre farroupilhas (revolucionários) e caramurus (legalistas, defensores do Império), com uma velha carroça, recolhia os pertences de soldados mortos e vendia-os para ambos os lados, sem se envolver no conflito. Ingenuamente, acreditava que, por não se envolver com nenhum lado, a tragédia da guerra não afetaria sua vida, um erro que a levará ao encontro de um obstáculo além de sua determinação.

Distribuição em Vídeo: Europa Filmes

Premiações:

Festival de Cinema de Brasília.
Venceu nas categorias de melhor filme, melhor cenografia, melhor roteiro, melhor atriz (Araci Esteves), melhor ator (Marcos Palmeira) e melhor atriz coadjuvante (Dira Paes).

Festival de Cinema Brasileiro de Miami 1998
Venceu na categoria de melhor fotografia.

Festival de Cinema do Recife 1998
Venceu nas categorias de melhor atriz (Araci Esteves) e melhor roteiro.

Troféu APCA 1998
Venceu na categoria de melhor atriz coadjuvante (Dira Paes).

Festival de Cinema de Bogotá 1999
Indicado na categoria de melhor filme.

NETTO PERDE SUA ALMA

História de lutas, amor, aventura e liberdade, o filme, baseado no livro homônimo do escritor e jornalista Tabajara Ruas, recria a complexa personalidade do general Netto, protagonista central de dois episódios-chaves da história brasileira - a Revolução Farroupilha (1835-1845) e a Guerra do Paraguai (1861-1866) - comandando a sua cavalaria de gaúchos e lanceiros negros.

Embora não tivesse um perfil claramente definido como republicano, Netto era favorável às chamadas liberdades civis. Era contra a escravidão e nunca deixou de exercer sua liderança política.

Apesar de tantas batalhas, o guerreiro, com porte de herói galante, encontrou tempo para casar, ter duas filhas e cuidar de sua estância em Piedra Sola, distrito de Tacuarembó, no Uruguai.

O conflito do personagem com sua própria consciência, rememorando o período da República Rio-Grandense, proclamada por ele em 1836, após o combate do Seival, a derrota, o exílio e a solidão, são enfoques importantes do enredo que se passa no século XIX.

Antônio de Souza Netto, general brasileiro, é ferido durante a Guerra do Paraguai (1861-1866) e recolhido ao Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. No hospital, o general percebe que coisas estranhas acontecem ao seu redor. Um paciente, o capitão de los Santos, acusa o cirurgião de amputar suas pernas sem necessidade. Nessa mesma noite, Netto recebe a visita de um antigo camarada, o sargento Caldeira, ex-escravo.

Rememoram o passado comum durante rebelião republicana no sul do Brasil, conhecida como Guerra dos Farrapos (1835-1845). É quando conhecem Milonga, jovem escravo que se alista no Corpo de Lanceiros Negros, sob o comando de Caldeira.

Rememoram também a Proclamação da República Riograndense e a revolta dos soldados negros, após a guerra, quando acontece um trágico encontro entre Netto, Caldeira e o jovem Milonga.

Netto recorda no exílio em Piedra Sola, no Uruguai, onde viveu na solidão e em convívio com os fantasmas do passado, e a descoberta do amor, já maduro, com Maria Escayola. Ms outra guerra se aproxima, a Guerra do Paraguai.

Agora Netto jaz na cama do hospital, com mais um desafio: vingar o capitão de los Santos. É isso que ele explica a Caldeira. Mas Caldeira tem uma surpresa: também precisa matar um homem. E assim, os dois veteranos soldados, unidos por um terrível segredo, caminham lado a lado para o último desafio daquela noite de surpreendentes revelações.

Direção: BETO SOUZA e TABAJARA RUAS
Produtores: BETO SOUZA, TABAJARA RUAS, ESDRAS RUBIM
Produtora: PIEDRA SOLA PRODUÇÕES
Produção Executiva: BETO SOUZA, TABAJARA RUAS, MARCELO BACCHIN

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

SOB NOVA DIREÇÃO

Daqui a pouquito Rodi Pedro Borghetti estará assumindo a presidência do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. Em menos de duas horas, um homem sério, tradicionalista de marca maior, firmará as rédeas desta entidade que é o braço do governo na seara do tradicionalismo. Tenho plena confiança no sucesso do "Borghetão" nesta jornada de quatro anos em prol da pesquisa e da preservação da cultura de nossa terra.

Foto: LRS

E A ESTÁTUA DO GILDO?

A nota abaixo faz referência a aprovação do projeto de lei que autorizava a construção do monumento em homenagem ao trovador Gildo de Freitas.

É um projeto de 2007, mas, ao que se sabe, nada foi feito.

E nossa função é ficar atentos e cobrar quando necessário.

Gildo de Freitas terá estátua no Parque da Harmonia

O Plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (21/11/2007) projeto de lei da vereadora Margarete Moraes (PT), que autoriza a construção de monumento em homenagem à memória do trovador e compositor Gildo de Freitas.

A proposta sugere como local para erguer o monumento o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido como Parque da Harmonia.

A proposta aprovada também propõe parceria com instituições públicas e privadas para sua confecção. Considerado o Rei dos Trovadores, Gildo nasceu em 1919, no Bairro Passo d'Areia, na época zona rural de Porto Alegre, e morreu em dezembro de 1983.

Colaboração: Hilton Araldi

OS CAMPEIROS EM MARAU

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PA' UN VIEJO

"O grito de "venha boi" perdeu-se na poeira dos tempos... Os fletes já não pisam a baba dos tambeiros pelas estradas polvorentas de saudade. Muitos lombilhos gastos, hoje encilham cavaletes em quartos pobres de vilas, potreiros do nunca mais, pra aonde o bendito progresso apartou os gaúchos de ontem!"

Trecho de Don Blanco - Lisandro Amaral.
Desenho feito com lápis 6B e 2B sobre papel Canson A3
Autora: Lauren de Bacco
Créditos da foto: Pedro Luis Raota

CONVITE - CURSO DE DANÇAS

Os integrantes do corpo de baile adulto do Centro Canoense de Tradições Gaúchas Rancho Crioulo, através da pessoa do patrão Lori Carlos da Silva (Pingo) e de sua esposa Enice Martins Dias Silva, bem como dos instrutores Rodrigo Gil Ribeiro e sua esposa Lílian de Campos Santos convidam os amigos tradicionalistas e os apaixonados pela cultura gaúcha a fazer parte em nossa casa do curso de danças com o renomado folclorista gaúcho João Carlos Paixão Côrtes.

Data: 19 e 20 de março de 2011, a partir das 08:00 horas (carga horária 16 horas).
Local: CCT Rancho Crioulo. Av. Inconfidência, 1035 - Canoas – RS

Tema: As Gerações Coreográficas de Nossos Dançares Avoengos e Alguns “Novos” Temas Bailáveis de Antigamente (Atualizações e Danças Inéditas como Faca Maruja, Jardineira, Vinte-e-Quatro e Chorosa).

Contato: Inscrições e reservas de alojamentos pelo fone (51)8583-6492 (Patrão Pingo), (51)9767-8768 (Rodrigo), (51)3031-5069 (Lílian), também pelo email ranchocrioulo@gmail.com

Investimento: R$ 50,00 (com as principais refeições incluídas); entidades que se inscreverem com mais de 10 participantes receberão um desconto especial.

Esperamos vocês para mais este momento histórico para o Movimento; com certeza será um marco tanto pelo ineditismo dos temas abordados, quanto por estarmos em festa pelas comemorações dos “60 anos de cursos e palestras de Paixão Côrtes”.

Um quebra-costela e até breve!

CONVITE - POSSE NOVA DIRETORIA DO IGTF


A Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore convida para a posse da Nova Diretoria, a qual tem como presidente Rodi Pedro Borghetti, diretor administrativo Valter Carneiro e diretor técnico Luiz Claudio Knierim, a realizar-se às 18h30min do dia 23 de fevereiro, na Sede da Fundação – Av. Borges de Medeiros, 1501 – Sala 10 - Térreo. Fone: 32281711

VOLTEANDO DATAS

Num dia 22 de fevereiro, do ano de 1845, David Canabarro promove uma reunião do Conselho dos Generais Farroupilhas, em Ponche Verde, Dom Pedrito, para tratar do prosseguimento ou não da Guerra dos Farrapos.

Também num dia 22 de fevereiro, do ano de 1904, nascia em Quarai o grande Poeta Juca Ruivo e neste dia, no ano de 1983, morria, em Porto Alegre, o também poeta Pery de Castro, fundador e Presidente da Estância da Poesia Crioula.

Num dia 22 de fevereiro, do ano de 1959, morre de câncer o poeta Aureliano de Figueiredo Pinto (foto acima), indiscutivelmente, um dos maiores poetas nativista de nossa terra, de todos os tempos.

Com seu vigoroso regionalismo, o nosso idioma, longe de empobrecer-se, adquiriu novas e cintilantes riquezas. Seus poemas, nascidos das vivências campeiras, com invernos, tropeadas, rondas, noites longas, chimarrão, e outros temas rudes e belos. São sempre, impregnados de comovente humanismo e iluminados pelo sol de sua fulgurante cultura.

A divulgação de seus versos magistrais é, pois, exigência imperiosa de todos os que cultuam as letras pampeanas e que amam nossa Querência.

Nada, nos seus versos, do apenas fácil e pitoresco que caracteriza uma boa parte de poesia gauchesca. A poesia de Aureliano Figueiredo Pinto, profundamente ligada a terra, tem uma extraordinária densidade humana, assumindo sua temática, em muitos passos, o sentido de um canto geral que transcende o mero regionalismo. Poucos livros refletem com mais autenticidade o homem e a paisagem do Rio Grande do que estes “Romances de Estância e Querência”.

Aureliano de Figueiredo Pinto nasceu em 1º de agosto de 1898, na fazenda São Domingos, município de Tupanciretã, filho de Domingos José Pinto e de Marfisa Figueiredo Pinto. Exerceu o ofício de médico, mas por essência foi poeta e escritor.

O processo de alfabetização inicia-se em 1904 quando recebeu aulas de sua mãe, quatro anos depois no colégio Santa Maria em Santa Maria, seguiu seus estudos, de onde enviou a sua mãe seus primeiros poemas. Aureliano inicia ali seu martírio, sua ressurreição e sua glória: escrever.

Aos 17 anos, nasceu uma grande amizade com Antero Marques. Antero seria, pela vida afora companheiro, crítico e confidente a dividir aulas, pensões, ruas, e uma infinidade de cartas. Iniciam as discussões políticas, literárias e filosóficas, que os levariam a participar da Revolução de 30.

Passou a residir em Porto Alegre 3 anos mais tarde, onde prepara o vestibular para Direito, que trocaria mais tarde pela Medicina. Os poemas escritos em meio às anotações escolares antecediam sua estréia com poemas publicados no jornal Correio do Povo, com pseudônimo e nome próprio e nas revistas Kodak e A Máscara, um ano mais tarde. Amigos passam a classificar seus poemas entre as correntes simbolista e parnasiana. Entre as anotações de aula, Aureliano escreve o poema Gaudério, que marcaria sua vinculação com o nativismo. Anos depois, Gaudério e Toada de Ronda seriam musicados por João Fischer. Segundo testemunhas de Antero Marques, Raul Bopp, entusiasmado com a produção do poeta diria que “Bilac assinaria estes versos” O poema Toada de Ronda é considerado o marco inicial da poesia nativista no Rio Grande do Sul.

Em 1924, parte para o Rio de Janeiro estudar Medicina, lá cursa o primeiro e o segundo ano e retorna a Porto Alegre. Lê Paja Brava, do Viejo Pancho, que marcará sua produção artística, e também livros de poetas regionalistas uruguaios e argentinos, que o influencia a escrever poemas em espanhol. Em 1926, volta aos estudos de Medicina no Rio de Janeiro, mas no mesmo ano retorna a Porto Alegre. Somente em 1931, conclui o curso de Medicina, e logo abre seu consultório em Santiago. Abre o coração aos campos e aos tipos humanos que o povoam. A partir dali o trabalho de médico rouba-lhe o tempo de leitura e criação. Passa a fazer viagens ao interior do município, atendendo a chamados médicos e fica com os peões tomando mate e ouvindo causos.

Três anos mais tarde por falta de dinheiro dos clientes para compra de remédio, suas práticas médicas são interrompidas. Aureliano cria um código que é colocado nas receitas, para que fossem debitadas para alguns de seus amigos. Nessa época, seus poemas são datilografados por Túlio Piva, para quem produz textos para serem lidos na rádio local.

Em 1937, já com quase 40 anos, passa a dirigir o Posto de Higiene de Santiago. Anos mais tarde, seria o fundador do Hospital de Caridade. Casa com Zilah Lopes, em 29 de dezembro de 1938 com que tem 3 filhos.

Em 1941, troca Santiago por Porto Alegre, assume a subchefia da Casa Civil do interventor Cordeiro de Farias. Fica poucos meses no cargo e retorna a Santiago.

Em 1956 inicia a reunir e selecionar seus poemas,espalhados entre amigos, para publicá-los em livros. Seu filho José Antônio vai à Editora Globo e ali espera até ter em mãos dez volumes de Romances de Estância e Querência – Marcas do Tempo o primeiro livro publicado de Aureliano de Figueiredo Pinto. Aureliano vem a falecer em 22 de fevereiro de 1959 com câncer.

Em 1963, é publicado “Ad Sodalibus” pela Livraria Sulina, seu segundo livro de poesias Romances de Estância e Querência – Armorial de Estância e Outros Poemas. Em 1974, é publicada pela Editora Movimento, a novela Memórias do Coronel Falcão. Em 1975, Noel Guarany recebe autorização dos familiares do poeta para musicar Bisneto de Farroupilha e Canto do Guri Campeiro.

Colaboração: Hilton Araldi

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

OPINANDO SOBRE A POSTAGEM ...

... A COBRA ESTÁ FUMANDO NA PRIMEIRA REGIÃO

Meus Queridos Amigos Tradicionalistas.

São, entre tantas, como esta aberração abaixo que não consigo aceitar e que não posso concordar. Olhem o que diz o nosso Ex Coordenador Tomazzini abaixo.

Mas primeiro quero dizer: Olha o que está fazendo a nova Administração da 1ª Região Tradicionalista. Desconsidera o acesso de mais de 78.000 pessoas, tradicionalistas que buscaram informações no site da 1ª R.T. , que já tínhamos a muito tempo.

É um absurdo isto. Nossa história se encontra lá. Muitos acessavam o site: http://www.1rtrs.com.br/ já através de outros, inclusive deste blog do Léo Ribeiro. Todos nós já conhecíamos o site da 1ª R.T.

Agora, por capricho da nova administração, o site sai do ar e está sendo feito outro. Onde teremos a nossa história. As nossas legislações, caprichosamente nosso Ex Coordenador Tomazzini vinha colocando e dando acesso a todos nós, as coletâneas, as atas, ou seja, A HISTÓRIA DA 1ª R.T. Parece que pessoas quando assumem cargos, tornam-se donos daquilo que assumem.

Por estes motivos que volto a dizer. Estamos afastando os nossos tradicionalistas, nossos amigos, nossos jovens. Começo a sentir vergonha do que vem acontecendo. E novamente digo. Sou eu que estou manchando a honra do nosso Movimento Tradicionalista Gaúcho?

Um Forte Quebras Costelas

Carlos Homrich
Advogado
Tradicionalista
Ex Vice Coordenador
Ex Membro do Conselho de Ética da 1ª R.T.
Ex Patrão
PS: Espero não ter que dizer um dia EX TRADICIONALISTA

A COBRA ESTÁ FUMANDO NA 1ª REGIÃO

Nosso blog recebeu a redação abaixo, escrita pelo ex-coordenador da Primeira Região Tradicionalista, Cesar Tomazzini, resignado com os atos da nova gestão.

Caros companheiros

Algums administradores entendem que ao assumirem cargos deva-se esquecer do passado. O que importa é a "a cara da nova administração", tem que ser mudado tudo sem importar quem fez, e em alguns casos até por se saber quem fez. Talvez por atitudes como esta é que perdemos muitas as coisas boas de pessoas que nos antecedem em cargos e que contribuiram para que um determinado órgão ou empresa avance no tempo. Vivemos num mundo de concorrência, mas nem na iniciativa privada onde administradores disputam cargos como a defender os seus interesses financeiros ou as "chamadas disputas de beleza" isto acontece pois entendem estas pessoas que manter benfeitorias, contribuem para o engrandecimento do trabalho vindo dos antecessores mostra crescimento para a própria entidade, além de demonstrar inteligência por parte de quem os assume.

A alteração pela qual está passando o site da 1ª Região nada tem a ver comigo, que o criei. Entendo que "vassoura nova deve varrer bem", mas não precisa limpar o trabalho que foi feito e que certamente não foi trabalho de uma só pessoa mas sim de um grupo.

Esta vassoura não deve varrer o passado e começar do zero. Sempre lutamos para ressaltar o que foi ombreado por nossos antecessores seja de bom ou de ruim, pois a Região cresceu com os acertos e com os erros. Fica a pergunta será que o livro que foi feito para a Região também será refeito? O site não era do Coordenador 2009-2010, ele era da 1ª Região. Era um passo que tínhamos dado, perfeiçoando o antigo site, para melhor atender às entidades, e acho que os 78 mil acessos em dois anos demonstraram isto. Acho que retrocedemos. Isto não é uma atitude de quem quer o melhor para a Região, isto é uma atitude de quem quer "deletar o Tomazzini". Se o novo site, apresentar o dados que foram coletados ao longo destes anos, como por exemplo as resoluções do CONTREG, ainda sim será um desrespeito para com o trabalho que não foi do Tomazzini, foi de um grupo de pessoas e além disso apenas mostrará que não foi aceita a estrutura do que estava lá, apenas copiaram sem solicitar, isto é plágio.

Caros companheiros este manifesto tem apenas o objetivo de esclarecer a alteração no site, que é uma explicação que devo aos senhores que costumeiramente buscavam informações ali, e é aos senhores que devemos esta explicação. Absolutamente em nehum momento tivemos a intenção de queixa, apenas é uma satisfação que devo, como criador do site da 1ª RT que foi ium trabalho baseado inclusive no conteúdo do antigo site da época do companheiro Valdemar Engroff, diretor de comunicação social na gestão do ex-coordenador Nelson Lima dos Santos o qual teve a iniciativa de criar um meio ágil de informar e arquivar as informações tornando as disponíveis a qualquer momento.

Saudações Tradicionalistas

Cesar Tomazzini

TROPEIRO DA MÚSICA GAÚCHA

Vocês sabem qual é a segunda página mais lida de um jornal? A contra-capa. E a terceira e a quarta mais lidas? As páginas centrais. Pois o grande gaiteiro Adelar Bertussi ocupa a contra-capa e as páginas centrais do maior jornal do Rio Grande do Sul, Zero Hora, na circulação de hoje, dia 21, com uma bonita matéria, tudo em função da estréia do documentário sobre sua vida intitulado Adelar Bertussi, o Tropeiro da Música Gaúcha, que ocorre amanhã, terça-feira, em sessão fechada para convidados na Sala de Cinema Ulysses Geremia (Centro de Cultura Ordovás), Caxias do Sul. O filme resgata a trajetória do músico que, junto com o irmão Honeyde, formou a saudosa dupla Os Irmãos Bertussi, marcando a história da música tradicionalista gaúcha. Produzido pela Spaghetti Filmes, o documentário reconstrói a trajetória do músico por meio de depoimentos de amigos, familiares e do próprio Adelar. A estreia oficial para o público foi dia 19 de fevereiro, em São Jorge da Mulada, distrito de Criúva onde Adelar Bertussi nasceu e mantém sua estância. No Ordovás, o filme será exibido nos dias 22 e 23 de fevereiro, às 20h, e do dia 24 ao dia 27, às 18h15min. A entrada é franca. O Centro de Cultura Ordovás fica na Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo. O telefone é o (54) 3218.6192

ESTAMOS DE VOLTA

Após um mês salgando o lombo, estamos de volta pior que charque, mas de alma renovada para mais um ano de lida. Nosso blog não parou graças ao computador portátil que carrego na mala-de-garupa, junto com a escova, a banha para o cabelo, a carteira de trabalho ...

A visão matinal da foto acima será trocada por bretes de edifícios, engarrafamentos, filas, sapatos, pagamentos, enfim, coisas da cidade grande. Mas não vamos afrouxar o garrão. Vamos, sim, nos atracar igual porco em lavoura de batatas, que a vida velha vai de roldão, como lambari em tarrafa.

Foto: LRS

domingo, 20 de fevereiro de 2011

27ª CAVALGADA DO MAR

Agora são exatamente 11:17 hs deste domingo ensolarado pelas bandas do sul, dia 20 de fevereiro. Acaba de passar pela frente do meu rancho praieiro, em Curumim, a 27º Cavalgada do Mar em seu segundo dia de andanças. Ao que vi, com olhos críticos, foi a mais organizada de todas. Vazios entre um piquete e outro havia, mas sempre vai haver. Isto não é uma escola de samba primando pela harmonia. Falei com diversos conhecidos participantes do evento e todos elogiaram a organização e a preocupação dos organizadores, inclusive editando e distribuindo uma cartilha com os regramentos da cavalgada. Esperamos que continue assim até o fim da jornada.

O evento é grandioso, bonito e mesmo não participando, emocionei-me ao ver os milhares de cavaleiros e as bandeiras coloridas e representativas, desfraldadas a brisa do mar.

O brabo é escutar, por cinco dias a fio, o carro de som a frente dos cavalarianos tocando e retocando o hino da cavalgada que mais enaltece seu comandante do que o próprio evento. Mas isto é o de menos...

Alguns piquetes tem a preocupação de levar ao público um pouco das tradições mais antigas do Rio Grande. Fotos: LRS

VOLTEANDO DATAS

Honeyde Bertussi, a direita da foto, nasceu num dia 20 de fevereiro, do ano de 1923, na Fazenda da Mulada (ao fundo), propriedade de seu pai Fioravante Bertussi, no distrito da Criúva, na época pertencente ao município de São Francisco de Paula.

Honeyde, ao lado de seu irmão Adelar (a esquerda da foto), formou a famosa dupla Os Irmãos Bertussi e foram os precursores da música galponeira no Rio Grande do Sul. Muito do que se escuta nos dias de hoje, tem origem naqueles pioneiros gaiteiros serranos.

Desde o dia de ontem, 19 de fevereiro, diversos músicos estão reunidos na Fazenda da Mulada, onde foi erguido o Memorial Os Bertussi, para o Primeiro Gaitaço em Homenagem a Honeyde Bertussi.

Saiba mais sobre Os Irmãos Bertussi clicando no link A PURA CÊPA CRIOULA, de nosso blog.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

DIA 1º OS "DESTAQUES DA DÉCADA"


Atenção leitores! Aproxima-se o dia primeiro de março, data em que estaremos postando os DESTAQUES DA DÉCADA na seara artística do Rio Grande.

Após muito tempo de pesquisas e opiniões de um juri técnico composto por 26 pessoas que vivenciam intensamente a cultura artística do Rio Grande, nosso blog aponta os três mais votados em cada categoria nos DESTAQUES DA DÉCADA.

Nossa promoção não visa apontar somente os melhores, mas também áqueles que mais se destacaram, como o próprio nome indica. Há muitos artistas de inegáveis habilidades e prestimosos trabalhos em prol de nossa cultura mas que, nos últimos 10 anos, pouco apareceram.

Com certeza os leitores e muitas pessoas não indicadas contestarão alguns nomes e sentirão falta de outros, mas buscamos, com muita imparcialidade, mostrar quem mais tem se destacado no cenário artístico do Rio Grande neste século. Para exemplificar, meu nome recebeu algumas indicações como Compositor Letrista, mas não o suficiente para fixá-lo entre os mais citados.

Os nomes apresentados a seguir não estão na ordem de classificação e sim alfabeticamente postados. No dia 1º de março, data de aniversário do blog, indicaremos o mais votado de cada categoria. Escolha, você também seus melhores e confira, em março, quantos você acertou.

Na categoria em que aparecer o sinal (*) é porque houve empate nos nomes citados.

DESTAQUES DA DÉCADA

FESTIVAL (MUSICAL)
Cooperativismo (diversas cidades) - Coxilha Nativista (Cruz Alta) - Reponte (São Lourenço do Sul).

FESTIVAL (POÉTICO)
Querência da Poesia Gaúcha (Caxias do Sul) - Seival (São Lourenço do Sul) - Sesmaria (Osório).

GRUPO DE BAILE
João Luiz Corrêa - Os Monarcas - Os Serranos.

GRUPO DE SHOW
César Oliveira e Rogério Melo - Mulheres Pampeanas - Oswaldir e Carlos Magrão.

SHOW INDIVIDUAL *
Cristiano Quevedo - Elton Saldanha - Luiz Marenco - Rui Biriva.

INTÉRPRETE MASCULINO *
Délcio Tavares - Flávio Hanssen - João de Almeida Neto - Nilton Ferreira.

INTÉRPRETE FEMININO *
Fátima Gimenez - Juliana Spanevello - Maria Luiza Benitez - Shana Müller.

ARTISTA NATIVISTA *
Joca Martins - Luiz Carlos Borges - Luiz Marenco - Pirisca Grecco.

ARTISTA REGIONALISTA
Mano Lima - Pedro Ortaça - Walther Moraes.

QUEM MELHOR REPRESENTA A MUSICALIDADE DO SUL, FORA DO ESTADO
Gaúcho da Fronteira - Renato Borghetti - Yamandu Costa.

GAITEIRO (GAITA PIANO)
Elio Xavier (Porca Véia) - Luciano Maia - Luiz Carlos Borges.

GAITEIRO (GAITA PONTO) *
Chico Brasil - Edilberto Bérgamo - Gabriel Ortaça - Renato Borghetti.

VIOLONISTA
Marcelo Caminha - Maurício Marques - Valdir Verona.

COMPOSITOR MELODISTA
Érlon Péricles - Luiz Carlos Borges - Luiz Marenco.

COMPOSITOR LETRISTA *
Carlos Omar Vilela Gomes - Dionísio Costa - Gujo Teixeira - Rodrigo Bauer - Vaine Darde.

POETA OU POETISA *
Antônio Augusto Ferreira - Carlos Omar Vilela Gomes - Guilherme Colares - Rodrigo Bauer.

DECLAMADOR
Patrocínio Váz Àvila - Romeu Weber - Wilson Araújo.

DECLAMADORA
Cassiana Oliveira - Liliana Cardoso - Silvana Giovanini

PAJADOR *
Jadir Oliveira - José Estivalet - Paulo Mendonça - Pedro Junior da Fontoura.

TROVADOR
José Estivalet - Macedinho - Volmir Martins.

INVERNADA ARTÍSTICA
Aldeia dos Anjos (Gravataí) - DTG Clube Juventude (Alegrete) - Rancho da Saudade (Cachoeirinha).

PROGRAMA REGIONALISTA (TV)
Galpão Crioulo (RBS TV) - Galpão Nativo (TV E) - Raízes do Sul (Cruz Alta).

PROGRAMA REGIONALISTA (RÁDIO)
Galpão do Nativismo (Rádio Gaúcha) - Hora do Mate (Rádio Rural) - Ronda dos Festivais (Rádio Rural).

APRESENTADOR (TV) *
Antônio Augusto Fagundes - Glênio Fagundes - Neto Fagundes - Odilon Ramos.

APRESENTADOR (RÁDIO)
Dorotéo Fagundes - Ernesto Fagundes - Wilson Tubino.

ENTIDADE QUE MELHOR REPRESENTA O TRADICIONALISMO
Estância da Poesia Crioula - Movimento Tradicionalista Gaúcho - Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore.

EVENTO QUE MELHOR REPRESENTA O TRADICIONALISMO *
Acampamento Farroupilha de Porto Alegre - Cavalgada do Mar - Encontro de Artes (ENART)- Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.

PESSOA QUE MELHOR REPRESENTA O TRADICIONALISMO
Antônio Augusto Fagundes - Paixão Côrtes - Telmo de Lima Freitas.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CHASQUES

PROGRAMA FOGO DE CHÃO neste domingo, ao meio dia, pela Ulbra TV, canal 48, com reapresentação do programa que foi ao ar no dia 21 de março de 2010, tendo como atração o cantor Dante Ramon Ledesma

CAVALGADA DA LUA CHEIA promovida Hotelaria Centro de Treinamento Rincão do Velho Chico. Quem participou e quiser ver as fotos acesse http://rincaodovelhochico.blogspot.com Quem nos manda o chasque é o grande tradicionalista Valter Fraga Nunes, lá da primeira Capital, Viamão.

PROGRAMA ALMA NATIVA pela Rádio Gaudéria FM. Quem desejar ouvir a boa música do sul e saber mais um pouco sobre os costumes de nossa terra gaúcha, acesse www.gauderiafm.com.br neste domingo, dia 20, das 9:00 hs ao meio dia, que meu grande amigo Glaucio Vieira, integrante dos Queras, lá de Passo Fundo, também um profundo conhecedor da musicalidade e das tradições deste pago, estará no comando deste belo programa que se chega, com certeza, para fazer sucesso.

HÁ QUANTO TEMPO...

Capa do "LP" que fiz para o 5º Ronco do Bugio

Navegando pelos blogs nativistas de fundamento, coisa que faço sempre que tenho uma vasa, me deparei, no Blog do Jairo Reis, comunicador da Rádio Rural e comandante do programa Ronda dos Festivais, com uma capa que desenhei, a pedido da organização, para o 5º Ronco do Bugio, de São Francisco de Paula. Como agora, no fim de maio, vamos para a vigésima edição e considerando que por alguns anos não ocorreu o evento, pode-se dizer que este trabalho tem seus 17, 18 anos.

Tenho feito tão poucas gravuras que este recuerdo no blog do Jairo me deu saudades...

RESTINGA PODERÁ TER FESTIVAL

Luiz, Ricardo, Marcelo, Dionísio e Jairo.

O bairro da Restinga, um dos mais populosos de Porto Alegre deverá ter seu festival de música nativista, provavelmente no mês de novembro de 2011. Pelo menos é este o objetivo dos integrantes do Piquete Guapos da Restinga, Ricardo Soares, Marcelo Ribeiro e Luiz Antônio, que participaram do programa Ronda dos Festivais, na tarde desta quinta-feira, 17, acompanhados pelo cantor e compositor Dionísio Costa, que é morador do bairro situado na zona sul da capital do Estado.

Para elaborar o projeto e produzir o festival foi convidado o apresentador do programa, Jairo Reis, que também atua como produtor de eventos á frente da Gente Gaúcha Produções. Lá pelo meio do ano, certamente ja teremos a confirmação do evento que é muito esperado pela comunidade restinguense, tendo em vista sua identificação com a cultura gaúcha.

A visita ao programa Ronda dos Festivais, da Rádio Rural, serviu também para a divulgação de um jantar-baile programado pela entidade para o dia 26 de março, com animação do Grupo Trancaço.

Do blog do Jairo Reis

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PESQUISA SOBRE A CAVALGADA DO MAR

Uma pesquisa exclusiva da empresa Segmento ouviu, 1,2 mil moradores de todas as regiões do Estado indagando se a Cavalgada do Mar, que começa amanhã, em sua 27ª edição deveria terminar ou continuar.

Entre as pessoas pesquisadas apenas 9,2% já viram o evento pessoalmente. A maioria conhece apenas de "ouvir falar".

O resultado foi o seguinte: a cavalgada deve continuar 79,6%; a cavalgada deve terminar 17,3%; não respondeu 3,1%.

Nota do blog: queremos deixar claro que sempre fomos a favor da Cavalgada do Mar, desde que a mesma seja realizada com disciplina, não transparecendo ás milhares de pessoas que ficam a beira mar uma imagem do gaúcho de truculência, de arroubos, de borracheiras.

Da mesma forma, não consideramos esta pesquisa como uma opinião real sobre o evento porque apenas 9,2% dos pesquisados já o presenciaram. Para se chegar mais próximo da verdade, tal pesquisa deveria ser elaborada com as pessoas na praia, logo após a passagem do cortejo.

O LADO SOCIAL DA CAVALGADA DO MAR

Nos chega um chasque do Departamento de Tradições Gaúchas MALA de Garupa, das Grandes Lojas Maçônicas do Estado do Rio Grande do Sul, dando conta de que o piquete se fará presente na 27ª Cavalgada do Mar de uma forma diferente. Estarão ministrando palestras e instruções anti-drogas durante todo o trajeto, á beira do mar e nos locais de acampamento. Praticam, com este ato, o lado social da cavalgada, demonstrando que um evento deste porte não é constituído somente de pata de cavalo, fanfarronadas e bailantas. Parabéns pela iniciativa, DTG MALA de Garupa!

AVALIADORES DA QUERÊNCIA DA POESIA

A foto acima nos foi remetida pelo tradicionalista Alberto Salles, Coordenador Geral da parte artística do Rodeio de Caxias do Sul. O flagrante é no fim de janeiro deste ano e apresenta a Comissão Avaliadora da Querência da Poesia, um festival já consagrado nos meios poéticos do Estado e incluído entre os três melhores eventos do gênero na promoção Destaques da Década, de nosso blog. Da esquerda para a direita aparecem este blogueiro, Jaime Brun Carlos e Romeu Weber. Tudo ocorreu na maior tranqüilidade e nossas opiniões bateram com a do povaréu que se fez presente. Muito obrigado pela confiança, meu mano Beto.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

INDICADOS PARA O PRÊMIO AÇORIANOS

O Prêmio Açorianos de Música divulga indicados para a 20ª edição. O evento homenageia as melhores produções do Rio Grande do Sul, em abril. Na sua 20ª edição, o Prêmio Açorianos de Música, premiará os melhores de 2010 nas categorias Disco, DVD do Ano, Espetáculo do Ano, Melhor Disco Infantil, Revelação, Arranjador, Produtor Musical, Produtor Executivo, Projeto Gráfico, Menção Especial e Homenageado do Ano. A cerimônia de entrega está marcada para 26 de abril no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.

Confira abaixo os indicados na categoria regional. O Prêmio Açorianos de Música existe desde 1990, sempre prestigiando as melhores produções do Rio Grande do Sul.

Compositor:

Érlon Péricles por "Brinco de Princesa" de Shana Muller
Francisco Luiz por "As Milongas do Chico Y Otras Cositas Más...!"
Gujo Teixeira por "Gauchada"
Martin César por "Da Mesma Raiz" de Marco Aurélio Vasconcellos
Robison Boeira por "Alma Chamamecera"

Intérprete:

Ernesto Fagundes por "Origens"
Juliana Spanevello por "Pampa e Flor"
Marco Aurélio Vasconcellos por "Da Mesma Raiz"
Pedro Ortaça por "De Igual pra Igual"
Shana Muller por "Brinco de Princesa"

Instrumentista:

Carlitos Magallanes por "Da Mesma Raiz" de Marco Aurélio Vasconcellos
Edilberto Bérgamo por "Cantiga Para O Meu Chão" de César oliveira e Rogério Melo
Gabriel Ortaça por "Herança Missioneira"
Paulinho Fagundes por "Origens" de Ernesto Fagundes
Robison Boeira por "Alma Chamamecera"

Disco:

"Brinco de Princesa" de Shana Muller
"Da Mesma Raiz" de Marco Aurélio Vasconcellos
"Gauchada" de Gujo Teixeira
"Pampa e Flor" de Juliana Spanevello
"Pé na Estribo" de Cristiano Quevedo

Fonte: Luiz Gonzaga Lopes / Correio do Povo
Colaboração: Luciano Salermo

FOTO DO LEITOR

Esta bonita foto nos foi enviada pela Giselda Santos Pinto. Espelha a beleza de um dia interiorano lá para as bandas da Boa Vista, querência onde muito aprendi sobre a vivência e a convivência dos homens de campo, principalmente nos tempos de pegança de porcos chucros entrincheirados nos capões de mato fechado. Não é verdade meu grande amigo Aloir?

REGULAMENTO DO 20º RONCO DO BUGIO

Foto LRS

Aqui alguns ítens do regulamento do 20º Ronco do Bugio que ocorrerá de 27 a 30 de maio de 2011 na cidade de São Francisco de Paula.

O Ronco do Bugio tem por objetivos valorizar a tradição, arte, cultura e a autêntica música regionalista gaúcha, através do seu ritmo mais original;Prestigiar autores, compositores, intérpretes e conjuntos regionalistas; Motivar e oportunizar o surgimento de novos talentos e promover e incentivar o turismo, projetando São Francisco de Paula no cenário nacional, evidenciando a tradição gaúcha.

Para se inscrever na triagem do festival é necessário enviar um cd com a música já mixada, identificado somente com o título da composição, acompanhado da ficha de inscrição.

O período de inscrições é de 01/03/11 a 13/04/11. Não serão aceitas inscrições com mais de uma composição por CD. As inscrições devem ser entregues em mãos ou via sedex, até o dia 13/04/2011, nos seguintes locais: Centro de Informações Turísticas de São Francisco de Paula,Av. Getúlio Vargas, 1850 - CEP 95400000 Fone: 54 -32441602, 54-32443822 e IGTF – Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Av. Borges de Medeiros nº1501 Sala 10 - Térreo - Porto Alegre - RS Fones: (51) 3228-1711 / 3228-1764.

Cada autor e/ou compositor poderá inscrever quantas composições desejar para triagem, no entanto, somente será permitida a classificação de no máximo duas (2) composições. Cada intérprete poderá defender apenas 1 composição; Os músicos poderão defender no máximo 2 composições.

Somente poderão concorrer músicas cujo ritmo seja o Bugio e cuja letra aborde temas tipicamente regionais;

Cada composição classificada, receberá a título de ajuda de custo R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais).

As composições vencedoras que farão jus aos seguintes prêmios:
1º lugar - R$ 4.000,00 (quatro mil reais) + troféu
2º lugar - R$ 2.000,00 (dois mil reais) + troféu
3º lugar - R$ 1.000,00 (mil reais) + troféu
Melhor Instrumentista - R$ 500,00 (quinhentos reais) + troféu
Melhor Intérprete - R$ 500,00 (quinhentos reais) + troféu

Eron Sidinei França
Secretário de Turismo, Indústria e Comércio - Presidente da Comissão Organizadora

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

GAITAÇO NO MEMORIAL AOS BERTUSSI

Piquete Fraternidade Gaúcha na inauguração do Memorial aos Irmãos Bertussi, em abril de 2008. No mesmo local será realizado o Primeiro Gaitaço em Homenagem a Honeyde Bertussi, no próximo fim de semana.

A Comunidade de São Jorge da Mulada, no distrito de Criúva, em Caxias do Sul, realiza no próximo domingo o Primeiro Gaitaço em homenagem aos 88 anos de Honeyde Bertussi, compositor e acordeonista falecido em 4 de janeiro de 1996. O local escolhido é o Memorial Irmãos Bertussi. A obra simboliza o marco que a dupla Honeyde e Adelar representou na história da música regional.

A programação do Gaitaço inicia-se no próximo dia 19 com a recepção às caravanas e as acomodações para acampamento na Fazenda dos Bertussi. A partir das 22h, acontece fandango no Salão São Jorge, que terá participação dos artistas da família e de convidados especiais. No domingo, às 9h, ocorre a recepção das cavalgadas no Memorial. Às 10h, haverá missa crioula pelos 88 anos de Honeyde Bertussi. Às 15h, inicia-se o Gaitaço, animado pelos músicos da família e demais colegas e amigos presentes.

Memorial será o palco das homenagens a Honeyde Bertussi

Além das estátuas em bronze que eternizam os cantores, o local permite aos visitantes apreciar a trajetória dos artistas, por meio de fotos, vídeos, discos, DVDs, cartazes, partituras, recortes de jornal, correspondências, contratos, medalhas e troféus. Cada plataforma serve ainda de mirante, que possibilita contemplar as belezas naturais do interior de Caxias do Sul. Quando ocorreu a inauguração, em 27 de abril de 2008, Adelar Bertussi relembrou os melhores momentos da dupla. Juntamente com autoridades, familiares e cavalarianos, cantou versos de "Oh de Casa".

Do site Os Pampeiros
Colaboração: Valdemar Engroff

VOLTEANDO DATAS

Num dia 15 de fevereiro de 1974, morria, precocemente, em acidente automobilístico o cantor e ator, considerado o Mocinho do Cinema Gaúcho, José Mendes. Nasceu na localidade de Machadinho, no município gaúcho de Lagoa Vermelha. Com a separação dos pais, mudou-se para a cidade de Santa Terezinha, no distrito de Esmeralda, em 1944, passando a residir com pais adotivos. Viveu em Santa Terezinha durante 14 anos, período no qual trabalhou como peão de estância e começou a fazer suas primeiras serenatas. Em 1958, foi prestar o serviço militar e mudou para a cidade de Vacaria, decidindo, então, seguir a carreira artística que estourou com a música Para Pedro. Estrelou os seguintes filmes: Para Pedro, Não Aperta Aparicio, A Morte Não Marca Tempo.

Também num dia 15 de fevereiro, do ano de 1894, nascia, em Alegrete, Oswaldo Euclides de Souza Aranha, estadista e diplomata, braço direito de Getúlio Vargas. Sob sua presidência na ONU o estado de Israel foi criado.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

VELHOS RETRATOS DO RIO GRANDE

Em uma postagem anterior, se não me engano no sábado, dia 12, eu escrevi que vou fazer um curso de "retratista".

Pois meu grande amigo Ubiratan da Cunha Guilherme, o paisano, tradicionalista de marca maior, mandou-me quase que um curso completo por correspondência da disciplina de fotografia de seu curso universitário, além de algumas lindas fotos. Gracias "loco véio".

Como afirmei, vou procurar me informar sobre fotografias pois é uma arte que gosto demais, principalmente de flagrantes antigos que retratem o Rio Grande e seus costumes, como esta "chapa" acima.

SUCESSO DO RODEIO DE PASSO FUNDO

Com muita chuva, foi encerrado nesse domingo (13/04) o XV Rodeio Internacional de Passo Fundo. O evento foi realizado durante dez dias no Parque da Roselândia, reunindo em torno de 180 entidades tradicionalistas de várias cidades gaúchas e visitantes de inúmeros pontos do Brasil e do exterior.

Confira agora os vencedores da parte artística, por modalidade:

- Solista vocal prendinha: Giulia Silva de Andrade (CTG Estância de Sapucaia - Sapucaia do Sul)
- Solista voca prenda juvenil: Vitória Passos (CTG Estância da Sapucaia - Sapucaia do Sul)
- Solista vocal prenda: Flávia Nogueira (CTG Gildo de Freitas - Porto Alegre)
- Solista vocal piá: Gustavo Oliveira da Silva (CPCG Gerciliano Alves de Oliveira - Canoas)
- Solista vocal guri: Patrick Antunes (CTG Osório Porto)
- Danças gaúchas de salão mirim: Luan Huppes e Caroline de Castilhos Zanchet (CTG Lalau Miranda- Passo Fundo)
- Danças gaúchas de salão juvenil: William Andrade (Tebanos do Igaí - Passo Fundo)
- Danças gaúchas de salão adulto: Augusto Zancanaro Trentin e Cristiane Stocco (CTG Lalau Miranda - Passo Fundo)
- Declamação prenda: Andrea Eloi (CTG Rincão das Coxilhas - Teutônia)
- Declamação prenda juvenil: Bruna da Silveira (CTG Tiaraju - Porto Alegre)
- Declamação prendinha: Carolina da Silva dos Santos (CTG Patrulha do Rio Grande - Santo Antônio da Patrulha)
- Declamação peão: Valemar Camargo (CTG M´Bororé - Campo Bom)
- Declamação guri: William Andrade (Grupo Tebanos do Igaí - Passo Fundo)
- Declamação piá: Gustavo Silva Santos (GTCN Velha Carreta - Caxias do Sul)
- Gaita de botão peão mais de 8 baixos: Thaís de Menezes Ferreira (CTG Estância Colorada - Cascavel/PR)
- Gaita de botão peão até 8 baixos: Luidhi Moro Müller (CTG Sinuelo - Caxias do Sul)
- Gaita de botão piá mais de 8 baixos: Gustavo da Silva Gomes (CTG Rodeio da Saudade - Cruz Alta)
- Gaita de botão piá mais de 8 baixos: Henrique Isidoro Mota de Almeida (CTG Coxilha de Ronda - Santiago)
- Gaita piano (tecla) peão: Felipe Campos Brito (CTG Sinuelo da Feitoria - São Leopoldo)
- Gaita piano (tecla) piá: Érico Vargas da Silva Júnior (GAN - Lagoa Vermelha)
- Chula mirim: Leonardo Moisés Silvano (CTG Rancho da Saudade - Cachoeirinha)
- Chula juvenil: Lucas Brito Alves (CTG Lalau Miranda - Passo Fundo)
- Chula adulto: Henrique Fraga (PL Timbaúva - Portão)
- Danças tradicionais pré-mirim (melhor entrada e/ou saída): CTG Lalau Miranda - Passo Fundo)

Fonte: Redação Planalto
Colaboração: Hilton Araldi

OS TEMPOS MUDARAM

Nesta segunda-feira muitas escolas começam suas aulas no Rio Grande do Sul e volta a baila um assunto muito debatido nas últimas semanas: O comportamento dos alunos em relação aos seus professores. Tudo isto em face das agressões, até mesmo mortes, que se fizeram constantes no ano de 2010, dos aprendizes contra seus mestres.

Considero os educadores uma classe por demais importante pois, em suas mãos, entregamos a sequência da educação de nossos filhos. Entendo, também, que o problema (agressões) não está nos professores e sim nos alunos, ou melhor, em nós, pais, pois é em casa que se dá a primeira galopada nas crias.

Nos dias de hoje tudo é motivo de ação judicial por parte dos pais em relação aos mestres. Penso que a palmatória, o castigo de joelhos sobre grãos de milho, a humilhação diante dos colegas, coisas comum em outros tempos, são atos exagerados e devem ser repreendidos pela direção da instituição, mas toda a correção que se propõe um professor, nos dias de hoje, está sujeita a visita dos pais, irados, por terem chamado a atenção dos seus filhos. Claro que existe exceções e tem professores que até hoje não posso nem ouvir falar em seu nome, mas nunca levantei a voz, ou até mesmo o olhar, para eles. Havia respeito!

Não preciso me estender muito neste assunto pois acho que esta charge diz tudo de como éramos e de como somos. Um bom ano letivo a todos.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

AGUACEIRO

Mais um domingo que chega, mais um dia de aguaceiro. Nuvens de chumbo ficam estaqueadas junto ao céu. É um dia bueno para engraxar os arreios e tomar um mate com a patroa. Para este domingo carrancudo vai a todos os leitores deste blog esta bonita letra do Paulo Costa e que foi gravada pelo Nilton Ferreira, lá de Jaguari, intitulada AGUACEIRO.

A chuva guasqueada castigou o rancho a noite inteira
Pingando goteiras nas telhas quebradas que o tempo gastou
O sono perdido tomou outro rumo pela madrugada
Na erva lavada, a maré de sonhos que se bandeou.

Nas frestas respingam lágrimas de chuva e aguaceiro
E lá no terreiro um galo encharcado traz vida pras casas
A manhã se espreguiça, cinzenta e vazia, clareando o oitão
E o angico chorão orgulha sua ira findando em brasas.

Neste aguaceiro que inunda os campos pelas invernias
Minha alma vazia, alheia ao silêncio que se aquerenciou
Reponta ilusões na ânsia incontida que já fez morada
Campeando na estrada um olhar perdido que se desgarrou.

A mangueira de pedra, inerte no tempo, num sono profundo
Demonstra que o mundo se acaranchou em sua porteira
As vidas passadas guapeiam lembranças pelo rancherio
De quem já partiu, deixando saudades para a vida inteira.

Um poncho se abre, com asas de noite goteando no chão
E a tal solidão acarancha tristezas no peito da gente
O olhar se perde no imenso vazio que a manhã reponta
E nem se dá conta do quadro bonito pintado pra gente.

VOLTEANDO DATAS


Num dia 13 de fevereiro, do ano de 1933, nascia, em São Borja o cantor e compositor Telmo de Lima Freitas, um dos tradicionalistas mais autênticos deste Rio Grande de São Pedro, autor de verdadeiros clássicos do regionalismo. Vencedor em diversos festivais, Telmo de Lima Freitas é referência do canto puro, da música de raiz.

Saiba mais sobre Telmo de Lima Freitas clicando no link lateral "A Pura Cêpa Crioula".

sábado, 12 de fevereiro de 2011

PROGRAMA FOGO DE CHÃO

Assista neste domingo, dia 13, ao meio dia, pela Ulbra TV canal 48, o Programa Fogo de Chão, que tem na sua condução o tradicionalista Vilmar Romera.

O programa deste domingo tem como atrações o comunicador Nico Fagundes e o cantor Cristiano Quevedo sendo uma reapresentação da edição que foi ao ar no dia 25 de abril de 2010.

CURSO DE RETRATISTA


Está decidido. Quando voltar de férias vou fazer um curso de retratista. Para a gurizada nova, retratista era a pessoa que, no meu tempo, "batia" retratos, ou seja, fotografava. Para os mais antigos ainda, o retradista veio após o "tirador de chapas".

Na minha cidade o retratista mais famoso era o moreno Tibica. Cada foto era mais demorado do que parto de burro. Tirava as fotos em São Francisco, extraia os negativos da máquina tomando o cuidado para não pegar luz, mandava para Porto Alegre para "revelar" e depois voltava para São Chico. A gente roia as unhas de curiosidade.

Quando comecei este blog comprei uma máquina, comum, para registrar minhas andanças. É só apontar e clicar. As fotos em que aparece LRS, são minhas. Contudo, uma boa foto exige bem mais. O flagrante acima, se é de alguém que conhece do riscado, ficaria bem melhor. Aproximação, luz, foco, enfim, coisas que o SENAC vai me ensinar. Está nascendo aqui um novo Tibica.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

HINO RIOGRANDENSE ECOA NO PLANETA

Acabo de escutar pelo rádio a abertura do Planeta Atlântida, o maior festival de música popular do Rio Grande do Sul e que ocorre no litoral.

Como sempre, tal abertura aconteceu com o cantor nativista Neto Fagundes cantando o Hino Riograndense. Só um comentário: FOI DE ARREPIAR.

10º ACAMPAMENTO DA CANÇÃO NATIVA

MÚSICAS CLASSIFICADAS

O 10º Acampamento da Canção Nativa acontece de 03 a 05 de março de 2011, em Campo Bom e as músicas concorrentes são as seguintes:

1. Toada Boieira (Rodrigo Duarte/Mateus Neves da Fontoura)
2. O Espelho no Escuro (Carlos Omar Villela Gomes/Paulo Righi/João Bosco Ayala/Nilton Júnior)
3. Pelos Olhos Canto Luas (Mauro Dias/Zulmar Benitez)
4. Um Romance Chamamecero (Wilson Vargas/Eduardo Lopes)
5. O Homem e o Rio (Arabi Rodrigues/Xiruzinho)
6. Espelho da Milonga (Alex Palma/Tuny Brum)
7. Descendente (Lisandro Amaral/Cristian Camargo)
8. Milonga de Campo A Laurindo Pedra (Fabio Maciel/Gujo Teixeira /Vitor Amorim)
9. O Casco e a Pedra (Gujo Teixeira/Zeca Alves/Vitor Amorim/Juliano Gomes/Kiko Goulart)
10. Tenho Dito (João Stimamilio/Érlon Péricles)
11. Por Trás da Face dos Homens (Martim César Gonçalves/Antonio Guadalupe Júnior)
12. O Poeta e o Tempo (Adair de Freitas)
13. À João Evangelista (Geraldo Trindade)
14. Campo Bom é Um Paraíso (Roberto Ornes/Alexandre Oliveira)
15. Um Llanto de Cunumi (Zé Renato Dauth/Diego Muller/Juliano Moreno)
16. As Mãos (Rodrigo Bauer/Pedro Guerra Pimentel)
17. Manga de Chuva (Felipe Severo/Felipe Barreto)
18. Maria (Rafael Chiapeta/Cristian Camargo)

Do blog: Ronda dos Festivais - Jairo Reis

VOLTEANDO DATAS-NASCIMENTO DE NETTO

No dia 11 de fevereiro de 1801, nascia em Povo Nôvo, distrito do Município do Rio Grande, Antônio de Souza Netto. Provinha de troncos açorianos e paulistas. Seu pai, o estancieiro José de Souza Neto, nascido no Estreito em 1764, era filho de açorianos - Francisco de Souza Soares e dona Ana Alexandra Fernandes; sua mãe, dona Teotônia Bueno da Fonseca, natural de Vacaria, era filha de paulistas descendentes de bandeirantes - Salvador Bueno e dona Inácia Antônia Bueno.

Netto, ao lado de Bento Gonçalves, foi um dos mais importantes generais farrapos. Foi ele que, em setembro de 1836, época em que Bento encontrava-se prisioneiro, proclamou a República Riograndense, mudando a história de Revolução Farroupilha para Guerra dos Farrapos.

TOURADA É SUSPENSA EM PASSO FUNDO

Um protesto liderado por ONGs de proteção aos animais fez a organização do 15º Rodeio Internacional de Passo Fundo cancelar uma tourada.

O evento começaria ontem á noite, mas foi suspenso após reclamações de que os animais seriam torturados na arena.

De acordo com os organizadores, a apresentação de 45 minutos já ocorreu em outras edições do rodeio e nunca houve polêmica.

Entre as atrações estaria a "Mesa da Amargura", na qual quatro pessoas deveriam ficar em uma mesa dentro da pista enquanto o animal circulava pela arena.

Já no "Tonel em Apuro", um voluntário entraria em um tonel e, com a ajuda de um palhaço, chamaria a atenção do gado para que viesse em sua direção.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

VOLTEANDO DATAS-O EXTERMÍNIO GUARANI

Gravura: Marciano Schimitz

No dia 10 de fevereiro do ano de 1756 ocorreu o Massacre de Caiboaté, perto de São Gabriel. Três dias antes (7 de fevereiro) Sepé Tiarajú, que era Morubixaba Guarany (quem exerce a função de cacique e pagé), havia sido derrubado do cavalo pela lança de um soldado luso-brasileiro e após, alvejado por um tiro de pistola desferido pelo governador de Montevidéu, José Joaquim Viana.

Os índios guaranys, que após a morte de Sepé estavam sob o comando de Nicolau Nhenguirú III, foram aniquilados pelo exército aliado (luso-brasileiro e espanhol), que estavam demarcando as terras brasileiras como mandava o Tratado de Madri.

Este foi o fim da chamada Guerra Guaranítica mas que nós, do blog, classifciamos como Genocídio Guaranítico. Até os dias de hoje, pelas ruas, sob as marquises do povoeiro, nota-se, aos olhos de todos, o resultado daquela carnificina.

Foto: LRS

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

FILHOS DE SÃO FRANCISCO

Um filho de São Francisco,
serrano por excelência,
reponta sua querência
mesmo longe do rincão.
Olhar altivo e sereno,
sem desfazer de ninguém,
mas mostrando de onde vem
já no aperto de mão.

Um filho de São Francisco
é cantor de verso puro,
sabe sair do apuro
na contravolta, por cima.
Aprendeu na lida rude
segredos do pastoreio,
é um moirão de rodeio
que lasca mas não termina.

Um filho de São Francisco
não deve temer o frio
e no roncar dos bugios
sabe de baile e de chuva.
E por falar em fandango,
um serrano verdadeiro
não esquece dos gaiteiros
que vieram lá da Criúva.

Um filho de São Francisco
é irmão da natureza,
deu braçada em correnteza,
quebrou vento em coxilhão.
Por isso se fortalece
no singrar de cada aurora,
quem se criou campo a fora
não morre de solidão!

Versos de Léo Ribeiro

ARTISTAS MAIS LEMBRADOS

Elton Saldanha. Segundo artista mais lembrado em pesquisa.

A DCS é uma das 50 principais agências de publicidade do Brasil e tem sede em Porto Alegre. Ela acaba de fazer uma pesquisa abrangente em todo o Rio Grande do Sul, perguntando aos gaúchos sobre seus costumes e preferências.

Indagou, por exemplo, em todas as regiões do RS, quais eram os artistas preferidos dos pesquisados.

O resultado na região sul do Estado foi o seguinte: 1º lugar, com 25% de preferências, Paulo Sant'Ana. 2º lugar: Elton Saldanha (17%); 3º lugar: Erico Veríssimo (12%).

Nota do Blog: Na citada pesquisa, tem-se que discutir a terminologia, o sentido, da palavra artista. Para os gaúchos, tradicionalistas, artista é a pessoa ligada a musicalidade, o que não é o caso de Paulo Sant'Ana (colunista) e Erico Verissimo (escritor).

De toda a forma, independente da seara que atuam, os nomes foram muito bem lembrados.

Aproveitamos para lembrar nossos leitores que dia 1º de março publicaremos os Destaques da Década do nativismo e do regionalismo gaúcho.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

LUIZ MARENCO EM PASSO FUNDO

Escritório de Produção Mariana Ferreira

(53)9963.0391/8113.4124



Produção Executiva de Luiz Marenco

www.luizmarenco.com.br

contato@luizmarenco.com.br

mariana@rockembach.com.br

O PROJETO DO CARIÚCHO

A obra acima retratada é um excelente trabalho do carioca, ou melhor, do gaúcho, quer dizer, do cariúcho Valmir Gomes, que conheceu e se apaixonou pela cultura riograndense sendo um dos maiores divulgadores dos nossos costumes fora do Estado. Parabéns pelo projeto e pela obra, meu mano Valmir.

Terça-feira, 8 de fevereiro de 2011. E foi assim que conheci a Cultura Gaúcha. Ano? 2005.

Hoje resolvi apresentar o projeto que me apresentou a cultura gaúcha, hã! Que confusão! Pois é, este projeto estava na gaveta, desde 2005, e como ele tem um grande valor para mim, por ter sido o Projeto de Faculdade em que mais me dediquei e mais tive o prazer de realizá-lo, daí pensei: E por que não publicá-lo? Aí vai...

Introdução:

O objetivo do meu projeto consiste em apresentar um pedaço do nosso querido Brasil que muitos não conhecem e destacar sua cultura, folclore, costumes e tradição.

O Tradicionalismo Gaúcho é uma estrutura organizada que trabalha a cultura gaúcha. Essa tradição é entendida como uma transferência de valores, crenças, ideias, usos e costumes, que são passadas de uma geração para outra.

Dentro dessa tradição serão abordados os seguintes subtemas:

01. O Chimarrão
02. A Culinária
03. O Cavalo
04. A Faca
05. A Literatura
06. A Indumentária Gaúcha
07. O Bolicho de Campanha
08. Os Jogos Tradicionais
09. As Danças Tradicionais
10. O Culto ao Rio Grande
11. O Cancioneiro Gaúcho

Desenvolvimento:

Durante o projeto foi feita uma análise objetiva dos dados levantados através de entrevista, pesquisas, teses, observações, dentre outras informações referentes ao tradicionalismo gaúcho, além de uma breve entrevista através e-mail com o Sr. Manoelito Savaris, na época presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Além de visitas constantes aos sites do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), CBTG (Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha), Semana Farroupilha e as teses: O sentido e o valor do tradicionalismo de Barbosa Lessa e O valor e o alcance do tradicionalismo.

O vídeo “Gaúcho – O Brasileiro dos Pampas” também foi fundamental. Foi exibido na TV Record.

UM CANTO CHUCRO, MAS VERDADEIRO

Me desculpe quem rejeita,
cada qual faz o que quer,
mas pra mim, do que mulher,
melhor coisa não foi feita.
São assim, quase perfeitas,
la bruxa não vi ainda!
Até com nome de Arminda
eu me animo a dar uns pealos
e se gostar de cavalo
aí é que fica linda.

Verso: Léo Ribeiro
Foto: Site Inema

VOLTEANDO DATAS

No dia 08 de fevereiro, do ano de 1843, foi apresentado em plenário o projeto de Constituição da República Riograndense, quando a capital farroupilha estava no Alegrete. Tal projeto nunca foi votado.

Aproveito o Volteando Datas para mandar os parabéns pelo aniversário ao amigo Carlos Francisco Homrich, um batalhador pela causa Justa e Perfeita e um defensor da administração tradicionalista com lisura.

AINDA SOBRE A PROVA DAS ARGOLAS

Hilton Araldi, grande colaborador deste blog, nos envia a resposta de um correntino sobre a postagem da prova das argolas, ou corrida das argolinhas:

En nuestra zona se le denomina "Carrera de Sortija", desporte gaucho practicado en las fiestas de rodeo.

Afectuosamente

Sergio Secchi
Av. Urquiza 397 - Humberto 1º (S.F)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

INAUGURADO RANCHO TEIXEIRINHA

Durante à tarde de ontem, chegou ao Parque de Rodeios de Passo Fundo, a Família Teixeirinha. Emocionados com a homenagem prestada pelo Tradicionalista João do Prado, que construiu o imponente Rancho "Teixeirinha Cantador do Rio Grande", onde ficará abrigado o Museu que contará a história do artista, a família prometeu ficar até o final do XV Rodeio Internacional.

Conforme Beta Teixeira, Presidente da Fundação Cultural Teixeirinha, essa é a maior homenagem que Passo Fundo poderia prestar ao filho desta terra. Agradeceu a todos que trabalharam na construção do Rancho. Ao falar sobre as ações da Fundação, Beta disse que uma exposição das principais fotos da carreira do artista estarão expostas em uma vidraça e também no interior do memorial.

Segundo ela, a saudade daquele cidadão simples e singelo é enorme."Com seu violão em versos de improviso ele lá nas alturas está acenando para nós", exaltou Beta, que também lembrou de agradecer à Rádio Uirapuru por manter viva na memória dos passo-fundenses a obra de Teixeirinha, no programa apresentado todos os domingos pela manhã.

A Inauguração do Rancho aconteceu na noite de ontem para um grupo de convidados. A partir de hoje, quem quiser conhecer um pouco da história do artista poderá ter essa oportunidade no Parque de Rodeios. O Museu fica bem em frente ao Palco Principal e está aberto à visitação.

Fonte: Rádio Uirapuru

QUEM TEM PADRINHO NÃO MORRE PAGÃO

Em relação a nossa postagem de ontem (abaixo) sobre o esporte em que o cavaleiro, em disparada, tenta acertar com uma lança a argola presa a um fio, nossos blogueiros nos socorreram e as informações (corretas) são as que seguem:

Nosso blog estava palpitando erradamente, pois a origem deste esporte é portuguesa, e não espanhola. Sendo assim, tal competição é mais praticada em regiões de colonização lusitana como Osório e Rio Pardo onde a Corrida dos Argoleiros é o ponto alto dos festejos de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no distrito de Arroio da Pedra. Nesta localidade, duas igrejas erguidas há mais de um século, uma por brancos e outra por negros, distantes 20 metros (foto abaixo), se irmanam na religiosidade e neste curioso esporte onde cada cavaleiro realiza quatro corridas tentando acertar a pequena argola presa a um pêndulo. O competidor que arrancá-la presa a lança recebe dois pontos e um ponto vai para quem somente acertar na argola.

Nos festejos de Nossa Senhora Imaculada Conceição, no Arroio das Pedras, distrito de Rio Pardo, a Corrida dos Argoleiros é o ponto alto das comemorações.

Não existe um nome exato para esta prova, sendo conhecida como Corrida dos Argoleiros, como já citamos, Jogo das Argolinhas, Prova das Argolas e Corrida das Argolinhas.

Tem-se conhecimento da prática desta prova nos Estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, mas é na cidade de Jucuruçu, na Bahia, que encontramos uma dedicação maior a Corrida da Argolinha sendo a principal atração nos festejos locais, inclusive com campeonatos disputadíssimos que envolvem toda a comunidade.

Muitas gracias meu amigo Maurício, do blog Identidade Campeira, Claudio Caetano Vieira, que inclusive saiu-se campeão deste jogo lá por São Borja e meu mano Luis Antônio, aqui da gloriosa Dois Irmãos. Como eu disse, quem tem padrinho não morre pagão.